Entenda por que a Calça Thai não participa da Black Friday

Entenda por que a Calça Thai não participa da Black Friday

28 Novembro 2019
4 comments

Escrito por Juliana Cerresi

Entenda por que a Calça Thai não participa da Black Friday

Nessa época do ano é bem comum vermos diversos segmentos do comércio oferecendo descontos para a Black Friday. Por isso também é comum nos perguntarem o porquê a Calça Thai não participa desse evento. Neste post nós te explicaremos todas as razões para isso, mas antes, vamos falar um pouco mais sobre a origem desse evento.

Você sabe como a Black Friday começou?
Esse evento teve origem nos Estados Unidos e acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças (quarta quinta-feira de novembro). Apesar de hoje estar associado ao maior dia de compras no país, o termo Black Friday se referia originalmente a crises na Bolsa de Valores de Nova Iorque e teria sido usado pela primeira vez nesse sentido em 1869. Foi só por volta de 1940 que o evento especial de compras passou a existir no calendário americano, mas seu nome era usado apenas na Filadélfia até 1990. Em 2001 a Black Friday passou a ser chamada assim e se tornou o maior dia de compras do ano nos Estados Unidos.

Comércio durante a Black Friday

Hoje ela é adotada em vários países, como o Brasil (que neste ano realiza sua décima edição). Independente do lugar no mundo, os lojistas conseguiram dar uma interpretação positiva a Black Friday dizendo que ela se referia ao momento em que os estabelecimentos retornavam ao ‘azul’, ou seja, voltavam a ter lucro. Mas não há provas de que isso tenha realmente acontecido. Agora que você já conhece o contexto da Black Friday, vamos aos motivos pelos quais nós não participamos.

Somos uma marca de ‘slow fashion’
Cada vez mais esse termo tem se popularizado e não é pra menos... afinal, a indústria da moda é a segunda que mais polui o meio ambiente, ficando atrás apenas do petróleo.

Mas se você nunca ouviu essa expressão antes, a gente te explica: esse movimento vem na contramão do ‘fast fashion’, que prioriza a venda de produtos baratos, de pouca qualidade e que chegam rápido aos pontos de venda. Assim, o conceito do ‘slow fashion’ vem pra desacelerar o consumo de produtos da moda, oferecendo mercadorias de maior qualidade, durabilidade, além da atemporalidade (característica que te permite usar as peças sempre, já que não segue tendências e nunca ‘sai de moda’, assim como os produtos que criamos).

Preços justos o ano todo
Nós acreditamos em maneiras justas de fazer negócio. Abaixar os preços drasticamente para vender mais, como acontece na Black Friday, não é compatível com a nossa filosofia. Pra gente, é mais importante ter preços competitivos e conseguir mantê-los os mais justos possíveis todos os dias do ano. Então, navegando pela nossa loja online você pode ter a certeza de que nunca aumentamos os preços para oferecer um falso desconto só para sermos populares.

Artesã tailandesa trabalhando na confecção de roupas
Moda sustentável
Para nós, moda é mais do que seguir tendência, é sustentabilidade. Prova disso é a preocupação que temos com a origem das matérias-primas (tecidos naturais e veganos, os únicos que usamos aqui na Calça Thai), a atenção à todas as etapas da linha de produção e a transparência de nossas práticas. O respeito com os artesãos tailandeses – que habitam comunidades locais em áreas rurais do norte da Tailândia – e que cuidam da confecção de cada peça, é um dos principais pontos para nós, já que com essa parceria, damos a oportunidade para que se desenvolvam de forma organizada e perene. Valorizando relações mais humanas em toda a cadeia de produção, nós respeitamos o trabalho de quem faz cada peça. Assim a Calça Thai também respeita as tradições milenares da Tailândia, imprimindo em nossas roupas as estampas e as cores do povo tailandês.

Por contarmos com toda essa estrutura e praticarmos a moda sustentável, seria irresponsável da nossa parte aumentar a produção em um curto espaço de tempo, assim como eventos iguais a Black Friday estimulam que aconteça.

Como você pôde ver, aqui na Calça Thai trabalhamos para produzir de forma justa, sustentável e gentil para todo mundo, independentemente de datas especiais ou épocas do ano. A junção de todos esses elementos que explicamos ao longo desse post mostra como colocamos em prática o comércio justo que realizamos todos os dias, para que você tenha a certeza de comprar com a gente de consciência tranquila o ano todo!

Loja Calça Thai

Se você gostou desse post, você também pode gostar:


4 Comments

02 December 2019 at 03:34 AM
Equipe Calça Thai

Olá, Maria! Gratidão <3


02 December 2019 at 03:34 AM
Equipe Calça Thai

Olá, Cristina! O motivo de não entrarmos na Black Friday são puramente pela grande valorização do trabalho dos artesãos que confeccionam as peças também, sabia ? :D


28 November 2019 at 12:57 PM
Maria das graças gouvea do nascimento

É justo, é um trabalho perfeito e manual. Não acho caro, pode o frete ser caro. Sou apaixonada pelas calças e vestuário de vocês.


28 November 2019 at 12:33 PM
Cristina

Pois acho que deveriam!
Afinal, vc falam que o produto é bom mas eu particularmente não aprovei e além do mais são caros ..
Falta sim, qualidade e a beleza só esta na propaganda.. desculpem minha sinceridade

Deixe o seu comentário