O que é eco fashion? Entenda mais sobre a moda sustentável

de Bruna Cecílio em July 17, 2021

Uma preocupação crescente da humanidade é a preservação do meio ambiente. Se você prestar atenção, vai perceber que várias empresas já têm aderido à essa causa, seja através de projetos ambientais ou aprimorando o processo de produção dos seus produtos, para que seja menos agressivo ao planeta. Dessa preocupação é que surgiu a eco fashion ou moda sustentável.

Continue a leitura para entender o que é, o que a caracteriza e seus benefícios para nós e o meio ambiente.

 

O que é eco fashion

Sustentabilidade é uma palavra cada vez mais em alta. Afinal, uma grande quantidade de pessoas já entendeu que suas vidas dependem da preservação do meio ambiente. E mais que isso, muitas também perceberam que as outras formas de vida do planeta importam e que merecem empatia.

A eco fashion ou moda sustentável vem suprir esses anseios, criando produtos e serviços sustentáveis, que geram um rastro menor de degradação à natureza.

Isso quer dizer se preocupar com cada etapa de seus processos, seja na escolha do material utilizado, na redução da emissão de poluentes durante a produção e no descarte adequado.

Mas o significado de eco fashion vai mais além. Toda a cadeia produtiva da marca também deve seguir valores éticos social e economicamente, sem qualquer tipo de exploração a alguma vida.

 

Produção ética e sustentável

Mas o que leva uma empresa a ser considerada eco fashion? Para isso, ela precisa se importar com cada etapa de trabalho.

 

Matéria-prima

Em primeiro lugar, o material utilizado deve ser vegano (que não agride nenhum animal) e obtido de forma responsável. Uma outra tendência também é utilizar materiais reciclados, direcionando-os para uma nova função ao invés de tornarem-se lixo. Ou seja, a ideia é obter matéria-prima sem danificar o meio ambiente nem prejudicar outras vidas.

 

Mão-de-obra

Outro ponto importante é que os trabalhadores envolvidos devem ser tratados e remunerados de forma justa. Eles são peças-chave na fabricação dos produtos, e principalmente são seres humanos com sentimentos e necessidades, devendo assim ser considerados.

Você já deve ter ouvido falar em escândalos envolvendo até mesmo marcas famosas que utilizavam mão de obra escrava ou semi-escrava na confecção de suas peças. Então, elas definitivamente não se encaixam no conceito de moda sustentável.

 

Durabilidade e descarte

Os produtos eco fashion também são mais duráveis, pois com isso se reduz a necessidade de descarte e de novas compras que em breve vão gerar mais lixo. Se você não lembra, já deve ter pelo menos escutado relatos de que antigamente as coisas duravam mais. E é verdade.

Com o impulsionamento do capitalismo e do consumismo, os produtos tornaram-se mais frágeis e necessitam ser substituídos com mais rapidez. E a moda sustentável vai na contramão desse pensamento.

 

Características de uma empresa eco fashion

Para resumir, podemos dizer que uma marca de moda sustentável precisa se enquadrar nestes itens:

  • Matéria-prima vegana ou reciclada, obtida de forma responsável;
  • Processo de produção ecológico;
  • Redução do desperdício;
  • Mão-de-obra tratada de forma ética;
  • Maior durabilidade dos produtos
tecido natural eco fashion de algodão

 

Benefícios da moda sustentável

O desmatamento, o aquecimento global e a extinção de várias espécies são um pedido de socorro do planeta, e algo precisa ser feito logo. As marcas de eco fashion acreditam nisso e podemos listar alguns benefícios não só para a natureza, mas também para todas as pessoas.

Algumas razões para praticar o consumo consciente:

  • Preservação do bem-estar animal;
  • Redução do uso de recursos naturais não-renováveis;
  • Diminuição na emissão de poluentes;
  • Trabalhadores em condições dignas de trabalho e remuneração justa;
  • Redução da quantidade de lixo no planeta;
  • Economia dos consumidores ao terem peças mais duráveis.

 

A Calça Thai é eco fashion?

Alguns dos pilares dos nossos valores são o veganismo e a sustentabilidade. A Calça Thai só utiliza tecidos veganos em suas peças, pois acredita que cada vida é preciosa e que nenhum animal deve passar por sofrimentos para servir aos seres humanos. Por isso mesmo não utilizamos materiais como a seda.

Além disso, usamos o algodão, que é 100% natural, e o rayon de bambu, que é uma vegetação nativa da Tailândia e que não precisa do uso de pesticidas ou outros poluentes no seu cultivo.

Ainda temos o que melhorar, mas trabalhamos ativamente para isso, por exemplo consumindo menos água e melhorando nossas embalagens. Nesse sentido, no ano passado centralizamos todo o nosso armazenamento em um só lugar. Assim, os produtos são enviados de um local e usando apenas um pacote, mesmo quando há compras de várias peças diferentes.

Outro pilar importante para nós é a prática do comércio justo. Isso quer dizer que tratamos nossos trabalhadores de forma humana, oferecendo condições dignas de trabalho e uma remuneração justa para o trabalho que desenvolvem.

As nossas peças também são feitas para durar. Não temos o objetivo de que elas se desgastem rápido para que você faça uma nova compra. Ao contrário, preferimos investir não só no conforto, mas na qualidade, para que você possa desfrutar delas por muito tempo e sem precisar descartar logo.

Também estimulamos o consumo consciente. É por essa razão que não participamos da black friday, e temos produzido conteúdo esclarecendo sobre as desvantagens dessa forma de consumo.

 

Ao apoiar marcas de valores éticos e sustentáveis, você também está apoiando a preservação do meio ambiente e de padrões éticos de trabalho. O consumo consciente da eco fashion é uma escolha e só cabe a você.

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Calça Thai lança linha premium de roupas
Calça Thai lança linha premium de roupas
A Calça Thai está lançando uma novidade muito esperada: a linha premium de roupas. Ela tem a mais alta qualidade possível, ao m...
Conheça a meditação budista e os benefícios dela para sua vida
Conheça a meditação budista e os benefíc
Imagem por Le Minh Phuong em Unsplash Buda alcançou a iluminação através da meditação, e deixou ensinamentos sobre os benefício...
Roupa para yoga: como fazer a escolha certa para você
Roupa para yoga: como fazer a escolha ce
Ninguém quer sentir algum incômodo na hora de realizar as asanas (posturas do yoga), certo? O yoga traz benefícios para o corpo...
DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO