Budismo: A principal religião na Tailândia – Calça Thai

Budismo: A principal religião na Tailândia

16 Julho 2015
2 comments

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Budismo: A principal religião na Tailândia

A religião sempre fez parte do dia a dia dos tailandeses. Não é a toa que cerca de 95% da população é praticante do budismo Theravada, que é a religião oficial do país. Ele tem como base os ensinamentos do Buda, que é conhecido também como “c” ou “nee Siddhartha Gautama”.

O budismo é considerado não só uma religião, mas também uma filosofia. Nele estão mescladas várias outras crenças espirituais que surgiram do hindu séculos atrás. Na maioria das casas tailandesas e nos templos há a chamada "casa dos espíritos” do lado de fora, que são lugares onde se colocam as oferendas para afastar os males e pedir benção.

casa dos espiritos tailandia

Uma casa dos espiritos

 

A população tailandesa budista têm muito respeito por outras crenças religiosas e sempre está aberta para discutir seus valores budistas com estrangeiros ou pessoas de outras crenças. O budismo é tão presente no cotidiano que há diversos templos no país para serem visitados, gerando uma oportunidade de não só conhecer mais sobre a religião, mas também para meditar.

A meditação é justamente uma das práticas principais da religião. Ela é uma forma de auto-reflexão, que tem como objetivo ajudar o indivíduo, mas também para aliviar os seus sofrimentos. Os turistas podem aprender sobre os fundamentos desta prática em qualquer templo. Alguns deles, principalmente na cidade de Chiang Mai, no norte do país, permitem que os visitantes conversem com os monges como forma de aprendizado sobre o budismo ou para futuramente aderir à religião.          

A importância é tamanha que os monges budistas são muito reverenciados por pessoas de qualquer idade. Há o costume de chamá-los nas casas das famílias para abençoarem não só os parentes, mas o lugar onde moram.  Além disso, é comum ver imagens religiosas decorando empresas, taxis, restaurantes, além de muitos acendendo um incenso para fazer orações não só para Buda, mas também para os deuses hindus. 

taxi em banguecoque tailandia

Um taxi em Banguecoque Tailândia

 

Em muitas cidades, principalmente do interior, os templos são ponto de encontro, servindo como lugares não só para praticar a religião, mas também como forma de socialização. Outro exemplo da importância é que os feriados budistas ocorrem regularmente durante todo o ano e uma curiosidade: eles sempre caem em dia de lua cheia. Nesses dias festivos, os tailandeses costumam ir aos templos para prestar homenagem ao Buda e dar esmolas aos monges.

O budismo é um aspecto importante da cultura tailandesa, que é rica em valores e também em arte. Os produtos da Calça Thai também buscam trazer um pouco da riqueza do país. Acompanhe as novidades da nossa loja virtual também no Facebook.

2 Comments

07 November 2016 at 11:10 PM
Carlos

Eu sou do Brasil eu amo Tailândia de corpo e alma queria saber os principais ou único deus indu tony jaan resava.


01 June 2016 at 10:29 AM
Ismael Alves da Silva

Sou brasileiro e gosto do país da Tailândia e gostaria de saber sobre o sistema de governo e de vida neste país, que a paz esteja com o povo da Tailândia.

Deixe o seu comentário