Roupa Vegana, Orgânica, Sustentável - entenda | Blog CalçaThai.com – Calça Thai
COVID-19: Queremos lhe informar que não está sendo possível enviar os pedidos ao Brasil neste momento. Pedimos desculpas pelo inconveniente.🙏
  • Loja de Comércio Justo
  • Frete Grátis a todo Brasil

Roupa Vegana, Roupa Orgânica, Roupa Sustentável - entenda as diferenças

de Bruna Cecilio em December 23, 2019

A preocupação com o meio ambiente e a busca por um modo de vida mais sustentável vêm sendo assunto frequente na mídia, nas conversas entre amigos, nas redes sociais e até na política.

Podemos tomar pequenas atitudes para contribuir com a preservação da natureza, e uma delas é praticar um consumo consciente, avaliando bem o que comprar e por que comprar. Isso inclui se preocupar com o material utilizado nas roupas e como elas são feitas.

Por isso, vamos explicar agora o que são as roupas veganas, roupas orgânicas e roupas sustentáveis, ajudando você a fazer melhores escolhas!

roupas veganas plantação de algodão

Roupas Veganas

As roupas veganas são feitas de materiais que não utilizam animais nem de nenhum processo que envolva a exploração deles, visando garantir que nenhum ser vivo seja machucado ou explorado na sua produção.

A lã, a seda e o couro são exemplos de materiais que podem provocar o sofrimento de animais e que são evitados pelos adeptos da moda vegana. Na direção oposta, podemos citar alguns tecidos veganos, como o algodão, que é um tecido vegetal macio derivado da fibra que cresce em torno das sementes do algodoeiro, e o rayon, um tecido artificial originado da fibra de celulose, que se regenera naturalmente.

Também existem o poliéster e outras fibras sintéticas que, mesmo não sendo naturais, não utilizam a exploração animal na sua produção.

 

Roupas Orgânicas

O movimento orgânico surgiu pela preocupação com o aumento no uso de fertilizantes e pesticidas nas plantações, e conforme os agrotóxicos vêm sendo cada vez mais temidos, mais pessoas têm procurado uma alimentação orgânica, ou seja, livre de produtos químicos.

A moda orgânica segue nesse mesmo sentido, evitando no processo de produção das roupas o uso de agrotóxicos, pesticidas ou fertilizantes sintéticos, bem como tinturas não orgânicas, que podem trazer algum grau de toxicidade.

Vale ressaltar que as roupas orgânicas, além de menos tóxicas, têm menos propensão de desencadear algum tipo de alergia.

 

Roupas Sustentáveis

Também conhecida como eco fashion ou moda verde, as roupas sustentáveis levam em consideração todas as fases do processo de produção, desde a criação até a distribuição, que não devem ser prejudiciais ao meio ambiente, diminuindo, também, o desperdício de água, energia e o uso de produtos químicos.

Esse tipo de roupa utiliza tecidos orgânicos ou reciclados, materiais menos tóxicos e corantes naturais na produção. Além disso, os adeptos desta corrente defendem que as roupas devem ter maior duração, evitando o consumismo desenfreado, e que podem ser reaproveitadas sempre que possível.

Ou seja, para reduzir os impactos da moda, deve-se repensar sobre o ciclo de vida de cada peça de roupa que consumimos e evitar o desperdício. 

roupas orgânicas artesão costurando

Roupas sustentáveis custam menos?

As roupas feitas de tecidos orgânicos não derivam de uma produção em massa, nem da compra de matérias-primas em grande quantidade pelo menor preço possível. Além disso, não são produzidas por trabalhadores explorados ou escravizados, o que ainda acontece na indústria da moda, muitas vezes em empresas de marcas caras e renomadas.

As roupas produzidas de modo consciente têm um custo um pouco mais alto por terem processos artesanais e individualizados em sua fabricação. Em contrapartida, são roupas mais duradouras do que as das indústrias de larga escala.

Fazendo escolhas mais raciocinadas e duráveis ao comprar suas roupas e reduzindo o número de peças, você economiza e ainda ajuda a diminuir o descarte de peças de roupas, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.

A Calça Thai tem por princípio a ética em todas as suas fases de produção, seja utilizando tecidos naturais e veganos, seja no respeito pelo trabalho dos artesãos tailandeses que confeccionam cada peça.

Se você deseja praticar o consumo consciente e sustentável, conheça nossas coleções femininas e masculinas.

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia completo do novo site da Calça Thai
Guia completo do novo site da Calça Thai
Estamos de casa nova e com novas funcionalidades. Temos uma novidade. Você já percebeu que estamos com um novo website? E ele n...
Entrevista com o ilustrador Paulo Eduardo Coester:
Entrevista com o ilustrador Paulo Eduard
Paulo Eduardo Coester sempre quis usar calças largas e encontrou com a gente o estilo que procurava.  Cada um dos nossos client...
Good Brands Award: Calça Thai recebe selo de revista britânica Sublime.
Good Brands Award: Calça Thai recebe sel
O selo Good Brands Award recompensa empresas que produzem com sustentabilidade e responsabilidade social. Temos o orgulho de an...
DEIXE UM COMENTÁRIO
VOLTAR PARA O TOPO