Roupa para yoga: como fazer a escolha certa para você

de Bruna Cecílio em June 02, 2021
mulher na grama em postura de yoga usando calça larga e top como roupa para yoga

Ninguém quer sentir algum incômodo na hora de realizar as asanas (posturas do yoga), certo? O yoga traz benefícios para o corpo e para a mente, melhorando a qualidade de vida em vários sentidos. Mas para que a prática seja totalmente proveitosa e relaxante, é importante que se use roupas que a favoreçam. 

Por isso queremos lhe ajudar a escolher a melhor roupa para yoga. Continue lendo para saber como escolher bem.

 

Roupa para yoga: o que não usar

A prática do yoga envolve relaxamento, técnicas de meditação, respiração e movimentação. Para extrair o melhor resultado que ela pode oferecer, um bom desempenho e concentração durante a prática são essenciais. E fica bem difícil se entregar totalmente a este momento usando roupas desconfortáveis, concorda?

Assim, é melhor evitar roupas apertadas, pois prejudicam os movimentos e a circulação sanguínea. O mesmo vale para trajes com tecidos grossos ou que dificultam a transpiração, pois impedem que a pele respire e cria um acúmulo de suor propício para a propagação de bactérias e fungos. Também não é recomendável usar shorts largos, já que em certas posições eles podem mostrar demais e lhe deixar constrangido.

 

Como escolher sua roupa para yoga

O ideal é que as roupas sejam leves, confortáveis e de tecidos respiráveis, para que o yogui sinta-se bem durante os alongamentos e fazendo as posturas. Além destes, existem alguns outros fatores que influenciam na escolha do que vestir, como:

 

Você vai a outro lugar após a prática?

Quando o objetivo é ir somente para a prática, é comum ir de chinelinha e roupas mais despojadas. Mas se você pretende esticar para outro lugar depois da aula, seja para passear ou encontrar amigos, pode preferir algo mais caprichado, (mas ainda confortável). Uma calça ou macacão estilosos com rasteirinha dão um bom visual e atende às duas ocasiões.

 

Que tipo de yoga você faz?

Alguns tipos de yoga, como a Vinyasa Yoga, Power Yoga e Hot Yoga fazem transpirar mais e exigem maior liberdade de movimentação. Por isso, podem precisar de roupas diferenciadas. Já a Kundalini Yoga pede roupas brancas, preferencialmente de fibras naturais.

No geral, as roupas mais indicadas para a prática devem ser leves e confortáveis, mas quando se trata de tipos mais intensos como os que citamos, isso é ainda mais importante. As roupas precisam permitir que a pele respire e devem absorver a transpiração para dar mais conforto nos momentos de atividade mais intensa.

 

Você se sente confortável deixando o corpo à mostra?

Se você não se incomoda em deixar a barriga à mostra, pode apostar em um top. Mas para quem prefere se cobrir mais, uma boa opção é o body, assim a barriga não fica à mostra e deixa você mais à vontade.

 

Como está o clima?

Quando o tempo estiver quente, é melhor usar roupas leves e frescas. Por outro lado, se estiver fazendo aquele friozinho, você pode apostar em sobreposições para aquecer o corpo.

 

Roupas para yoga mais procuradas

Algumas pessoas usam para o yoga o mesmo tipo de roupa que se usa para academia e outras atividades físicas, mas nem sempre elas podem ser tão confortáveis assim. É preciso que você experimente e observe o que lhe deixa mais livre e à vontade. Aqui vão algumas opções usadas na prática de yoga:

 

Top

Opte pelos tops feitos de algodão com elastano, para que se adapte ao seu corpo sem abafar a pele. Escolha um modelo que lhe deixe segura, mas que não seja apertado. 

mulher na sala em postura de yoga usando legging e top

Photo by Carl Barcelo on Unsplash

 

Body

Ele envolve todo o tronco, e o ideal é que também seja feito de algodão com outro tecido de elasticidade. Só tome cuidado para que não seja apertado nem curto demais para a sua altura, ou poderá lhe incomodar. 

mulher em tapete fazendo yoga usando calça e body pretos como roupa de yoga

Photo by Katee Lue on Unsplash

 

Camiseta ou regata

Se você escolher uma camiseta ou regata, sugerimos que seja com elastano, rente ao corpo, para que não caia no seu rosto durante a execução da posição invertida, por exemplo. Dessa forma, há mais tranquilidade para se movimentar. Caso o clima esteja frio, escolha uma de mangas compridas. mulher fazendo yoga em casa usando legging e camiseta como roupa para yoga

Photo by Zen Bear Yoga on Unsplash

 

Macacão

É uma peça inteira que substitui o top e a calça. Existem modelos justos ao corpo e outros soltinhos e fluidos, então escolha o tipo que faz você se sentir melhor. Dê preferência aos que prendem no tornozelo, pois não vão se deslocar durante a movimentação. mulher em postura de meditação usando macacão como roupa para yoga

Legging

É uma calça justa da cintura às pernas, feita com tecidos de elasticidade. É muito utilizada para exercícios físicos, mas pode pressionar o corpo e tornar-se desconfortável em certas posições do yoga. mulher na sala em asana usando legging e camiseta como roupa para yoga

Photo by Katie Bush on Unsplash

 

Calça Yoga

É uma calça larga e de tecido leve, que não aperta o corpo, e costuma ser unissex. Aqui na Calça Thai temos a Calça Harém e a Calça Yoga, que são ideais para a prática, pois têm elástico na cintura e no tornozelo, evitando que atrapalhe durante a movimentação. O tecido é super macio e respirável, e além disso, a Calça Harém também se transforma em um macacão.

 mulher em postura de yoga na praia usando top e calça larga como roupa para yoga

Bermuda

Seja na modelagem masculina ou feminina, as bermudas de comprimento pelo joelho também são indicadas, pois dão segurança na posição invertida e não vão mostrar nada que não devam. As melhores são as com elástico na cintura, que se moldam ao corpo.

homem em sala fazendo postura de yoga usando bermuda e camiseta

Photo by wee lee on Unsplash

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre que roupa para yoga usar. Com essas dicas a sua aula vai ser muito mais proveitosa, afinal na prática do yoga, o ideal é esquecer que você está usando roupa. Namastê!

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O que é eco fashion? Entenda mais sobre a moda sustentável
O que é eco fashion? Entenda mais sobre
Uma preocupação crescente da humanidade é a preservação do meio ambiente. Se você prestar atenção, vai perceber que várias empr...
Calça de yoga: como escolher a melhor para você
Calça de yoga: como escolher a melhor pa
  A prática do yoga envolve asanas (posturas), meditação e respiração consciente, e proporciona uma vida mais saudável, equili...
Calça Thai lança linha premium de roupas
Calça Thai lança linha premium de roupas
A Calça Thai está lançando uma novidade muito esperada: a linha premium de roupas. Ela tem a mais alta qualidade possível, ao m...
DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO