Descubra 10 benefícios do yoga para a saúde do corpo e da mente

de Bruna Cecílio em March 06, 2022

mulher fazendo asana em parque aproveita benefícios do yoga

O yoga é uma prática milenar que une corpo e mente, produzindo um equilíbrio geral para a vida do praticante.

Sem contraindicações e podendo ser realizado por pessoas de todas as idades, o yoga produz bons resultados no tratamento de dores, estresse, ansiedade, além de trazer consciência corporal e maior sensação de bem-estar.

Mas para desfrutar de forma mais completa desses benefícios, é preciso manter a atividade de forma consistente durante pelo menos 2 ou 3 meses. O que não é nada difícil, já que ela é super prazerosa e alguns dos seus efeitos já percebemos logo de início.

Continue a leitura para descobrir 10 benefícios do yoga para a sua saúde!

 

Benefícios do yoga para o corpo

Você sabe que o yoga tem uma série de vantagens para quem pratica, mas afinal quais são esses benefícios do yoga para a saúde do corpo? Confira mais detalhes abaixo!

 

Aumento do condicionamento físico

Você já subiu uma escada e ficou ofegante? Pois é, isso se dá pela falta de condicionamento físico.

Os asanas e exercícios do yoga trabalham o equilíbrio e a respiração, aumentam a flexibilidade e fortalecem a musculatura.

Com isso, os praticantes naturalmente ficam mais dispostos e ganham maior condicionamento físico para as atividades do dia a dia e para outros tipos de exercícios físicos.

 

Alívio de dores corporais

Com o aumento da massa magra (músculos), há um alívio da sobrecarga sobre a coluna e demais articulações, reduzindo as dores na lombar e em outros pontos do corpo.

Outros fatores que influenciam nisso é que, com a consciência corporal que o yoga promove, há uma melhora na postura e um aumento da flexibilidade. E ao manter-se com posturas corretas e com o corpo alongado, diminuem as possibilidades de lesões e de desvios posturais.

Em um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Ciências Médicas de Nova Délhi, na Índia, observou-se que o yoga, somado ao tratamento convencional, proporciona melhoras bem mais consistentes nos sintomas da enxaqueca comparado a quem não pratica essa atividade.

 

Melhora do sistema respiratório

As posturas e os exercícios de respiração do yoga atuam na melhora do funcionamento pulmonar. Acontece que ao treinar a respiração lenta e profunda, aos poucos há um aumento gradativo da capacidade de oxigênio dos pulmões, podendo auxiliar até mesmo no tratamento da asma.

 

Coração mais saudável

A saúde cardíaca ganha qualidade graças a vários desses benefícios do yoga, como o aumento da massa magra e do condicionamento físico, o melhor funcionamento respiratório e a redução do estresse e da ansiedade.

Assim, os batimentos cardíacos ficam sob controle, o bombeamento de sangue fica mais eficaz e o sistema cardiovascular se beneficia.

 

Combate a hipertensão

Ao reduzir o estresse e a ansiedade, promover sono de qualidade e ajudar a estabelecer um estilo de vida mais saudável, o yoga também combate a hipertensão, evitando mais uma série de doenças que poderiam vir dela.

mulher em parque aproveitando benefícios do yoga

Imagem: Pixabay

 

Benefícios do yoga para a mente

E não pára por aí. Os praticantes também percebem as vantagens do yoga na saúde mental e emocional. Veja abaixo algumas delas!

 

Redução do estresse e da ansiedade

Existem vários estudos científicos que comprovam a redução dos sintomas de estresse, trauma e ansiedade em pessoas que praticam yoga, promovendo o equilíbrio emocional que tanto precisamos.

Ao praticar os exercícios de respiração e manter o foco do pensamento no presente, muitos dos receios que carregamos deixam de ter sentido.

E muito do estresse e da ansiedade é causado exatamente por esses medos infundados que criamos em torno do que pode nem acontecer.

 

Apoio no combate à depressão

A meditação e os asanas proporcionam maior autoconhecimento, sensação de bem-estar e otimismo aos adeptos do yoga.

Além disso, a prática de focar no hoje ao invés dos problemas do passado ou das possibilidades futuras, reduz a carga de ansiedade e de preocupações, trazendo melhora nos sintomas da depressão.

 

Promove um sono de qualidade

Uma boa noite de sono faz muita diferença no desenrolar das atividades do dia a dia, concorda? Quando dormimos bem, trabalhamos melhor, somos mais pacientes e simpáticos. Mas quando o contrário acontece, tudo fica mais difícil.

E não é só: o sono de má qualidade ainda contribui com o desenvolvimento de doenças sérias como hipertensão, obesidade, ansiedade e depressão.

Com a prática consistente do yoga, conquistamos maior equilíbrio emocional e relaxamento físico e mental, que contribuem para as sonhadas noites de sono restauradoras.

 

Maior capacidade de concentração

Um dos grandes benefícios do yoga é o mindfullness, que é o foco no momento presente por meio dos exercícios de meditação e das posturas.

Ao treinarmos a mente para se concentrar no presente, deixando que pensamentos e sentimentos aleatórios simplesmente passem por nós, aos poucos vamos desenvolvendo maior poder de concentração e foco.

E isso é uma vantagem nos estudos, no trabalho e mesmo como uma forma de viver melhor a vida, aproveitando cada momento como único.

 

Mais equilíbrio emocional

Graças a essa maior capacidade de foco, de viver o momento, e de não nos deixarmos dominar pelo estresse e ansiedade, também adquirimos uma crescente habilidade de dominar nossas próprias emoções.

Isso não quer dizer represá-las, mas saber quando elas devem gerar efeitos externos ou não. Com isso, evitamos ceder a impulsos de fúria ou tomar más decisões por conta do emocional instável.

 

Quem pode aproveitar os benefícios do yoga?

Não há contraindicações na prática do yoga, e os seus benefícios podem ser aproveitados por crianças, adultos, idosos e gestantes.

A única orientação é adaptar os asanas de acordo com o nível de cada praticante. Por exemplo, existem posturas mais complicadas para um iniciante realizar, então espera-se sua evolução dentro da prática para então passar a outro nível de dificuldade.

Com todos esses benefícios do yoga temos mil motivos para nos aprofundarmos nessa prática milenar, não é?

Aproveite para conhecer a Calça Yoga da Calça Thai, feita sob medida para proporcionar uma prática segura e confortável para você!

Loja Calça Thai

 

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O que é calça palazzo e como usar essa tendência
O que é calça palazzo e como usar essa tendência
  A calça palazzo é a escolha perfeita para quem quer elegância, conforto e frescor. Já bastante conhecida no hemisfério norte...
Saiba mais
Retiros espirituais na Tailândia: o que são e quais os melhores
Retiros espirituais na Tailândia: o que são e quais os melhores
Com o ritmo de vida agitado e tantas cobranças presentes na vida moderna, o estresse se torna mais frequente do que gostaríamos...
Saiba mais
Como usar kimono feminino estampado? Dicas para usá-lo com muito estilo
Como usar kimono feminino estampado? Dicas para usá-lo com muito estilo
O kimono feminino estampado é uma roupa tradicional da cultura oriental que vem se tornando muito popular no ocidente. Podendo ...
Saiba mais

1 comentário
de Camila em April 13, 2022

Olá calcathai adorei seu conteúdo.Tenho uma novidade para todas as mulheres http://mon.net.br/1wh6b9

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO