Mais 10 semelhanças entre o Brasil e a Tailândia – Parte 2 – Calça Thai

Mais 10 semelhanças entre o Brasil e a Tailândia – Parte 2

27 Maio 2016
0 comments

Escrito por Marina Lourenço

Mais 10 semelhanças entre o Brasil e a Tailândia – Parte 2

Há pouco tempo fizemos um post contando semelhanças entre o Brasil e a Tailândia. Como não são poucas, resolvemos preparar mais um. Confira!

1) Tribos

Tribo TailandiaAssim como o Brasil, as origens da Tailândia também contam com diversas tribos nativas, na maioria dos casos nas fronteiras com outros países, em locais de difícil acesso. Em ambos os países, hoje a presença dessas tribos é limitada a determinadas regiões, mas ainda é possível encontrar algumas comunidades e vestígios das suas culturas, tanto na língua quanto em roupas, acessórios e tradições.

2) Café

Café GeladoBrasil e Tailândia estão entre os maiores produtores de café do mundo. E o clima parecido entre os dois países é uma das principais razões pra que isso aconteça. Na Tailândia você encontra barraquinhas de café em qualquer esquina e geralmente ele é preparado com leite condensado e gelo. Mas diferente do Brasil, o hábito de oferecer um “cafezinho” no escritório ou em casa não é comum. Para os brasileiros, mais que uma bebida, o café é uma grande expressão social que conecta pessoas.

3) Shopping

Shopping BangkokSe já achamos que os brasileiros vão muito ao shopping, na Tailândia esse hábito é ainda maior. Nas cidades grandes dos dois países, os shoppings estão sempre lotados. Em uma área de Bangkok chamada Siam, por exemplo, há pelo menos 7 shoppings ao redor da estação de metrô da região. E as pessoas não o frequentam apenas para compras: o shopping também representa passeio, lazer e relacionamento.

4) Chinelos

chinelosUm dos produtos bem sucedidos no Brasil, em termos de vendas e representação cultural, é a famosa Havaianas. O “chinelo de dedo”, como é conhecido entre os brasileiros, se espalhou pelo mundo todo e ganhou a aprovação de uma variedade enorme de nações. Na Tailândia, não só a marca Havaianas está presente, mas principalmente o modelo. Por conta do calor, da praticidade e porque na Tailândia as pessoas sempre tiram os sapatos antes de entrar em estabelecimentos, o chinelo também é extremamente utilizado pelos tailandeses.

5) Água de coco

Agua de cocoÁgua de coco como bebemos, no próprio coco, não é algo que pode ser encontrado em muitos países do mundo. Mas a Tailândia é um deles. Às vezes você encontra o coco exatamente como no Brasil, com a casca verde e um canudo para auxiliar. Às vezes, o coco é aquele de menorzinho de casca marrom e já vem descascado. Em outros casos, os tailandeses colocam a água de coco dentro de pequenos sacos plásticos furados com um canudo.

6) Gambiarras

Tuk tuk TailandiaUm grande símbolo do Brasil é o “jeitinho brasileiro”. Ele envolve muita criatividade e é basicamente a habilidade de trazer soluções novas para problemas antigos, ou olhar para o que todo mundo olhou e ver o que ninguém viu. Em outras palavras, é a famosa gambiarra. Assim como os brasileiros, os tailandeses são craques em improvisar com os recursos que têm disponíveis. Um exemplo clássico da gambiarra tailandesa são os tuktuks que estão por todo canto – uma espécie de moto adaptada que possibilita que o motorista carreguem em média dois passageiros.

7) Telenovelas

Telenovela TailandesaOutra grande expressão da cultura brasileira que também é extremamente difundida pela Tailândia. Nos dois países, as novelas são acompanhadas por grande parte da população e seus atores se tornam personalidades famosas e admiradas. Há sempre um casal apaixonado, uma vilã maligna e um personagem homossexual ou “kathoey” (termo utilizado para se referir aos transexuais) que traz humor às cenas. Lotadas de drama, romance e comédia, as novelas prendem os olhares dos expectadores brasileiros e tailandeses.

8) Churrasco no espeto

Espetinho TailandiaPrincipalmente no interior do Brasil, o churrasco no espetinho é bastante comum. Do outro lado do mundo, ele está por todo lado. Enquanto no Brasil as maioria dos espetinhos são de carne de vaca, queijo coalho, coração de frango, kafta e frango com bacon, na Tailândia são mais voltados para frutos do mar – principalmente lula, peixe, frango e diferentes tipos de linguiças.

9) Temperos

Temperos da TailandiaDe um lado cebola, alho, cheiro verde. Do outro, capim limão, curry, pimenta – muita pimenta. Apesar de temperos diferentes, ambos os países carregam uma culinária repleta de sabores, cheiros, contrastes. Na Tailândia, as mesas sempre contam com pequenos recipientes preenchidos de pimentas, amendoim, açúcar e outros molhos, complementando as refeições com toques doces, salgados, azedos, amargos e apimentados – por conta dessa complexidade de sabores a culinária tailandesa é tão reconhecida e admirada.  A comida é realçada por uma mistura de sensações surpreendente.

10) Receptividade

Bem-vindo TailandiaTuristas que visitam o Brasil sempre destacam o quanto o povo é hospitaleiro e atencioso. E Tailândia não é conhecida como “terra dos sorrisos” à toa. Os tailandeses, principalmente no norte do país, são extremamente receptivos e prestativos. Ao pedir informações na rua isso pode ser comprovado: eles não só explicam o caminho, como se levantam e vão até a rua indicar exatamente o que você precisa fazer. Duas terras que estão de braços e coração abertos pra te receber!

Deixe o seu comentário