O significado da cor na Tailândia

de Calça Thai em March 15, 2015

significado cores Tailandia

Tailandeses são pessoas muito supersticiosas e muitos mantiveram profundas crenças que desenvolveram historicamente e continuam a existir hoje. Muitas coisas comumente são pensadas para ser de boa sorte ou má sorte. Uma tal superstição é sobre o significado das cores, e pode, às vezes, ser tomada muito a sério. 

Na Tailândia, cada dia da semana tem a sua própria cor. Abaixo está uma lista completa dos dias da semana e as cores com as quais se combinam:

Domingo – vermelho
Segunda-feira – amarelo
Terça-feira – rosa
Quarta-feira - verde
Quinta-feira – laranja
Sexta-feira – azul
Sábado – roxo

Amarelo Tailandia

Na Tailândia usam amarelo às segundas-feiras, a fim de celebrar o aniversário do rei

A mais famosa destas cores do "dia" é a segunda-feira. Muita gente considera como um dia especial porque é uma celebração semanal pois o rei nasceu neste dia e é reverenciado em todo o país. Turistas que visitaram a Tailândia deve ter notado que é prática comum usar amarelo às segundas-feiras, a fim de celebrar o aniversário do rei. Aqueles que prestam a atenção também podem notar que o azul numa sexta-feira é uma forma semelhante de celebrar o aniversário da rainha. Estas duas associações de cor/dia derivam diretamente dos aniversários da família real, mas outros dias têm explicações menos específicas.

Em geral, cada dia tem sua cor e os tailandeses acreditam que usando a cor certa no dia certo lhes trará sorte. No entanto como esta é uma crença difícil de pôr em prática a maioria dos moradores não aplica-lo rigorosamente. Ainda assim, alguns podem usar um pequeno pedaço de roupa, como uma gravata ou um lenço, com a cor correta, na esperança de que isso ainda vai trazer-lhes sorte. Claro, quando se trata de seu próprio dia de nascimento, a superstição é maior e muito mais atenção para o que você pode usar naquele dia. Em geral, a cultura local considera a cor do dia que você nasceu ser sua cor da sorte.

Tiger Woods cor vermelha 

Tiger Woods,cuja mãe é tailandesa, usa camisas vermelhas, cor da ação

Algumas cores têm significados adicionais. O jogador de golfe Tiger Woods, cuja mãe é tailandesa, é conhecido por usar uma camisa vermelha nos dias de campeonato. Embora Woods diga que usa a camisa só porque a mãe lhe deu, no esquema de cores tailandês, vermelho é a cor da ação e pode trazer sorte ao jogar esportes.

Nos últimos anos, os protestos políticos criaram outra reviravolta para o significado da cor.  Desde que os grupos antigovernamentais adotaram a cor vermelha (também conhecido como os "camisas vermelhas") e os grupos pró-governo tomaram a cor amarela (também conhecido como os "camisas amarelas"), o rei decidiu usar rosa em uma coroação recente, a fim de evitar a controvérsia. Na verdade, há alguns que dizem que a cor da sorte do rei deveria ser rosa, não amarelo.  O rei não nasceu na Tailândia, mas sim em Massachusetts, EUA, e enquanto sua data de nascimento nos Estados Unidos caiu em uma segunda-feira, na verdade já era terça-feira na Tailândia que é um dia rosa.

casamento tailandes

Os Tailandeses procuram não usar preto em um casamento

Claro, algumas cores não têm nenhum dia ligados a eles, mas ainda têm fortes superstições que lhes são inerentes. Preto, que é uma cor de luto em todo o mundo, tem as mesmas conotações na Tailândia e não está associado com qualquer dia especial. É reservada para funerais e é uma cor associada com morte e luto. Embora hoje em dia o preto tenha tornado-se uma cor muito elegante nas vestimentas dos jovens tailandeses e o tabu esteja começando a ser quebrado, se você usar preto em um casamento ainda seria uma grande gafe e você poderia ser acusado de trazer má sorte para a ocasião.

Para aqueles que estão interessados neste tópico e querem saber mais, aqui um olhar mais profundo representatividade das cores sob o ponto de vista histórico e religioso.

Domingo = vermelho: De acordo com registros históricos, existe a crença mística que Phra Isuan, um Deus na fé Hindu, capturou seis leões e os reduziu a pó. Ele então envolveu o pó em um pano vermelho e polvilhou Nam Amarit ou água benta no pó e assim criou o sol.

Segunda-feira = amarelo: O amarelo acredita-se dar sorte em todas as ocasiões. De acordo com a mitologia Hindu, Phra Isuan capturou 14 anjos e usou seus poderes infinitos para transformá-los em pó. Ele então passou o pó para um pano amarelo e polvilhou água benta sobre o pó, criando assim a lua.

Terça-feira = rosa: Phra Isuan capturou oito búfalos e usou seus poderes mágicos para transformá-los em pó, que envolvido com pano macio avermelhado aspergiu com água benta, criando assim o planeta de Saturno.

Quarta-feira = verde: Verde é usado na quarta-feira porque é dito que Phra Isuan cercou 17 elefantes e os transformou em pó que ele enrolou em uma folha verde. Após a aspersão de água benta sobre a folha, ele criou o planeta Plutão.

Quinta-feira = laranja: 19 eremitas foram pulverizados por Phra Isuan e o pó envolto em um pano laranja avermelhado, criando assim o planeta Marte.

Sexta-feira = azul claro: Neste dia, Phra Isuan usou seus poderes para transformar em pó 21 bois, envolveu-os em um pano azul claro e aspergiu água benta para criar o planeta Vênus.

Sábado = roxo: No sábado, Phra Isuan pegou 10 tigres, polvilhou pó neles, envolveu-os em um pano púrpura e assim criou o planeta Saturno.

Como você pode ver a maioria das superstições são originalmente derivadas de um sistema de crenças predominantemente Hindu, relacionado à suposta formação do sistema planetário.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. S...
Saiba mais
Os 10 Templos Mais Importantes da Tailândia
Os 10 Templos Mais Importantes da Tailândia
  Se você, assim como nós, também é apaixonado pela cultura, arte e paisagens tailandesas, vai adorar conferir este post. Hoje,...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO