Kundalini Yoga: o que é, benefícios e como praticar

de Bruna Cecilio em March 19, 2021

mulher de olhos fechados usando roupas brancas tocando na cabeça fazendo kundalini yoga

É crescente a necessidade da humanidade de ter mais equilíbrio físico e espiritual. Com tantas transformações e desafios que todos passamos no dia a dia, o yoga é uma alternativa de grande ajuda para alcançar este objetivo. Hoje vamos falar mais especificamente do Kundalini Yoga ou yoga da consciência, uma prática milenar que proporciona a expansão da consciência ao despertar a energia kundalini, que se localiza na base da coluna vertebral em estado dormente.

Conheça o que é essa técnica, quais seus benefícios, quem pode praticar e o que vestir. Siga a leitura para descobrir mais.

 

 

O que é Kundalini Yoga

Esta prática muito antiga tem como símbolo uma serpente na direção da coluna vertebral, e tinha seu ensinamento restrito a estudiosos dos monastérios da Índia, Tibet e Nepal. Até que, em 1968, foi apresentada ao ocidente por Yogi Bhajan, que levou a prática para os Estados Unidos.

O Kundalini Yoga tem como objetivo o despertar da energia kundalini, que partindo da base da coluna percorre e ativa os sete principais centros de energia ou chakras do corpo. Os chakras são: básico, sacro, esplênico, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.

Para isso, são utilizados asanas (posturas), pranayama (exercícios respiratórios), bhandas (contrações), mudras (gestos com mãos ou braços), meditação e entoação de mantras (sons específicos).

O resultado é autoconhecimento, consciência corporal, conexão espiritual e equilíbrio entre corpo e mente.

 

 

Quais os benefícios do Kundalini Yoga

Essa técnica, assim como outras formas de yoga, quando praticada com constância, traz vários benefícios físicos e mentais. Acredita-se que com a prática do Kundalini Yoga, a energia vital latente em todos nós despertará, nos fazendo alcançar o melhor dos nossos potenciais e proporcionando uma vida mais plena e equilibrada. Confira alguns dos seus benefícios.

 

  • Autoconhecimento;
  • equilíbrio do corpo e da mente;
  • fortalecimento e alongamento da musculatura;
  • aumento da flexibilidade;
  • melhora no processo respiratório;
  • alívio do estresse e da ansiedade;
  • aumento da capacidade de concentração;
  • aumento da vitalidade;
  • ajuda na superação de vícios e maus hábitos;
  • despertar do potencial criativo e espiritual;
  • nível mais elevado de consciência.
mulher com roupas brancas sentada na praia em postura de meditação fazendo kundalini yoga
Por pressfoto

Quem pode praticar Kundalini Yoga

Se você busca o ioga para uma maior conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini Yoga é para você. Não é à toa que é conhecida como “yoga da consciência”, pois proporciona um conhecimento maior de si mesmo e uma expansão da consciência.

Esse método pode ser praticado tanto por iniciantes no yoga como por praticantes mais experientes, basta querer receber todos os benefícios dessa técnica e dispor de algum tempo e dedicação para manter a constância, essencial para os resultados.

Pessoas da terceira idade também podem fazer sem medo, pois os exercícios vão melhorar a flexibilidade, combater a depressão e todos os demais benefícios característicos para a saúde do corpo e da mente.

 


Qual a diferença para outros tipos de yoga

Diferente da maioria dos tipos de yoga, o Kundalini Yoga é focado no lado espiritual do praticante, sendo mais contemplativo e individual. Nesta técnica o objetivo é despertar a energia da kundalini para ativar os sete principais chakras do corpo, proporcionando um equilíbrio e bem estar de forma geral.

Apesar da semelhança com o Hatha Yoga, por ambos utilizarem asanas, pranayamas, mudras e bandhas, eles se diferem por o Kundalini Yoga trabalhar de forma mais energética, usando também técnicas de limpeza e mantras.

 

 

O que vestir para praticar

No Kundalini Yoga é comum que os praticantes usem turbante e roupas brancas, de preferência feitas de fibras naturais. Isso porque peças brancas, que simbolizam paz, espiritualidade e pureza, ajudam na expansão da aura e aumentam a proteção. A preferência por tecidos naturais é por serem respiráveis e facilitarem a transpiração. Já o turbante, retém a energia do chakra coronário (cabeça) e, por pressionar os meridianos do crânio, aumenta a concentração e o foco mental.

mulher de pé fazendo postura de kundalini yoga usando top verde e calça branca

Na Calça Thai, indicamos a Calça Clássica, a Calça Pureza e a Calça Pescador, todas na cor branca indicada para a prática. São calças perfeitas para a prática de yoga, pois além de largas e leves, são feitas de tecidos respiráveis.

Apesar de haver uma explicação para o uso desse tipo de traje, continua sendo uma opção de cada praticante aderir ou não. Vale experimentar e perceber se o traje branco e o turbante fazem diferença para você.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Tudo sobre a meditação transcendental e seus benefícios
Tudo sobre a meditação transcendental e
Foto por Susanna Marsiglia A meditação é uma prática que já tem muitos benefícios comprovados para a saúde física e mental das ...
Seguro compra protegida: o que é e como funciona
Seguro compra protegida: o que é e como
  Cada vez mais pessoas compram pela internet, mas mesmo assim algumas ainda ficam inseguras se vão receber sua encomenda ou se...
Calça hippie: o que é, tipos e como usar
Calça hippie: o que é, tipos e como usar
Esse é um tipo de roupa muito conhecido, mas afinal que modelos podem ser considerados como calça hippie? Bom, ela pode ser de ...
DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO