Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês

de Eliezer Hofstaetter em April 11, 2023

Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionantes e coloridos.

E se você chegou aqui querendo descobrir tudo sobre este importante evento, nós vamos te contar!

Afinal de contas, aqui na Calça Thai, somos mais do que apenas uma marca de moda. Somos apaixonados pela Tailândia e pela rica cultura que permeia este belo país.

Então, se prepare para mergulhar em uma viagem pela tradição tailandesa e descobrir tudo sobre o significado, rituais e curiosidades do Songkran.

Acompanhe este mini guia que preparamos especialmente para você e se encante ainda mais com essa cultura fascinante. Vamos começar!

 mulheres tailandesas jogando água no festival Songkran ano novo tailandes

1. O que é o Songkran?

Você já viu fotos da Tailândia mostrando pessoas desfilando e brincando com água? É bem provável que essas fotos foram tiradas no festival chamado Songkran.

O evento, também chamado de festival da água, marca a celebração do Ano Novo Tailandês. Mas a importância do Songkran vai muito além da diversão.

É uma das celebrações mais importantes no calendário budista. Além disso, ela é rica em tradições e significados culturais profundos que vão desde a gratidão aos ancestrais até a purificação espiritual.

Assim como no nosso ano novo tradicional, a maioria das lojas e empresas dos países que comemoram a data também fecham durante o Songkran.

Songkran realiza-se de 13 a 15 de abril embora em algumas áreas as festividades durem mais tempo.

 

2. O que o Songkran significa?

Em termos culturais, o Songkran tem um significado profundo, pois representa a renovação e purificação de uma pessoa.

Já a palavra Songkran vem do sânscrito, e significa "mudança" ou "transição", e representa uma mudança na posição dos planetas durante o Ano Novo.

 

3. Quando acontece o Songkran em 2023?

O Songkran é comemorado em um momento específico do calendário tailandês, seguindo o calendário lunar. Em 2023, o festival acontecerá entre os dias 13 e 15 de abril.

O Songkran marca o início do ano novo tailandês, e o fato de o festival acontecer nessa época do ano tem um significado simbólico. É um momento de renovação e renascimento, em que se celebra a chegada da primavera e a promessa de um novo começo.

A data do Songkran é fixa, mas pode variar de ano para ano em relação ao calendário ocidental. Isso ocorre porque o calendário lunar segue um ciclo diferente do calendário solar. Mas ela sempre vai cair em meados de abril.

 

Pode Acontecer do Songkran Não Cair Entre os Dias 13 e 15 de Abril?

É raro, mas é possível que Songkran não caia de 13 a 15 de abril em alguns anos.

Como mencionamos antes, a data do festival é determinada pelo calendário lunar tailandês, que pode variar ligeiramente do calendário gregoriano ocidental.

Portanto, Songkran pode ocorrer em datas diferentes a cada ano. Em alguns anos, por exemplo, o festival pode começar um ou dois dias antes ou depois de 13 a 15 de Abril.

 

4. Como o Songkran é celebrado na Tailândia?

Atualmente jogar água tornou-se bem popular e em algumas áreas, a parte principal do festival. Se você estiver visitando a Tailândia durante este período não se surpreenda se você for respingado com água por estranhos.

Tanto adultos como crianças jogam baldes de água ou miram em você com pistolas de água e geralmente encharcam todos que estiverem por perto! Trata-se de um evento simpático e colorido.

No entanto, é também uma celebração religiosa. O mérito é feito no início do dia onde um templo é visitado e água é derramada sobre as imagens de Buda e nas mãos dos monges budistas como uma marca de respeito.

Viajar é outra tradição do festival, com muitos tailandeses que viajam longas distâncias muitas vezes a partir de Bangkok para vilarejos em torno do país para passar este período com seus familiares.

 

5. O que é o Wan Nao?

Wan Nao é um dos dias importantes durante as celebrações do Songkran na Tailândia. Também conhecido como "Dia do Sabão", Wan Nao é um momento em que as pessoas tradicionalmente limpam suas casas, ruas e áreas comunitárias. O sabão é usado para lavar imagens de Buda em templos, além de roupas e outras coisas em casa.

No Dia do Sabão, muitos tailandeses também usam a ocasião para tomar banho em rios e canais, simbolizando a limpeza e a renovação. Essa prática é especialmente popular em áreas rurais onde, no passado, as pessoas geralmente não tinham acesso a banheiros e chuveiros em casa.

Wan Nao é geralmente celebrado um dia antes do Ano Novo Tailandês, que ocorre entre 13 e 15 de abril. Ou seja, neste ano será celebrado no dia 12.

 

6. O que acontece no primeiro dia do festival?

Conhecido como o dia Songkran, o primeiro dia do festival é uma exuberante celebração com procissões das imagens de Buda acontecendo por todo o país.

Tailandeses executam o ritual Haste Nam Dum Hua, que significa o Dia Nacional do Idoso. Parte do ritual é para os mais jovens derramarem água perfumada nas mãos de seus anciões, num gesto de humildade para pedir a bênção para o ano que se aproxima.

Este é também o dia em que o povo tailandês limpa suas casas em preparação para um novo ano, uma espécie de limpeza tailandesa da primavera.

E é aí, claro, que a água começa a ser jogada. Simbolicamente, o uso da água é para que lave todas as desgraças do ano que passou, portanto, dando as boas vindas ao ano novo de uma maneira refrescada.

jovem derramando água com flores nas mãos de um homem adulto festival Songkran ano novo tailandes

7. Quando é Ano Novo Tailandês, dia 13, 14 ou 15?

O Ano Novo Tailandês é o dia final das celebrações do Songkran que é no dia 15 de abril. As oferendas são deixadas em templos neste dia para trazer boa sorte para o Ano Novo.

Aliás, de acordo com o calendário budista, é o ano de 2566 na Tailândia, que conta a partir do momento em que Buda atingiu o paranirvana, não a partir do nascimento de Jesus Cristo.

 

8. Como se Pronuncia Songkran?

O Songkran é uma palavra em tailandês e, por isso, sua pronúncia pode ser um pouco difícil no começo. Mas nós vamos te explicar como é.

Você já deve ter ouvido áudios na internet com uma pronúncia mais “americanizada.” No entanto, a pronúncia correta é algo próximo a "sǒŋ.krān", com o tom de voz subindo na primeira sílaba e descendo na segunda.

A língua tailandesa é tonal, ou seja, a pronúncia correta das palavras depende do tom em que são ditas. No caso de Songkran, a primeira sílaba é dita com tom alto e o "krān" é dito com tom descendente.

Um pouco difícil de entender, né? Calma! Nesse link você encontra a forma correta de como pronunciar Songkran.

Então, se você está planejando uma viagem para a Tailândia durante o Songkran, agora você está preparado.

E se você não puder ir agora, mas ainda quer sentir um pouco da Tailândia perto de você, sinta-se livre para comprar uma das nossas calças thai feitas a mão! Ficaremos felizes em ajudá-lo a fazer a escolha certa.

 

Loja Calça Thai

 

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. S...
Saiba mais
DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO