Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Nossa primeira impressão sobre esses dois países, Brasil e Tailândia, é a de que eles não têm nada em comum. Afinal, eles se situam em direções quase opostas do globo; não só a língua mas o alfabeto são totalmente diferentes; o estereótipo físico das pessoas não tem nada a ver um com o outro, assim como a gastronomia e a religião.
Mas ao olhar mais de perto, descobrimos que Brasil e Tailândia têm sim muitas similaridades. Confira as semelhanças entre os dois países que compartilham o coração da Calça Thai:
1) Praias
A Tailândia é um país tão praieiro quanto o Brasil. E em ambos é possível encontrar praias maravilhosas. Indo desde as mais desertas e intocáveis até as mais badaladas e lotadas, os dois têm praias para todos os gostos. Se você estiver do lado oeste da costa tailandesa, conhecido como Andaman Coast, o sol se põe no lado oposto ao do Brasil. Já do lado leste, o Golfo da Tailândia, o sol se põe exatamente na mesma direção.
2) Arroz
Em termos de tempero a gastronomia tailandesa é bastante diferente pro paladar brasileiro. Mas um ingrediente muito presente nos dois países é o arroz. Assim como o brasileiro, o tailandês também come arroz em quase todas as refeições. Enquanto no Brasil preparamos com alho e cebola, aqui o arroz quase não tem tempero e o destaque fica com o sticky rice, um arroz bem grudento e um pouco mais adocicado que o normal.
3) Moto taxis
Esse é um meio de transporte muito típico do Brasil, principalmente em cidades grandes. Apesar de ser difícil encontrar moto taxi em outras partes do mundo, na Tailândia isso é comum, principalmente pra se locomover entre distâncias mais curtas. A diferença é que aqui, quando uma rua é contra mão, os motoboys diversas vezes dirigem pela calçada, junto dos pedestres. É bastante confuso.
4) Clima e vegetação
Por conta da localização geográfica, ambos próximos à linha do Equador, os dois países têm climas e vegetações muito semelhantes. O calor é quase constante durante o ano e não raramente as temperaturas atingem os 40 graus. Por essa razão a vegetação também é semelhante: muito verde, coqueiro e diversidade.
5) Frutas
Falando em diversidade, outro aspecto interessante é que o Brasil e a Tailândia têm uma enorme variedade de frutas disponíveis. Ao visitar países no hemisfério norte, por exemplo, vemos que muitas frutas não são encontradas por lá. Na Tailândia, felizmente, a barraquinha de frutas é tão colorida quanto a do Brasil.
6) Ilhas
As ilhas do Brasil, às vezes mais conhecidas pelos gringos do que pelos próprios brasileiros, não perdem nada para as da Tailândia. As praias azuis, a areia branquinha, a vegetação deslumbrante. Na Tailândia, não deixe de passar uns dias em Koh Phi Phi. No Brasil, separe pelo menos um feriado pra conhecer a incrível Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro.
7) Festa de rua
Carnaval e festa junina, talvez as duas maiores festividades populares brasileiras, são festa que acontecem na rua. Todo mundo se mobiliza fora de suas casas e se une a diferentes tipos de gente para um só fim: celebrar. A Tailândia também gosta disso: em abril é celebrado o Songkran, Ano Novo Tailandês. A comemoração conta com três dias de festa e é um festival de água, onde todo mundo vai pra rua equipado com suas arminhas e baldes d’água para comemorar a chegada do novo ano. A água, além de espantar o calor de 40 graus do verão tailandês, que tem seu ápice no mês de abril, também traz a simbologia de “limpar” os infortúnios do ano que acabou e começar o ano seguinte com frescor.
8) Jaca
Ao chegar na Tailândia, é comum os então moradores falarem “Você precisa experimentar uma fruta que só tem aqui chamada durian ou jackfruit.” Na verdade, o exterior da fruta é muito semelhante à nossa jaca e às vezes pode até ser confundido. Entretanto, o cheiro que exala ao se partir uma durian é muito forte, e a fruta é muito mais querida e apreciada entre os tailandeses do que os brasileiros.
9) Música ao vivo
Essa mania de ir pra um barzinho e curtir uma música ao vivo também existe na Tailândia. Diferente do Brasil, não rola um sambinha nem bossa nova. Os tailandeses compartilham uma porção de algum aperitivo bem apimentado e bebem whisky ao som de covers de suas músicas pop favoritas. Mas a ideia é a mesma: tomar um drink, ouvir boa música e socializar.
10) Religiosidade
Apesar das religiões serem bastante diferentes, ambos os países são muito religiosos. A maioria de suas populações seguem uma crença: no caso da Tailândia, o budismo predomina; no caso do Brasil, o cristianismo. Os dois países seguem fortes tradições, frequentam igrejas ou templos frequentemente, têm diversas datas comemorativas religiosas. Independente da doutrina, a fé se encontra muito presente.
Gostou? As semelhanças são tantas que nem couberam aqui! Logo mais teremos a continuação desse post. Fique ligado!
Como existe lugares paradisíacos no planeta, Na Bíblia está escrito, que pelas coisas vistas Sabem a verdade a respeito de Deus, pois ele a tornou evidente.
Por meio de tudo que ele fez desde a criação do mundo, podem perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina. Portanto, não têm desculpa alguma.
Romanos 1:19,20
E de pensar que há quem desfrute de toda essa natureza exuberante, e despreze o conhecimento de um criador inteligente, sábio e criativo…..o EU SOU.
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
Meu olho é igual de tailandesa. e eu sou brasileira
Oi Ana, muito obrigada pelo seu comentário e correção! Já realizamos um ajuste no texto. Da próxima vez vamos ficar ainda mais atentos. Grande abraço e continue nos acompanhando!
Muito bom o texto, apenas uma observação quanto a fruta exótica… A jaca é comum e apreciada por ambos os povos, mas a DURIAN é outra fruta, apesar de parecida por fora e ter a mesma coloração amarela, a Durian é uma fruta que não temos no Brasil. É peculiar do Sudeste Asiático e é famosa pelo mau cheiro que exala depois de cortada. O gosto é completamente diferente da jaca e há quem ame e quem odeie. Vale a prova. ;)