Tecidos Veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens! | Blog CalçaThai.com – Calça Thai

Tecidos veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens!

24 Março 2018
0 comments

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Tecidos veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens!

Como você já sabe, na Calça Thai usamos apenas tecidos veganos, de origem vegetal. Mas existem outros tecidos feitos a partir de plantas, ou de formas sintéticas, que também respeitam os animais. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos para que você conheça as características e vantagens de cada tecido vegano.
Aliás, muita gente acha que 'vegano' é sinônimo apenas de produtos alimentícios, mas vai muito além disso, como já falamos neste outro post!

Tecidos Naturais de Origem Vegetal

Tecidos Naturais de Origem Vegetal

Algodão
O algodão é uma fibra branca, macia, que se desenvolve ao redor de algumas sementes da família das Malvaceae, planta tropical e subtropical.
Ao optar por vestir uma roupa de algodão, você também escolhe ter mais leveza e conforto em sua rotina. Tecidos de algodão são respiráveis, o que traz melhor sensação térmica, e têm boa durabilidade.

Rayon
Rayon é um tecido artificial originado da fibra de celulose que se regenera naturalmente. O Rayon é muito macio, leve e confortável. Por essas e outras características, esse tecido é resistente e respirável, ou seja, ele permite que o vapor de suor gerado pelo corpo, transpire pelo tecido!
Para saber como passar e guardar peças em Rayon, confira os nossos posts dedicados a esses assuntos.

Fibras Sintéticas

Fibras Sintéticas

Poliéster
O poliéster pode ser proveniente de fibras artificiais ou sintéticas. Há quem acredite que roupas assim têm um toque menos natural em relação a roupas feitas com fibras naturais, mas os tecidos de poliéster têm algumas vantagens significativas, como maior retenção de cor e calor (importante nas temperaturas mais frias – já que ele barra a entrada do ar e não permite a saída do calor do nosso corpo).

Nylon
Na década de 30 surgia o Nylon: a primeira fibra têxtil sintética produzida no mundo. A fibra com fios brilhantes e elásticos era semelhante à celulose e logo ganhou ampla utilização no mercado global, sobretudo, no segmento de vestuário. Hoje, o Nylon é um dos tecidos mais usados mundialmente, ao lado do algodão e do poliéster. Entre as suas principais vantagens estão sua alta resistência ao amassado, elasticidade, maciez e caimento.

Lycra
A Lycra, ou Elastano, é uma fibra sintética formada por poliuretano segmentado, o que fez com que esse tecido fosse conhecido por sua grande capacidade elástica. O fio sintético de elastano foi lançado oficialmente no mercado americano em 1959 e revolucionou a indústria têxtil por oferecer qualidades até então nunca vistas, como: resistência, leveza, flexibilidade e capacidade de resiliência. Conforto, facilidade de cuidado e aspecto de novo por mais tempo estão entre as principais vantagens da Lycra.

Tecidos Híbridos (combinação de fibras)

Tecidos Híbridos

Veludo
O veludo é um tecido bastante antigo. Acredita-se que ele tenha sido criado na Índia entre os séculos X e XV. Tempos depois, o veludo chegou a Europa. Basicamente, a maior parte dos veludos leva algodão em sua fabricação, mas hoje é possível encontrá-lo em diversas composições e tipos de fibra (sintéticas ou naturais) o que tornou seu preço mais acessível.
A textura macia, seu aspecto elegante e a retenção de calor (ideal nas estações mais frias) são os principais pontos positivos desse tecido.

Cetim
O Cetim é um tecido produzido com fibras de filamentos, como nylon ou poliéster. Criado na China, o Cetim foi muito usado pela nobreza do país por ser um tipo de tecido luxuoso. A partir do século XII, o tecido passou a ser amplamente usado na Europa. A composição do Cetim pode ser variada, o que interfere em sua textura. Já entre suas principais vantagens, estão a sua versatilidade, seu caimento, sua textura suave e seu aspecto elegante.

Como você viu nesse post, mesmo não sendo de origem natural, existem fibras sintéticas que não exploram animais para serem produzidas. Para facilitar a visualização das principais características desses tecidos, confira a tabela comparativa abaixo:

Tecidos Veganos tabela comparativa

 

Aqui na Calça Thai, usamos apenas algodão e rayon (tecidos naturais veganos) por acreditarmos que seja importante trazer uma moda consciente a todos.
Mesmo que você não siga a filosofia da moda vegana, ao optar por roupas com os tecidos que trouxemos nesse post, você estará ‘vestindo a camisa’ para que haja menos impacto negativo no meio ambiente, na sociedade em que vivemos e na vida animal.

Se você gostou desse post, você também pode gostar:


Deixe o seu comentário