Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês

Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês

26 Março 2015
0 comments

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa. Hoje queremos apresentar a você uma das datas mais importantes no calendário Tailandês, o Songkran. Preparamos um mini guia para você entender tudo sobre Songkran e sua importância cultural. 

 

  1. Quando acontece o Songkran em 2016?

O Songkran realiza-se de 13 a 15 de abril embora em algumas áreas as festividades durem mais tempo.

  1. O que é o Songkran?

O Songkran é o festival budista mais famoso da Tailândia. É conhecido como o festival da água e é uma forma de marcar o início de um novo ano. 13 de abril é quando o dia e a noite tem a mesma duração e assim considera-se o começo do ano. A maioria das lojas e empresas fecham durante o Songkran.

  1. O que o Songkran significa?

O Songkran provém da palavra  Sânscrita que significa "passar" ou "aproximar-se", literalmente, a passagem do Ano Velho e a aproximação do Ano Novo.

  1. Como o Songkran é celebrado na Tailândia?

Atualmente jogar água tornou-se bem popular e em algumas áreas, a parte principal do festival. Se você estiver visitando a Tailândia durante este período não se surpreenda se você for respingado com água por estranhos. Tanto adultos como crianças jogam baldes de água ou miram em  você com pistolas de água e geralmente encharcam todos que estiverem por perto! Trata-se de um evento simpático e colorido.

No entanto, é também uma celebração religiosa. O mérito é feito no início do dia aonde um templo é visitado e água é derramada sobre as imagens de Buda e nas mãos dos monges budistas como uma marca de respeito.

Viajar é outra tradição do festival, com muitos tailandeses que viajam longas distâncias muitas vezes a partir de Bangkok para vilarejos em torno do país para passar este período com seus familiares. 

  1. O que acontece no primeiro dia do festival?

Conhecido como o dia Songkran, o primeiro dia do festival é uma exuberante celebração com procissões das imagens de Buda acontecendo por todo o país. Tailandeses executam o ritual Haste Nam Dum Hua , que significa o Dia Nacional do Idoso. Parte do ritual é para os mais jovens derramarem água perfumada nas mão de seus anciões", num gesto de humildade para pedir a bênção para o ano que se aproxima.

Este é também o dia em que povo tailandês limpa suas casas em preparação para um novo ano, uma espécie de limpeza tailandesa da primavera. 

E, é aí claro, quando a água começa a ser jogada. Simbolicamente, o uso da água é para que lave todas as desgraças do ano que passou, portanto, dando as boas vindas ao ano novo de uma maneira refrescada.

  1. O que é o Wan Nao?

Wan Nao é a celebração do velho Ano Novo Tailandês, e se realiza no dia 14 de abril quando o sol transita entre o signo de Peixes e Áries. Praticantes Budistas vão aos seus templos para construir chedis de areia, uma espécie de castelo de areia, construído para se assemelhar a um templo budista. Este é um procedimento profundamente tradicional e formal que faz parte do Wan Nao. 

  1. Quando é Ano Novo Tailandês, dia 13, 14 ou 15?

O Ano Novo Tailandês é o dia final das celebrações do Songkran que é no dia 15 de abril. As oferendas são deixadas em templos neste dia para trazer boa sorte para o Ano Novo .

Então, se você está planejando uma viagem para a Tailândia durante o Songkran, agora você está preparado. E se você não puder ir agora mas ainda quer sentir um pouco da Tailândia perto de você, sinta-se livre para comprar uma das nossas calças thai feitas a mão! Ficaremos felizes em ajudá-lo a fazer a escolha certa.

 

Deixe o seu comentário