Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças

de Eliezer Hofstaetter em October 12, 2022
Homem segurando um cavalo e usando uma bombacha a tradicional calça gaúcha

Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. Se foi essa a dúvida que trouxe você aqui, temos uma boa notícia.


Na postagem de hoje resolvemos explicar em detalhes o que é uma Calça Gaúcha, quais são as suas origens e quais são as principais características que as diferenciam da Calça Thai.

 

Como Chama a Calça Usada Pelos Gaúchos

Por mais que algumas pessoas conheçam essa peça como Calça Gaúcha, ela tem um nome totalmente diferente. A calça típica do estado do Rio Grande do Sul (RS) leva o nome de ‘bombacha’ e faz parte da indumentária chamada ‘pilcha.’

A bombacha é até prevista na Constituição do estado. No RS, a peça, junto com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989.

Naquele ano a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a Lei Estadual da Pilcha. De acordo com ela, a pilcha gaúcha, o conjunto de vestes tradicionais, tanto masculino quanto feminino, pode substituir trajes sociais.

Na prática, isto significa que você pode substituir o terno e gravata pela pilcha, em qualquer ocasião formal que ocorra no Rio Grande do Sul. Isso inclui reuniões das Assembleias Legislativas, estadual e municipais.

Mas é importante que sejam observadas as recomendações ditadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

 

Qual é o Significado da Palavra Bombacha

Mas afinal, o que significa a palavra Bombacha? Bom, ao se tratar da peça de roupa típica (aquela que é abotoada no tornozelo), o nome tem origem do termo espanhol "bombacho", que significa "calça larga".

 

O Que é Uma Calça Gaúcha

A peça típica do Rio Grande do Sul pode ser feita de algodão, brim, linho ou tecidos mesclados. Geralmente a calça segue um padrão liso (em suas versões mais discretas), mas também pode ser listrada ou xadrez.

Quanto às cores, estas geralmente fogem de tonalidades muito contrastantes, mas podem ser encontradas em tons mais claros ou escuros.

Tradicionalmente, a calça é larga nas pernas, ajustada nas canelas com ajuda das botas. Porém, tem se tornado cada vez mais comum modificações na peça. Por exemplo, alguns modelos mais novos são estreitos na coxa, e lembram as calças de hipismo.

Estas modificações são comuns, especialmente pelos integrantes mais jovens dos Centros de Tradições Gaúcha (CTGs) e entre mulheres (como veremos a seguir com mais detalhes).

 

Quando Surgiu a Calça Gaúcha

Quanto a origem da calça gaúcha, esse é um assunto que geralmente divide a opinião dos historiadores. Mas, a origem mais aceita é a que veremos a seguir.

A história da bombacha e o tradicionalismo costumam ser divididos em quatro fases:

  • Chiripá farroupilha;
  • Chiripá primitivo;
  • Braga e chiripá, e
  • Bombacha.


Durante a colonização portuguesa e espanhola, a vestimenta padrão do Rio Grande do Sul passou a ser o chiripá indígena (também chamado chiripá primitivo ou chiripá-saia).

Esse traje era mais simples, possuía um tecido retangular de couro cru (ou algodão) que ia até os joelhos, amarrado à cintura e preso por uma tira de couro.

O contato com os ibéricos, segundo os historiadores, incluiu outros elementos à roupa indígena, como a guaiaca presa à cintura.

Já o chiripá-saia foi usado por muitos anos pelos peões. Isso porque os estancieiros passaram a adotar roupas europeias conforme enriqueciam. A mais popular delas era a braga, caracterizada por calções largos acompanhados de ceroulas justas com franjas finas na barra.

O chiripá indígena foi adaptado pelos gaúchos para facilitar a montaria no período da Guerra dos Farrapos. Com isso, o tecido ficou maior e passou a ser passado entre as pernas e amarrado, ficando parecido com um fraldão.

O chiripá farroupilha foi usado entre 1820 e 1865. Depois desse período ele se tornaria a tradicional bombacha que conhecemos hoje.

 

Como a Calça Gaúcha Chegou no Brasil?

A história da chegada da bombacha até aqui no sul da América não é precisa. Mas de acordo com alguns pesquisadores, a Calça Gaúcha pode ter origens bastante semelhantes às das calças Thai.

Dentre todas as versões dos pesquisadores, uma das mais aceitas está ligada à invasão árabe à Península Ibérica, no século VIII.

Durante aquele período, os mouros trajavam bombachas e este hábito foi incorporado pelos nativos, já que o domínio da região durou 600 anos.

Assim, a vestimenta teria chegado ao Rio Grande do Sul através dos colonizadores (especialmente os espanhóis da região de La Maragateria, ao norte do país).

Mas também existe a possibilidade das calças gaúchas terem origem árabe. Inclusive, temos uma postagem aqui no nosso blog que explica a origem do modelo de calça “Aladim” e as suas semelhanças com as calças tailandesas, indianas e harém.

Porém, outra versão indica que a origem da calça gaúcha possa ser turca. Historiadores dizem que a bombacha fez seu caminho através de duas guerras: a guerra da Crimeia (1853-1856) e a guerra do Paraguai (1864-1870).

Ingleses, franceses, sardenhos e turcos uniram-se contra a expansão do Império Russo na Crimeia. Segundo os relatos, a indústria têxtil teria confeccionado bombachas para os seus aliados durante o conflito.

Porém, os ingleses teriam produzido muitas calças e acabaram ficando com um enorme excedente quando o conflito acabou.

Depois disso, os ingleses apoiaram a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) durante a guerra contra o Paraguai. Assim, teriam vendido aquelas bombachas para os exércitos no Rio da Prata.

 

Existe Calça Gaúcha Feminina?

Tradicionalmente - e conforme os costumes dos Centros de Tradições Gaúcha (CTGs) - as mulheres devem usar o chamado vestido de prenda, principalmente durante as cerimônias e eventos tradicionalistas.

Esse vestido representa toda a beleza da mulher gaúcha, sendo criado para combinar com o traje dos homens (peões) gaúchos. É dito que a peça tem influências europeias e indígenas.

Mas, como vimos anteriormente, a calça gaúcha tem conquistado cada vez mais espaço entre o público feminino. A peça passou (e ainda passa) por várias mudanças, desde cores até detalhes, tecidos, corte a costura.

As calças gaúchas femininas, apesar das semelhanças, costumam ser mais justas do que a tradicional bombacha masculina. Elas possuem pregas na altura do cós da calça com uma costura semelhantes com as das calças cargo femininas.

 

Calça Gaúcha ou Calça Thai: Qual é a Diferença

Agora que você já conhece um pouca da história, é hora de ver quais são as principais diferenças entre a bombacha e a calça tailandesa.

Quando nos referimos aos modelos de calças tailandesas, é importante observar que existem diferenças entre os modelos calça Harém, calça Saruel e calça Thai.

Abaixo veremos mais informações a respeito de cada uma delas.

 

O Que é Calça Harém?

As calças Harém tem a sua origem no continente asiático. São modelos de calças feitos geralmente com tecido leve e possuem elásticos na cintura e nos tornozelos.

Por aqui - e em outras partes do mundo - as calças Harém também são chamadas de Calças Gênio, Calças Aladim ou Calças Paraquedas.

Confira a foto abaixo de um dos modelos que temos disponíveis no nosso site: a Calça Clássica Preta.

 

Mulher de cabelo curto escuro vestindo a calça clássica preta em um parque

 

O Que é Calça Saruel?

Diferente das calças Harém, as calças Saruel tem a sua origem no norte do continente africano. Esse modelo veio até a Europa no século XIX. De acordo com historiadores, as peças chegaram lá através dos recrutas franco-militares.

Outra diferença importante é que as calças Saruel têm um cordão para amarrar na cintura.

Você sabe diferenciar a calça Saruel da Calça Thai? Colocamos abaixo uma foto da nossa Calça Saruel Om Verde para ajudar.

 

Homem loiro pé descalço com tatuagens usando a calça om verde em um gramado

 

O Que é Calça Thai?

Quando usamos o termo ‘Calça Thai’, estamos nos referindo às roupas típicas e tradicionais da Tailândia. Isso significa que os modelos possuem design inspirados nas tradições, crenças e símbolos tailandeses.

As calças harém, por exemplo, que estão aqui no nosso site são denominadas Calças Harem Thai.

Além disso, as cores usadas nas calças também tem significado cultural. Elas são inspiradas nas roupas das tribos localizadas nas colinas do Norte da Tailândia.

Conseguiu entender as principais diferenças? Tanto calças Gaúchas quanto as calças Thai tem suas raízes entrelaçadas com a cultura da sua região de origem.

E se você quiser conhecer melhor os modelos da Calça Thai, é só visitar o nosso site www.calcathai.com

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Saiba tudo sobre a calça pantacourt: o que é e como usar essa peça
Saiba tudo sobre a calça pantacourt: o que é e como usar essa peça
A calça pantacourt é uma peça perfeita para quem tem estilo próprio e muita personalidade. Algumas pessoas a chamam de calça cu...
Saiba mais
3 calças confortáveis femininas que vão fazer você abandonar os jeans
3 calças confortáveis femininas que vão fazer você abandonar os jeans
A calça jeans é muito popular, mas nem sempre é a escolha mais confortável. Muita gente considera que ela aperta ou esquenta de...
Saiba mais
Direto das redes sociais: 3 looks que amamos
Direto das redes sociais: 3 looks que amamos
  Você é daquelas pessoas que adoram ver outros looks para se inspirar? Nós da Calça Thai adoramos ver nossos clientes usando n...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO