Guia de amuletos tailandeses – Calça Thai

Guia de amuletos tailandeses

de Bruna Cecilio em August 22, 2020

estátua tailandesa de Buda usada como amuleto

Você já ouviu falar dos amuletos tailandeses? Eles são muito populares e mesmo considerados necessários entre a população budista da Tailândia, pelo menos entre as pessoas mais espiritualizadas, que costumam usar pelo menos um amuleto no pescoço. E a fama desses amuletos tem chegado longe: os atores hollywoodianos e adeptos do budismo Steven Segall e Jackie Chan também adquiriram exemplares para sua proteção. Quer entender mais sobre esses talismãs? Continue a leitura.

 

 

O que são amuletos tailandeses

Os amuletos budistas tailandeses são feitos de materiais como gesso, osso, metal ou madeira, e variam em forma e tamanho. Em geral, levam a imagem de Buda, de um monge famoso ou do monge que fez o amuleto. Mas não basta fabricá-lo para que ele seja considerado de propriedades mágicas. 

Funciona assim: depois que o amuleto é feito pelo artesão, que pode ser um monge, um grupo de monges canta, ora e abençoa o objeto, em um processo que pode levar de uma semana até três anos. Só depois disso ele é considerado com propriedades de proteção.

Os tipos de amuletos são incontáveis. Existe uma infinidade deles, feitos por inúmeros monges, em vários templos da Tailândia, ao longo de séculos, sendo comum que esses talismãs sejam encontrados debaixo de ruínas de templos antigos. Aqui vamos falar de alguns dos mais famosos amuletos budistas tailandeses.

corrente com pingente de amuleto tailandês budista

 

Principais amuletos tailandeses

Benja Phakhi

Avaliado em cerca de 2 milhões de reais (ou 10 milhões de baht), esse é o amuleto mais famoso da Tailândia. Na verdade, se trata de um conjunto de cinco amuletos raros. São eles: Phra Somdej Wat Rakhang, Phra Rod, Phra Nang Phaya, Phra Phong Suphan e Phra Sum Kor. Conheça um pouco mais sobre cada um deles logo abaixo.

 


Phra Somdej

Esse é considerado o rei dos amuletos e tem o status mais nobre no budismo. Sua função varia entre melhorar relacionamentos pessoais e carreira, proporcionar saúde e equilíbrio energético, e proteger contra magia negra e contra desastres. Existem edições diferentes dele, sendo o mais conhecido o Phra Somdej Wat Rakhang, produzido entre os anos de 1866 e 1871 por Somdej Toh de Wat Rakhang Khositaram, um renomado monge tailandês.

Em geral, esse amuleto possui um Buda sem olhos, nariz ou boca sentado em um trono, e assim como outros talismãs tailandeses, Phra Somdej costuma ter terra do templo, pólen, cabelo ou outras relíquias de algum monge, ou o manto sagrado "cīvara" usado por ele.

 


Phra Rod

Tem origem nos amuletos descobertos nas ruínas da estupa de um templo em Wat Mahawan, no início da era do Rei Chulalongkorn, na província de Lamphun. Foi chamado de Phra Rod porque a imagem de Buda no amuleto lembrava a antiga imagem de Buda do templo Phra Rod Luang.

Diz-se que quando o templo fazia parte do Reino Hariphunchai, os amuletos foram criados por um sábio rixi para distribuir à população durante as guerras, e o que restou foi colocado dentro da estupa do templo.

 


Phra Nang Phaya

Acredita-se que esse talismã foi encomendado pela Rainha Wisutkasat, do Reino de Ayutthaya, e foi descoberto quando trabalhadores escavavam uma área de um templo. Mas este amuleto também foi descoberto dentro de templos próximos, como o de Wat Ratchaburana.

 


Phra Phong Suphan

Esse amuleto tailandês é do templo de Wat Phra Si Rattana Mahathat, da província de Suphanburi, e em 1913 o governador Suphanburi comandou uma escavação para descobrir amuletos enterrados no local, e foi quando encontraram o Phra Phong Suphan, entre outros.

 


Phra Sum Kor

O Phra Sum Kor é da província de Kamphaeng Phet, e a história é que quando o monge budista Somdej Toh foi visitar parentes em 1849, acabou encontrando amuletos Phra Sum Kor no templo de Wat Phraboromthat Nakhonchum junto com instruções sobre o processo de fabricação do amuleto.

 


Phra Kring

O Phra Kring é uma estatueta metálica com a imagem de um Buda meditando no estilo Mahayana (apesar de a Tailândia ser adepta do Budismo Theravada) com uma conta sagrada feita de relíquia que forma um chocalho dentro dele. Esse Buda é Pra Pai Sachaya Kuru, considerado o Buda da medicina, e acredita-se que aquele que ouve seu nome ou vê sua imagem, será curado e viverá um vida longa, saudável e próspera.

pingente de amuleto tailandês budista

 

Onde adquirir

O estudo e a autenticação de amuletos legítimos é uma questão séria e complexa, assim como acontece no comércio de antiguidades, por isso é comum que colecionadores e devotos já tenham alguém de confiança que ofereça amuletos autênticos.

Existem muitas falsificações e são necessárias décadas para desenvolver as habilidades necessárias para reconhecer talismãs autênticos. Cada estudioso se especializa em determinada linha deles, pois existem milhões de edições’, provenientes de milhares de templos, abrangendo séculos, e não é possível alguém adquirir conhecimento para autenticar cada uma dessas edições.

O mercado Tha Phrachan é conhecido por vender amuletos, mas não é tão aconselhável para comprar: vários são considerados falsos, ou seja, réplicas que não foram abençoadas pelos monges. Então recomendamos pesquisa e cuidado na hora de escolher de quem comprar um amuleto.

 


Como usar amuletos tailandeses

Os amuletos budistas tailandeses podem ter seu poder potencializado quando usados da forma correta. Confira algumas indicações de como usar (e também do que não fazer com eles):

  • Faça uma oração antes e depois de usá-lo;
  • Como forma de respeito a Buda, não carregue o amuleto abaixo da cintura, mas sim acima dela, como no pescoço. Isso não vale para o amuleto Takrut, que pode ser carregado no bolso;
  • Retire o talismã antes do banho;
  • Não guarde-o em um quarto onde você pode vir a praticar sexo;

 

 

Prece para usar o amuleto

A prece é um meio de conexão com a espiritualidade que é muito pessoal. Nesse caso, ela é dita como uma forma de prestar respeito ao Buda e também para potencializar os efeitos do amuleto. Deixamos aqui uma sugestão para você: existe uma oração que costuma ser dita três vezes antes e depois de usar o amuleto, e que também pode ser usada antes e depois da prática da meditação. Ela é um ato de louvor e exaltação ao líder iluminado que é Buda. A prece é: Namo tassa bhagavato arahato samma sambuddhassa.


Você já conhecia essa tradição budista tailandesa? Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais um pouco da Tailândia.

/

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O poder das pedras e cristais na meditação e equilíbrio espiritual
O poder das pedras e cristais na meditaç
É cada vez mais claro o quanto precisamos de autoconhecimento e equilíbrio para lidar com o mundo e com nós mesmos. Em momentos...
Melhores músicas tailandesas para meditação
Melhores músicas tailandesas para medita
Os sons ou a ausência deles fazem muita diferença na nossa vida. Se você prestar atenção, uma música dá todo o clima em uma cen...
Agora você pode parcelar suas compras na Calça Thai
Agora você pode parcelar suas compras na
O parcelamento das compras por cartão de crédito era um pedido recorrente dos nossos clientes e estamos muito felizes por agora...
1 comentário
de Valéria Gontijo em September 28, 2020

Gostaria de saber mais sobre os amuletos.
Ver suas fotografias também.
Gratidão

DEIXE UM COMENTÁRIO
VOLTAR PARA O TOPO