O que é roupa vegana e por que usar

de Bruna Cecilio em October 22, 2020
mãos cortando com tesoura um tecido para roupa vegana

Com uma conscientização ambiental crescente no mundo, o veganismo tem conquistado cada vez mais adeptos, e muitas pessoas têm se interessado em saber melhor o que ele significa. É possível que ao ouvir falar dele imediatamente venha à sua cabeça a alimentação vegana, que é aquela que deixa de fora todo e qualquer alimento feito de animais e do que deriva deles.

Mas o veganismo vai além da alimentação, passando também por cosméticos, acessórios e vestuário, por exemplo. Continue lendo para entender o que é roupa vegana, quais tecidos podem ser utilizados, e os que devem ser evitados. 

 

 

O que é roupa vegana

O veganismo veio da preocupação com a exploração e o sofrimento animal e também da consciência ecológica, já que a indústria da pecuária gera grandes impactos ambientais, que são alimentados pelo consumo de carne e pelo uso do couro na produção de vários itens.

A moda vegana não é só uma tendência. É um estilo e uma filosofia de vida, pois envolve uma consciência e preocupação ética com o material de cada peça que se vai usar. Por isso, a roupa vegana é feita de tecidos e materiais que não utilizam animais e nenhum tipo de sofrimento animal nas suas etapas de produção. O mesmo vale para os acessórios, como bolsas e sapatos.

imagem em detalhes de tecido de calça feito com roupa vegana

  

Tecidos para roupa vegana

Para muitas pessoas é confuso saber quais tecidos são veganos e quais não são, então a gente ajuda listando os tecidos mais usados na moda vegana. Assim, basta você conferir o material na etiqueta para saber se aquela peça possui sofrimento animal ou não. Os tecidos veganos mais utilizados são:

O plantio e a colheita do algodão orgânico são menos agressivos ao meio ambiente, pois consomem menos água e preservam a saúde do solo.

É um tecido artificial feito de matéria prima natural, que é a celulose extraída da madeira do bambu. O resultado é uma textura leve e confortável.

Feito a partir da extração da planta do linho, que precisa de pouca irrigação no cultivo, além de poucos produtos químicos.

A primeira fibra têxtil sintética produzida no mundo é um dos tecidos mais usados e, além de durável, resiste a amassados.

  • Poliéster

É uma fibra artificial que retém o calor no corpo. Apesar de seu uso ser um pouco controverso por conta dos produtos químicos utilizados, seus impactos ambientais podem ser minimizados se for reciclado.

  • Lycra

Conhecido popularmente como lycra, o elastano é uma fibra sintética formada por poliuretano segmentado. É muito popular, e suas características mais conhecidas são a elasticidade e a maciez.

  • Couro sintético

Tecido sintético, que utiliza poliéster, poliuretano e polivinílico. O resultado é semelhante ao couro legitimo, mas sem sofrimento animal e de custo mais acessível.

É um tecido feito a partir de fibras das folhas do abacaxi, ficando com aspecto semelhante ao couro, e de acordo com o tratamento pode ter diversas texturas e cores.

 imagem bem próxima do rosto de uma cabra que é usada em roupa não vegana

  

Tecidos não veganos

É importante sempre checar na etiqueta das roupas e dos acessórios o material utilizado na produção. É a maneira mais certa de você saber se eles fazem parte da moda vegana ou não. Estes são alguns dos tecidos não veganos mais comuns de encontrarmos e que devem ser evitados por quem pretende seguir o veganismo:

  • Couro

Comprando roupas e acessórios de couro natural, você contribui com a indústria pecuária que comumente cria gado em escala industrial, sem cuidados com sua qualidade de vida e com um abate cruel.

Esse tecido vem do tosqueio de ovelhas, que ao ser feito de forma rápida visando rápida produção e mais lucro, acaba machucando os animais, que têm a pele cortada junto com a lã.

  • Seda e Cetim

Para a produção destes tecidos é feita a exploração de milhares de exemplares do bicho-da-seda, que podem ser mantidos presos em seus casulos e abatidos em água fervente.

  • Pele

A indústria da pele é uma das mais cruéis do mundo da moda. Os animais considerados de pele valorizada são presos em jaulas apertadas com vários outros, tratados de forma desumana e abatidos muito dolorosamente.

 mulher de pé usando roupa vegana fazendo ioga na praia

  

Moda vegana na Calça Thai

A sustentabilidade e o veganismo são prioridades para a Calça Thai. Produzir mais rápido ou ter mais lucro jamais serão mais importantes do que essas causas para nós. Preferimos trabalhar respeitando a natureza, os animais e as pessoas. Por isso, na nossa loja você pode adquirir roupa vegana com a tranquilidade de saber que cada uma das nossas peças são feitas sem crueldade, não só em relação aos tecidos, mas também nos menores detalhes, como os botões.

Nossas calças são feitas de algodão e de rayon de bambu, as bolsas, camisas e camisetas são produzidas em 100% algodão, e nossos kimonos são feitos de rayon. Além disso, praticamos o comércio justo, que respeita e valoriza os artesãos tailandeses com o movimento slow fashion, recusando uma produção em larga escala industrial.

Moda e estilo podem ser feitos com escolhas conscientes e carregadas de significado. Esperamos contribuir na sua escolha por roupas sem crueldade.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
2 comentários
de Calça Thai em November 10, 2020

Isso mesmo, Maria da Conceição. E que bom que gostou. :)

de Maria da Conceição dos santos em October 30, 2020

Excelente trabalho temos que pensar no meio ambiente pois dele dependemos totalmente para manter toda as espécies de vida desse planeta lindo quê é nossa morada

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO