Qual é a roupa tradicional tailandesa?

de Bruna Cecilio em April 10, 2015

mulher jovem sentada usando roupa tradicional tailandesa

Alguns de nossos clientes nos perguntam se as calças harém tailandesas são realmente usadas na Tailândia. Alguns nos perguntam se elas não são mais indianas do que tailandesas e outros nos perguntam se estes são os tipos de roupa tradicional para mulheres tailandesas.

Para responder a essas perguntas, precisamos mergulhar na história da moda tailandesa e também na história tailandesa. Muita coisa vai depender de como definimos o tradicional e o quanto estamos dispostos a voltar no tempo. Em outras palavras, quantos anos, décadas ou séculos precisamos voltar antes de alcançar o que nós consideramos tradicional.

 

Repressão ao não tradicional

Nos últimos anos houveram muitos escândalos relacionados com a desaprovação de roupas de algumas mulheres tailandesas, ou falta delas. Em 2011, três meninas foram de topless durante o festival anual de água, Songkran, resultando em condenação das autoridades e causando um furor que permaneceu por muitas semanas em mídias sociais.

Em 2015, o novo regime militar anunciou que iria proibir os chamados underboob selfies (fotos da parte de baixo dos seios), argumentando que isso estava prejudicando a cultura tailandesa tradicional e, no mesmo ano, solicitaram que as escolas reintroduzissem a roupa tailandesa tradicional para os alunos. Os tops brancos e saias/calças escuras que estavam sendo usadas não foram consideradas suficientemente tailandesas e nem suficientemente tradicionais.

Tudo isso levanta a questão: o que devemos entender como roupa tradicional tailandesa?

mulheres andando e conversando vestindo roupa tradicional tailandesa

 

Qual é a roupa tradicional tailandesa?

De acordo com fontes oficiais, os padrões da saia sinh, xale sabai e os padrões de bordados devem ser considerados o traje tradicional correto e devem ser usados com orgulho como uma demonstração de patriotismo.

Ah, se fosse fácil assim de definir. Estas roupas, apesar de serem sem dúvida tailandesas, sempre foram apenas usadas pelos ricos e mais abastados nos escalões superiores da sociedade. Mesmo nos dias de hoje, poucas mulheres tailandesas usariam essas roupas a menos que fosse para ir a um casamento ou festa formal. O que, então, estavam historicamente vestindo o resto da população?

Talvez você se surpreenda ao saber que nos tempos da pré-Tailândia, quando o país era chamado Sião, era considerado normal que mulheres saíssem com saias soltas e fazendo topless, e isso não parecia incomodar ninguém. Denunciar isto como não sendo Tailandês, poderia ser considerado, portanto, renunciar a história do país. Também não estamos falando de um passado distante, já que a era Sião foi há menos de 100 anos atrás.

Abaixo estão algumas fotos do antigo Sião em que podemos observar várias mulheres vestidas com roupas soltas que lembram as calças harém que vendemos como calças tailandesas hoje. Uma maneira simples e leve de se vestir, ideal para o clima quente e úmido de grandes partes da Tailândia.

 

Roupa Tradicional TailandesaRoupa Tradicional Tailandesa

No entanto, essa história foi apagada conforme os líderes tailandeses tentavam "modernizar" o país. Parte dessa assim chamada modernização foi destinada a fazer com que a população em geral se vestisse mais formalmente. O reinado do rei Rama V e as mudanças impostas pelo Marechal de Campo Plaek Phibunsongkhram na década de 1950 fizeram com que a roupa tradicional tailandesa lentamente desaparecesse do dia-a-dia.

Abaixo está um trecho de propaganda oficial do governo, explicando como roupas civilizadas e não-civilizadas devem ser:

Regars Roupas Oficiais Tailandesas

 

Roupa tradicional tailandesa hoje

Como podemos ver, a moda masculina foi empurrada na direção da ideia ocidental de calças e camisas, enquanto as roupas largas e confortáveis das mulheres foram substituídas por vestidos longos e camisas de estilo ocidental.

Então fica claro que, enquanto alguns costumes têm sido impostos mais do que outros, não há como haver uma única ideia do que constitui uma vestimenta tradicional Tailandesa. E sugerir o contrário seria negar a própria noção tanto da história como da própria tradição.

Hoje em dia, não só o tipo de roupa, mas também as cores usadas podem ser um sinal de tradição. Isso porque na Tailândia cada dia da semana tem sua cor correspondente e até um significado, e as pessoas mais ligadas às tradições costumam usar as cores no dia certo para cada uma delas.

Não podemos esquecer das tribos das montanhas, que vivem em um certo isolamento, mas também são parte da população tailandesa. Esses grupos têm um estilo diferente de vida, e possuem sua própria história, tradições e maneira de se vestir.

mulher de tribo tailandesa das montanhas usando roupa tradicional local

 

Calça Thai: roupa tradicional ou contemporânea?

As peças que produzimos e vendemos na Calça Thai são feitas por artesãos na Tailândia, e estão entre o tradicional e o moderno, celebrando as origens tailandesas com um toque contemporâneo. Além disso, a Calça Thai valoriza a cultura tribal tailandesa usando tecidos fabricados por tribos das montanhas no cós das Calças Onda e Mata. E não há dúvidas que as nossas peças, além de autênticas e de personalidade, são roupas muito confortáveis.

Vale lembrar também que, apesar de termos coleções classificadas como masculinas e femininas, nós não queremos impor limites e você pode escolher a peça que preferir de qualquer coleção. Você decide com o que se sente bem.

*Atualizado em Janeiro/2021.

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. S...
Saiba mais

6 comentários
de Equipe Calça Thai em April 21, 2019

Olá, Anderson! Ficamos felizes por seu interesse por essa informação. A roupa de casamento tradicional tailandesa para homens é a bata que os modelos estão usando na segunda foto do post.

de Anderson em April 11, 2019

Gostaria de saber sobre a roupa tradicional q o noivo usa no casamento tailandês. Obrigado! =)

de Calça Thai em November 19, 2016

Oi Izabella! As roupas mais antigas de homem, principalmente aqueles que não pertenciam a altas classes sociais, eram os “lungi”, um espécie de saia longa e xadrez. Entre a classe mais alta, a vestimenta masculina consistia em calças e camisas de tecidos finos. Abraços!

de Izabella em November 04, 2016

Quais são as roupas de homem?

de Ana Carolina em April 09, 2016

Olá, tudo bem? Meu nome é Ana Carolina e trabalho com Moda Feminina. Estou mudando meu foco para locar vestidos e fantasias na minha cidade, mas durante 5 anos trabalhei com meu marido na parte de e-commerce. Tenho uma lista com mais de 106 mil e-mails válidos de vendedoras da Avon, Natura e Mary Kay. E mais de 22 mil e-mails válidos com todos os dados como nome, telefone, bairro, cidade, estado e CEP de clientes que compram produtos pela internet (clientes cadastrados em nosso site). E garanto a validade de todos os e-mails. Muito obrigada. Ana Carolina

de Shershevskaya em October 16, 2020

Tengo una tienda ediacielpzasa en productos naturales y me interesa muchisimo comprar alguno de vuestros productos. Necesito saber si lo mandariais y si teneis precios al mayor. LLamare9 por telefono para confirmarlo. La tienda este1 en Cadaque9s (girona). Gracias

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO