Por que a Calça Thai não usa seda

de Bruna Cecilio em May 17, 2021

mulher trabalhando em tecelaria com tecido seda cor de rosa

A Tailândia é famosa pela sua produção de seda, tanto que já teve um famoso e misterioso empresário conhecido como o “rei da seda”, o americano Jim Thompson, que ajudou a Tailândia a comercializar a seda em grande escala. E não é à toa, afinal a seda é um tecido muito valorizado e considerado luxuoso no mercado da moda.

Ele é utilizado em vestidos, gravatas e camisolas, entre outras peças, e o seu brilho e maciez colaboram para que fiquem elegantes e com bom caimento. 

Mesmo assim, a Calça Thai prefere não utilizar esse tecido. Você sabe por que? Continue lendo para entender como é a produção da seda e descobrir uma alternativa vegana para substituí-la.

 

Como a seda é produzida

A seda que encontramos para venda é feita dos fios tecidos pelos animais conhecidos como bicho-da-seda, que são as larvas da mariposa Bombyx mori. Quando não se pesquisa a fundo o assunto, pode-se concluir que, de alguma forma, os fios são coletados sem agredir esse pequeno ser produtor, mas isso é um engano. O que muita gente não sabe é que a sua produção envolve a crueldade a milhares de animais.

 

Criação do bicho-da-seda

Existem criações de mariposas do tipo Bombyx mori em cativeiro, a sericultura, com o objetivo de produzir a seda. Elas acasalam e produzem larvas (mais conhecidas como lagartas), que, antes de completar um mês de vida, tecem um casulo.

Ele é formado por um único fio de seda crua, que pode chegar a até 1,3 quilômetros de comprimento! E a função dessa cápsula é abrigar a lagarta no estágio de pupa, até que ela se transforme em mariposa. Mas na indústria da seda esse processo é interrompido.

mariposa bombyx mori que gera a larva bicho-da-seda

Utilização do casulo na indústria

Os casulos são aquecidos em altas temperaturas, matando a lagarta que está dentro de cada um deles antes que possa se desenvolver e eclodir. Depois disso eles são cozidos em água fervente para serem reidratados e facilitar a retirada do fio.

Para você ter ideia de quantos animais são mortos, são necessários cerca de 3 mil bichos-da-seda para fabricar 1 kg de tecido. Levando-se em consideração que não temos nem ideia da quantidade de seda comercializada diariamente, o número de insetos mortos é incontável.

bichos-da-seda tecendo casulos em indústria da seda

 

Rayon de bambu: uma alternativa à seda

Para quem gosta do efeito e da textura da seda, o rayon de bambu é uma ótima alternativa, principalmente por ser um tecido vegano. O rayon é leve, macio e respirável, e é chamado por algumas pessoas de “seda vegetal”. Ele é feito da celulose do bambu, uma planta de cultivo sustentável, que não precisa de pesticidas, por exemplo. E apesar de não ser um tecido totalmente natural, não utiliza animais em nenhuma fase da sua produção.

Na Calça Thai, o rayon de bambu está presente em várias das nossas peças, como: Calça Lótus; Calça Chang; Calça Pena; Calça Pantalona; Calça Plus Size e Kimonos.

 tecido rayon de bambu estampado que é alternativa à seda

 

Valores e princípios da Calça Thai

Os pilares que sustentam nosso trabalho são o comércio justo, a inclusão, a sustentabilidade e a cultura tailandesa. Além disso, não utilizamos nas nossas peças nenhum tecido que venha da exploração animal, somente tecidos veganos, pois acreditamos que devemos cuidar e nos importar com todas as vidas do planeta. E por tudo o que relatamos neste artigo, não usamos e nem cogitamos usar a seda nas nossas peças.


Você já sabia como funcionava a produção da seda? Conte para nós nos comentários o que achou.

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Calça de yoga: como escolher a melhor para você
Calça de yoga: como escolher a melhor pa
  A prática do yoga envolve asanas (posturas), meditação e respiração consciente, e proporciona uma vida mais saudável, equili...
Calça Thai lança linha premium de roupas
Calça Thai lança linha premium de roupas
A Calça Thai está lançando uma novidade muito esperada: a linha premium de roupas. Ela tem a mais alta qualidade possível, ao m...
Conheça a meditação budista e os benefícios dela para sua vida
Conheça a meditação budista e os benefíc
Imagem por Le Minh Phuong em Unsplash Buda alcançou a iluminação através da meditação, e deixou ensinamentos sobre os benefício...
14 comentários
de Calça Thai em June 01, 2021

Verdade, Rachel, mas essa é uma realidade na indústria da moda. Obrigado pelo carinho.

de Calça Thai em June 01, 2021

Oi, Patrícia! Você pode olhar os modelos e valores na nossa loja: https://www.calcathai.com/

de Calça Thai em June 01, 2021

Oba, Marisa, que bom!! Temos vários modelos na nossa loja. :)

de Calça Thai em June 01, 2021

Verdade, Ângela, não é muito divulgado!

de Calça Thai em June 01, 2021

Muito obrigado pelo carinho, Maria de Lourdes! A satisfação dos nosso clientes e a identificação com nossos valores é o que nos motiva.

de Calça Thai em June 01, 2021

Obrigado, Valquíria! Nossos produtos são veganos justamente para não agredir nenhum animal.

de Calça Thai em June 01, 2021

Obrigado, Liceia, sua mensagem nos deixou muito felizes!!

de Rachel em June 01, 2021

Gostei muito do texto. Conhecia a criação do bicho-da-seda de uma forma natural, não para fornecer seda em larga escala.
Temos que divulgar mais. Parabens pela iniciativa!

de Patricia em June 01, 2021

Fotos e preços, por gentileza.

de Marisa em June 01, 2021

Eu já comprei uma calça e adorei faço yoga e ela faz sucesso e quero mais

de Angela Santos em June 01, 2021

Muito legal. Eu sabia que a sede era feita com os fios do “bicho-da-seda”, mas não sabia como 😞

de Maria de Lourdes Affonso Moeira em June 01, 2021

Gostei muito da narrativa e esclarecimentos sobre a fabricaçao da
seda , sabia muito pouco.
Parabenizo a equipe pelo cuidado etico, com seus produtos de fabricaçao. Estou amando esta marca.

de Valquíria em June 01, 2021

Sinceramente, eu desconhecia a crueldade com esses bichinhos. Somente sabia da origem da seda. Que bom encontrar pessoas que se importam com nossos amiguinhos, os animais, principalmente esses bichinhos tão pequeninos, mas que também nos acompanham nessa trajetória no planeta Terra. Estão de parabéns!

de Liceia Moraes dos Santos em June 01, 2021

Já comprei calcas e kimono com a seda vegetal. São lindas e confortáveis. Orgulho de vocês.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO