Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Você já ouviu falar dos amuletos tailandeses? Eles são muito populares e mesmo considerados necessários entre a população budista da Tailândia, pelo menos entre as pessoas mais espiritualizadas, que costumam usar pelo menos um amuleto no pescoço. E a fama desses amuletos tem chegado longe: os atores hollywoodianos e adeptos do budismo Steven Segall e Jackie Chan também adquiriram exemplares para sua proteção. Quer entender mais sobre esses talismãs? Continue a leitura.
Os amuletos budistas tailandeses são feitos de materiais como gesso, osso, metal ou madeira, e variam em forma e tamanho. Em geral, levam a imagem de Buda, de um monge famoso ou do monge que fez o amuleto. Mas não basta fabricá-lo para que ele seja considerado de propriedades mágicas.
Funciona assim: depois que o amuleto é feito pelo artesão, que pode ser um monge, um grupo de monges canta, ora e abençoa o objeto, em um processo que pode levar de uma semana até três anos. Só depois disso ele é considerado com propriedades de proteção.
Os tipos de amuletos são incontáveis. Existe uma infinidade deles, feitos por inúmeros monges, em vários templos da Tailândia, ao longo de séculos, sendo comum que esses talismãs sejam encontrados debaixo de ruínas de templos antigos. Aqui vamos falar de alguns dos mais famosos amuletos budistas tailandeses.
Avaliado em cerca de 2 milhões de reais (ou 10 milhões de baht), esse é o amuleto mais famoso da Tailândia. Na verdade, se trata de um conjunto de cinco amuletos raros. São eles: Phra Somdej Wat Rakhang, Phra Rod, Phra Nang Phaya, Phra Phong Suphan e Phra Sum Kor. Conheça um pouco mais sobre cada um deles logo abaixo.
Esse é considerado o rei dos amuletos e tem o status mais nobre no budismo. Sua função varia entre melhorar relacionamentos pessoais e carreira, proporcionar saúde e equilíbrio energético, e proteger contra magia negra e contra desastres. Existem edições diferentes dele, sendo o mais conhecido o Phra Somdej Wat Rakhang, produzido entre os anos de 1866 e 1871 por Somdej Toh de Wat Rakhang Khositaram, um renomado monge tailandês.
Em geral, esse amuleto possui um Buda sem olhos, nariz ou boca sentado em um trono, e assim como outros talismãs tailandeses, Phra Somdej costuma ter terra do templo, pólen, cabelo ou outras relíquias de algum monge, ou o manto sagrado "cīvara" usado por ele.
Tem origem nos amuletos descobertos nas ruínas da estupa de um templo em Wat Mahawan, no início da era do Rei Chulalongkorn, na província de Lamphun. Foi chamado de Phra Rod porque a imagem de Buda no amuleto lembrava a antiga imagem de Buda do templo Phra Rod Luang.
Diz-se que quando o templo fazia parte do Reino Hariphunchai, os amuletos foram criados por um sábio rixi para distribuir à população durante as guerras, e o que restou foi colocado dentro da estupa do templo.
Acredita-se que esse talismã foi encomendado pela Rainha Wisutkasat, do Reino de Ayutthaya, e foi descoberto quando trabalhadores escavavam uma área de um templo. Mas este amuleto também foi descoberto dentro de templos próximos, como o de Wat Ratchaburana.
Esse amuleto tailandês é do templo de Wat Phra Si Rattana Mahathat, da província de Suphanburi, e em 1913 o governador Suphanburi comandou uma escavação para descobrir amuletos enterrados no local, e foi quando encontraram o Phra Phong Suphan, entre outros.
O Phra Sum Kor é da província de Kamphaeng Phet, e a história é que quando o monge budista Somdej Toh foi visitar parentes em 1849, acabou encontrando amuletos Phra Sum Kor no templo de Wat Phraboromthat Nakhonchum junto com instruções sobre o processo de fabricação do amuleto.
O Phra Kring é uma estatueta metálica com a imagem de um Buda meditando no estilo Mahayana (apesar de a Tailândia ser adepta do Budismo Theravada) com uma conta sagrada feita de relíquia que forma um chocalho dentro dele. Esse Buda é Pra Pai Sachaya Kuru, considerado o Buda da medicina, e acredita-se que aquele que ouve seu nome ou vê sua imagem, será curado e viverá um vida longa, saudável e próspera.
O estudo e a autenticação de amuletos legítimos é uma questão séria e complexa, assim como acontece no comércio de antiguidades, por isso é comum que colecionadores e devotos já tenham alguém de confiança que ofereça amuletos autênticos.
Existem muitas falsificações e são necessárias décadas para desenvolver as habilidades necessárias para reconhecer talismãs autênticos. Cada estudioso se especializa em determinada linha deles, pois existem milhões de edições’, provenientes de milhares de templos, abrangendo séculos, e não é possível alguém adquirir conhecimento para autenticar cada uma dessas edições.
O mercado Tha Phrachan é conhecido por vender amuletos, mas não é tão aconselhável para comprar: vários são considerados falsos, ou seja, réplicas que não foram abençoadas pelos monges. Então recomendamos pesquisa e cuidado na hora de escolher de quem comprar um amuleto.
Os amuletos budistas tailandeses podem ter seu poder potencializado quando usados da forma correta. Confira algumas indicações de como usar (e também do que não fazer com eles):
A prece é um meio de conexão com a espiritualidade que é muito pessoal. Nesse caso, ela é dita como uma forma de prestar respeito ao Buda e também para potencializar os efeitos do amuleto. Deixamos aqui uma sugestão para você: existe uma oração que costuma ser dita três vezes antes e depois de usar o amuleto, e que também pode ser usada antes e depois da prática da meditação. Ela é um ato de louvor e exaltação ao líder iluminado que é Buda. A prece é: Namo tassa bhagavato arahato samma sambuddhassa.
Você já conhecia essa tradição budista tailandesa? Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais um pouco da Tailândia.
gostei das informações sobre amuletos se puderem indicar algum site sério para adquirir algum agradeço.
Gostaria de saber mais sobre os amuletos.
Ver suas fotografias também.
Gratidão