Mas veganismo não é alimentação? Descubra a Moda Vegana – Calça Thai

Mas veganismo não é alimentação? Descubra a Moda Vegana

11 Setembro 2016
0 comments

Escrito por Marina Lourenço

Mas veganismo não é alimentação? Descubra a Moda Vegana

Veganismo: já ouviu falar? A maioria das pessoas associam veganismo apenas com alimentação, ou seja, manter uma dieta que exclui a ingestão de carnes ou qualquer outro alimento de origem animal, como leite e ovos. Entretanto, a ideologia vegana promove a proteção e preservação de todos os animais e diversos âmbitos da nossa rotina: mais que uma dieta, é um estilo de vida. O movimento inclui diversas práticas que boicotam atividades e produtos que vão contras direitos dos animais e do ambiente, como por exemplo cosméticos que são testados em animais ou mesmo o uso de animais para trabalho, caça ou confinamento.

Veganismo

As motivações por trás dessa ideologia incluem a compaixão com a vida animal, o impacto ambiental de atividades agropecuárias e também o cuidado com o próprio corpo e com a saúde. Sendo assim, intersecta diversos pilares da sociedade, como economia, saúde e meio ambiente. Muitos adeptos ao estilo de vida vegano são introduzidos a essa filosofia por conta da busca por uma alimentação mais leve, saudável e consciente, e acabam instituindo o veganismo em outras esferas da vida, alterando todo seu estilo de vida.

No mundo do vestuário, o veganismo também existe: é a moda vegana. Ela se materializa basicamente em um guarda roupa livre de produtos de origem animal. Couro, seda, camurça e lã, por exemplo, não fazem parte do mundo vegano, e isso também inclui acessórios e adornos como penas, plumas, pérolas e ossos. O couro, por exemplo, é a pele curtida de animais, e pode ser caprino, bovino e até mesmo couro de jacaré, cobra e rã; a seda é uma fibra proteica obtida a partir de casulos do bicho-da-seda. Ou seja, a produção desses tecidos implicam na exploração ou mesmo morte de animais.

Tecido vegano

Por outro lado, algodão e rayon são tecidos veganos, assim como poliéster e outras fibras sintéticas, que apesar de não serem de origem natural, não exploram animais para serem produzidos. Rayon é uma seda artificial originada da fibra de celulose que é regenerada normalmente. Já o algodão é uma fibra branca que se desenvolve ao redor de algumas sementes da família das Malvaceae.

Os tecidos naturais veganos – algodão e rayon – são os únicos que utilizamos aqui na Calça Thai. Ainda que o veganismo não seja o grande mote no qual baseamos nosso negócio, sempre prezamos por produtos que cause o menor impacto negativo possível no meio ambiente, na sociedade e na vida animal. Se puder optar, escolha se vestir vegano!

Deixe o seu comentário