Você sabe o que são Tecidos Respiráveis? | Blog Calça Thai

Você sabe o que são Tecidos Respiráveis?

24 Abril 2019
4 comments

Escrito por Juliana Cerresi

Você sabe o que são Tecidos Respiráveis?

Não é muito comum ouvirmos falar sobre tecidos “respiráveis”. Talvez seja por isso que esse termo gere dúvida e até mesmo confusão, então nós começamos garantindo que essa propriedade não significa que a roupa feita com esse tipo de tecido está viva! De forma geral, o tecido respirável é aquele que permite o transporte de vapor (suor) pela roupa. Mas ainda há muito para se falar sobre ele.

Na Calça Thai sempre reforçamos essa qualidade entre as características dos produtos que criamos e, neste post, vamos falar um pouco mais sobre ela para que você conheça suas vantagens e principais características!

Respirabilidade é a capacidade que um tecido tem de permitir que a transpiração produzida pelo nosso corpo passe através do material para o lado externo da roupa

1. O que significa ser respirável?
Por definição, respirabilidade é a capacidade que um tecido tem de permitir que a transpiração produzida pelo nosso corpo passe através do material para o lado externo da roupa. Essa propriedade é essencial para o nosso conforto térmico e até mesmo fisiológico, já que afeta o metabolismo e a transpiração do corpo.

Olhando por um lado mais técnico, a respirabilidade é a forma simplificada de explicar uma medida referente a "taxa de transmissão de vapor de umidade" que avalia o quão rapidamente (ou lentamente) a umidade produzida passa através do tecido ou da malha a serem testados (resistência). A taxa geralmente é medida calculando a quantidade de vapor d’água (massa de umidade vinda do corpo) que passa por metro quadrado de tecido durante um determinado período (normalmente de 24 horas). Assim, uma roupa com boa taxa de respiração certamente terá uma baixa resistência à evaporação.

2. Quais são os tipos de tecidos respiráveis?
Os tecidos respiráveis são formados por milhões de micro poros, menores que uma partícula de água e maiores que a molécula de vapor; permitindo então que o vapor da transpiração saia com facilidade pela roupa.

Os três melhores exemplos de tecidos respiráveis são: Algodão, Rayon e Linho. Todos eles ainda são tecidos naturais de origem vegetal e já falamos mais sobre eles no post ‘Tecidos veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens’!

Contudo, fibras sintéticas ou mistas podem ser respiráveis assim como as fibras naturais (algumas mais do que outras). Falando um pouco mais sobre os exemplos que demos, o Algodão, o Rayon e o Linho são capazes de absorver e liberar a transpiração rapidamente, permitindo que o tecido "respire". Esses três tipos são os tecidos respiráveis com melhor desempenho por se tornarem especialmente frescos e confortáveis de usar no calor.

Como comentamos, as fibras sintéticas também podem produzir tecidos respiráveis. Por exemplo, o Poliéster (que também é um tecido vegano) e tem boas propriedades de absorção.

 

Se você pratica uma atividade física que exija do seu corpo, como a yoga, sem dúvida vestir uma roupa feita com tecidos respiráveis fará a diferença
3. Situações e razões que podem te motivar a usar tecidos respiráveis
Se você pratica uma atividade física que exija do seu corpo, como a yoga, sem dúvida vestir uma roupa feita com tecidos respiráveis fará a diferença! Isso porque ela evita que o suor permaneça na pele (acelerando a evaporação do suor e diminuindo o tempo de contato com a pele), mantendo assim o equilíbrio térmico do corpo. Se em uma caminhada curta, podemos perder meio litro de água por hora aproximadamente, imagine em uma prática mais intensa e ao ar livre.

Climas quentes, em que tendemos a transpirar mais também pedem tecidos assim, já que suas fibras permitem que o ar circule e se mova livremente através do tecido, o que ajuda a tornar o calor mais ameno e suportável.

Pensando na aplicabilidade dos tecidos respiráveis, eles podem ser usados tanto na confecção de roupas de baixo (roupas íntimas ou ‘segunda pele’) por ser a camada mais próxima do corpo, quanto para o vestuário em geral. Independentemente da situação ou razão, a respirabilidade de um tecido contribui para que quem veste tenha um maior conforto, sobretudo se for usar para a prática de atividades ao ar livre.

Como você pôde ver, vestir roupas feitas com tecidos respiráveis faz bem para o nosso corpo, mas também contribui muito para uma relação saudável com o meio ambiente, já que os exemplos que citamos aqui são tecidos veganos. Por essa razão, na Calça Thai, além de vestir roupas criadas com esses tecidos, lembre-se que você também está usando algo sustentável e de origem natural!

Loja Calça Thai

Se você gostou desse post, você também pode gostar:


4 Comments

19 May 2019 at 08:17 PM
Equipe Calça Thai

Olá, Selma! Os correios não avisam quando o pedido chega na alfândega brasileira, por isso disponibilizamos o código de rastreio para que o próprio cliente possa acompanhar a chegado do pedido ;)


14 May 2019 at 03:50 AM
Selma Perillo Samori

Olá, estou esperando o aviso do Correios para pagar.


05 May 2019 at 11:25 PM
Equipe Calça Thai

Olá, Ana Izabel! Os Correios não avisam quando a sua encomenda chega na alfândega do Brasil, por isso, disponibilizamos um código de rastreio para que você possa acompanhar a chegada de seu pedido ;) Nos envie um e-mail (info@calcathai.com) ou nos contate por inbox do facebook para podermos lhe auxiliar melhor. Abraço


02 May 2019 at 03:13 AM
Ana Izabel Witt

Fiz a compra de uma calça Thai e até agora não recebi o contato dos Correios para retirar a mesma. Agradeço se puderem ver isso pra mim.

Deixe o seu comentário