O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios

de Eliezer Hofstaetter em February 04, 2023
Mulher loira praticando hatha yoga na sala

Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas, para alguns, o Yoga consiste apenas em poses (que muitas vezes exigem equilíbrio) e técnicas de alongamento do corpo.

Porém, aqueles que já possuem um entendimento mais aprofundado sabem que não é bem assim. Existem diversas modalidades da prática de Yoga, e a maioria delas vai muito além do que vemos popularizado (especialmente aqui no ocidente).

Por isso, hoje resolvemos nos aprofundar em uma das práticas menos conhecidas: o Hatha Yoga.

 

O Que é Hatha Yoga

O Hatha Yoga trata do equilíbrio do corpo e da mente. É uma modalidade de yoga que se concentra na postura e técnicas de respiração, tradicionalmente para canalizar a fonte de energia vital.

A prática envolve respiração, corpo e mente; as aulas duram geralmente de 45 a 90 minutos. Durante a atividade, os praticantes focam em exercícios de respiração, em poses de Yoga e meditação.

As técnicas de respiração do Hatha Yoga remontam desde o século I em textos budistas e hindus. Mas somente depois de 1.000 anos foi que o uso de posturas de yoga, ou asanas, e o controle da respiração foram registrados como uma forma de aumentar a energia vital.

 

Qual é o Significado do Hatha Yoga

‘Ha’ representa o sol esotérico e ‘tha’ a lua. E a prática do Hatha Yoga visa unir ou equilibrar essas duas energias.

Porém, de uma forma mais literal, Hatha é uma palavra de origem sânscrito que significa “força.” Por isso, ele é mais tradicionalmente definido como “o yoga da força”, ou “o meio de alcançar um estado de yoga através da força”.

Então Hatha Yoga pode ser qualquer prática que você possa fazer com o corpo, incluindo:

 

Qual é a Essência do Hatha Yoga

Mulher jovem sentada praticando hatha yoga na sala

Uma aula de Yoga descrita como 'Hatha' normalmente envolve um conjunto de posturas físicas (posturas de Yoga) e técnicas de respiração. Estes são normalmente praticados mais lentamente e com posturas mais estáticas do que outras práticas como a de Ashtanga.

Em sua essência, o Yoga significa união e sem limites. Através dele, manipulamos e movemos a energia de uma certa maneira. As posturas físicas são uma parte desse processo.

Através do Hatha Yoga compreendemos a mecânica do corpo, criamos uma certa atmosfera e, em seguida, usamos o corpo (ou as posturas) para direcionar essa energia em direções específicas.

Você pode explorar o Hatha Yoga de maneiras que o levem além de certas limitações, mas, fundamentalmente, é uma preparação física – preparando o corpo para algo maior.

Simplificando, isso significa que apenas observando a maneira como alguém está sentado você quase consegue saber o que está acontecendo com aquela pessoa. Ou seja, você se sentará de um jeito se estiver zangado, de outro jeito se estiver feliz, sentará de outra maneira quando estiver deprimido, e assim por diante.

É dito que, por cada nível diferente de consciência ou situação mental e emocional que você passa, seu corpo naturalmente tende a tomar certas posturas.

O inverso disso também é possível (é o que chamamos de asanas). Mas o que isso quer dizer? Significa que se você conscientemente colocar seu corpo em diferentes posturas, também poderá elevar sua consciência.

 

Quais São os Benefícios do Hatha Yoga

É dito que a prática do Hatha Yoga ajuda a alinhar, limpar e acalmar seu corpo, mente e espírito. O exercício visa também ajudar as pessoas que o praticam a alcançar estados mais profundos de meditação e realização espiritual.

A prática regular do Hatha Yoga pode melhorar a força, resistência, flexibilidade, amplitude de movimento e equilíbrio. Além também de reduzir o estresse, promover a calma mental, entre muitos outros benefícios terapêuticos, como, por exemplo:

  • Melhora a circulação sanguínea, através da respiração consciente;
  • Ajuda a manter a calma no dia a dia;
  • Melhora o sono;
  • Acalma o batimento cardíaco;
  • Reduz os níveis de estresse;
  • Reduz a tensão e libera bloqueios mentais;
  • Previne dores nas costas;
  • Mantêm os músculos, ligamentos e tendões flexíveis;
  • Fortalece e revigora todo o corpo.


Os muitos estilos (também chamados de escolas) de Yoga têm benefícios mais específicos. Por exemplo, se você deseja construir força e saúde cardiovascular, precisa tentar um estilo mais vigoroso de yoga, como vinyasa yoga, ashtanga ou power yoga.

Já se você estiver buscando conexão espiritual, consciência corporal, autoconhecimento e equilíbrio entre corpo e mente, você pode praticar Kundalini Yoga.

 

Qual é a Diferença Entre o Hatha Yoga e Outros Estilos de Yoga

O Hatha Yoga é geralmente praticado mais lentamente e com posturas mais estáticas do que as encontradas em estilos como Ashtanga ou Vinyasa. No entanto, a tradição do Hatha Yoga abrange muito mais do que a prática física que se tornou popular hoje.

Dentre as principais diferenças com outros estilos modernos de Yoga, podemos listar:

1. As asanas são mantidas estáveis por uma duração de 1-5 minutos. A maioria dos estilos modernos são dinâmicos e mantêm as poses apenas brevemente;


2. No Hatha Yoga, menos oxigênio é necessário em comparação com outros estilos;


3. O foco dos asanas está nos órgãos internos e na coluna, enquanto em outros estilos o foco está nos grupos musculares e nas articulações;


4. O corpo passa por menos desgaste em comparação com outros estilos;


5. O metabolismo diminui em comparação com outros estilos de Yoga;


6. A quietude do corpo e da mente é mais importante do que o movimento.


    Geralmente, uma aula de Hatha Yoga é dividida em quatro seções:

    1. Respiração: A primeira parte da aula é focada em exercícios de respiração. Você fará os dois exercícios respiratórios mais importantes; Kapalabhati (exalações fortes) e Anulom Vilom (respiração nasal alternada);


    2. Aquecimento: A segunda parte abrange exercícios de aquecimento para todo o corpo. Você começará com Surya Namaskar e, em seguida, o golfinho e a perna levantada. Surya Namaskar fornece um aquecimento completo para a coluna, bem como para todos os grandes grupos musculares;


    3. Asanas: A terceira parte abrangerá de 12 a 15 asanas de Yoga na sequência tradicional. Você manterá as poses da duração de 1 a 3 minutos, dependendo da sua capacidade. Por vezes haverá relaxamentos curtos entre as poses;


    4. Relaxamento Final: Esta é a parte mais calmante da aula. Aqui você terá 15 minutos de relaxamento profundo (de tal forma que é dito que pode fazer você pegar no sono).

       

      Quais São as Roupas Ideais Para a Prática do Hatha Yoga

      mulher loira usando uma calça pena vermelha praticando hatha yoga na praia

      No mundo de hoje, temos a impressão de que usar roupas justas são a norma para a prática de Yoga; Porém, isso não é necessariamente verdade.

      Para a prática do Hatha e outros estilos de Yoga, a liberdade é essencial. Precisamos conforto para movimentar as partes internas e externas do corpo. Também precisamos vestir roupas que permitam a fluidez do sangue e respiração da pele.

      Assim, é indicado usar roupas de algodão e rayon de bambu. Esses materiais ajudam a manter seu corpo em uma temperatura ideal; não terão nenhum tipo de erupções cutâneas ou alergias à sua pele, criando um ambiente perfeito para a prática do Yoga.

      Esperamos que você tenha gostado do artigo. 🙏

      E queremos te convidar para conhecer as nossas coleções de calças. Todos os nossos modelos são feitos de tecidos naturais e processo sustentável. Dentre as calças mais indicadas para a prática do Yoga destacamos a calça Om, feita 100% de algodão, e a nossa linha de calças para yoga, feitas de rayon de bambu.

      Loja Calça Thai

      Escrito por

      Se você gostou desse post, você também pode gostar:

      O que é Vinyasa Yoga, como praticar e quais os benefícios
      O que é Vinyasa Yoga, como praticar e quais os benefícios
        Nos últimos anos, a necessidade de ter equilíbrio físico e mental e de priorizar a qualidade de vida tem sido muito debatida...
      Saiba mais
      Descubra as 5 melhores calças de algodão para arrasar no conforto e estilo
      Descubra as 5 melhores calças de algodão para arrasar no conforto e estilo
      Quando se trata de conforto e estilo, poucas peças de roupa se comparam a uma boa calça de algodão. Versáteis, duráveis e com t...
      Saiba mais
      Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
      Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
      A moda está sempre em constante evolução. As tendências vêm e vão, mas existem peças que conquistam seu lugar ao sol e se mantê...
      Saiba mais
      1 comentário
      de José Nelson Alves em April 24, 2023

      Muito bom assunto do Hata yoga, gostaria de praticar isso, um abraço a todos 🍹🍹🥧🥧

      DEIXE UM COMENTÁRIO

      Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


      VOLTAR PARA O TOPO