A Tailândia e a cultura dos pés descalços | Blog Calça Thai

A Tailândia e a cultura dos pés descalços

15 Dezembro 2015
0 comments

Escrito por J. Del Rosso

A Tailândia e a cultura dos pés descalços

Monges Pes

Toda cultura tem as suas tradições e costumes próprios. A Tailândia, é claro, não foge à regra. O país possui uma série de padrões de comportamento bastante específicos - e, exatamente por isso, um tanto fascinantes. Se você está de viagem marcada para o Oriente, aqui vai uma dica preciosa: cuide bem de seus pés desde já. O motivo? Eles ficarão bastante à mostra durante todo o tempo em que você estiver por lá.

Vamos por partes: a espiritualidade é um tema bastante presente na vida dos tailandeses. A crença predominante tem como fundamento a ideia de que a cabeça é a parte mais importante do corpo. Ela representa a ligação do homem com o divino e não deve ser tocada. Os pés, por sua vez, são a parte menos nobre da fisiologia e, portanto, são tidos como impuros. Por este motivo, nunca se deve apontar os pés para as estátuas de Buda (as quais estão espalhadas por todo o território tailandês) ou para os monges.

Se os pés já não possuem boa reputação, os sapatos vão um pouco além: é considerado ofensivo não retirar os calçados em determinados espaços. Isso é levado tão a sério que vários sítios da Tailandia possuem áreas reservadas para os sapatos de seus visitantes. 

Take off your shoes

Para não correr o risco de ser rude, preste atenção em algumas noções básicas: para começar, nunca entre em um templo se não estiver descalço. Procure sempre pelas prateleiras de sapatos; se elas não estiverem à vista, verifique se os calçados estão no chão, próximos às portas. Vale dizer que não é uma boa ideia pisar ou sentar-se sobre a soleira do portão de entrada - acredita-se que os espíritos que protegem o local vivem sob ela e que perturbá-los pode acarretar má sorte. Melhor não arriscar.

O costume é mantido também em escolas, onde fileiras de calçados enfeitam a parte exterior das paredes das salas de aula, em pequenas lojas e, claro, nas residências. As casas tailandesas são bastante limpas e possuem pisos polidos (certamente a ausência de passos sujos nos carpetes colabora imensamente para este fato), então não será difícil se sentir tentado a ficar com as extremidades nuas.


Sapatos casa tailandesaSe parece complicado absorver todas essas informações, fique tranquilo: na dúvida, busque sempre por um amontoado de calçados. No mais, não se esqueça de optar por sandálias ou chinelos de dedo - tênis, mocassins e botas levam mais tempo para serem retirados e recolocados, e isso é algo que acontecerá com bastante frequência durante toda a sua estadia - e carregue lenços umedecidos para tirar possíveis resíduos das solas de seus pés.

Com este pequeno checklist feito, basta apenas aproveitar tudo o que a Tailândia tem a oferecer.Também é relevante saber que famílias tradicionais tailandesas sentam-se no chão durante as refeições, e que isso também é bastante comum nos restaurantes da região norte do país. A comida, nestes casos, costuma ser servida em pequenas mesas ou bandejas. O que é importante saber? Não deixe os pés apontados para a comida e tome cuidado para não invadir o espaço de ninguém.

Se a sua passagem ainda não está comprada, não tem problema: adquirindo os produtos da Calça Thai, você poderá carregar consigo uma parte da apaixonante Tailândia.

Acompanhe mais notícias e receba novidades do catálogo de nossa loja virtual através da nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/calcathai.

Deixe o seu comentário