Retiros espirituais na Tailândia: o que são e quais os melhores

de Bruna Cecílio em October 27, 2021
mulher sentada em balanço em frente ao mar em retiro espiritual

Com o ritmo de vida agitado e tantas cobranças presentes na vida moderna, o estresse se torna mais frequente do que gostaríamos e traz prejuízos para a saúde física e mental. Por isso, retiros espirituais são momentos de recarregar as baterias para muitas pessoas que procuram por descanso e reequilíbrio.

Continue a leitura para entender melhor o que são, os tipos e os melhores retiros espirituais na Tailândia!

 

O que são retiros espirituais

Em algum momento você já quis se afastar de tudo para pensar melhor e se reconectar consigo mesmo? É exatamente isso que um retiro pode fazer por você.

São lugares de paz e tranquilidade, que permitem o afastamento dos problemas cotidianos para focar no autoconhecimento e no reequilíbrio interior. Muitas vezes, é preciso calar para saber ouvir a si mesmo ou a uma energia superior, e na confusão dos afazeres diários isso se torna mais difícil.

Essa espécie de isolamento ajuda a rever acontecimentos e sentimentos, e entendê-los melhor. É muito comum que a solução para situações difíceis apareça durante esse período tão especial.

grupo de pessoas meditando em retiro espiritual

Photo by Erik Brolin on Unsplash

 

Benefícios dos retiros espirituais

Quem tem a experiência de ir a um retiro, relata sentir vários benefícios. Alguns deles são:

 

  • Afastamento da rotina diária;
  • descanso físico e mental;
  • redução do estresse e da ansiedade;
  • autoconhecimento;
  • conexão com energias superiores ou divinas;
  • contato com a natureza;
  • novas perspectivas sobre os problemas;
  • detox das redes sociais;
  • auxílio na superação do vício em drogas.

 

Tipos de retiros espirituais

Existem retiros para cada crença e objetivo. Conheça dois dos tipos mais conhecidos e escolha o seu!

 

Retiros de yoga

Este tipo de retiro é feito para praticantes ou interessados em iniciar na prática do yoga e em resgatar uma conexão interior.

Além das sessões guiadas de yoga e meditação, o participante entra em contato com a natureza e passa a ter hábitos mais saudáveis de vida, fazendo caminhadas e melhorando a alimentação, que exclui carne animal.

Afinal, os princípios milenares do yoga também conduzem a uma reeducação de hábitos e atitudes.

grupo de pessoas fazendo yoga em retiro espiritual

Foto de Amin Sujan no Pexels

 

Retiros de meditação vipassana

É um retiro espiritual baseado nas tradições do Budismo Theravada, que é a linhagem mais antiga dessa religião.

Nessa modalidade, os participantes são esclarecidos sobre a filosofia budista e participam de sessões de meditação com atenção plena, focando na respiração e utilizando o silêncio como forma de autoconhecimento.

Isso porque neste tipo de retiro, acredita-se que ao interromper a comunicação com o mundo exterior é aberta a escuta e a observação para o interior. Assim, podemos perceber nossos próprios ruídos e trabalhar as nossas questões internas.

Também são incorporados hábitos alimentares veganos ou vegetarianos, que complementam a experiência.

mulher meditando em gramado de retiro espiritual

Foto de RF._.studio no Pexels

 

Melhores retiros espirituais da Tailândia

A Tailândia é um país budista conhecido por sua espiritualidade e repleto de templos incríveis. Por essa razão, possui vários retiros espirituais que são procurados por milhares de estrangeiros todos os anos.

Listamos abaixo alguns deles. Quem sabe você já começa a planejar essa super experiência? Confira!

monges tailandeses caminhando em templo

Foto de Wouter de Jong no Pexels

 

Mindfulness Project

Esse é ao mesmo tempo um retiro espiritual e um projeto de voluntariado. A 35 Km da cidade de Khon Kaen, o local é dirigido por um casal de alemães que se tornaram monges budistas.

As instalações são simples e, além das aulas de yoga, meditação e filosofia budista, os participantes ajudam trabalhando na horta e realizando pequenas tarefas.

grupo meditando em retiro espiritual

Imagem de Alan, no Mindfulness Project.

 

Wat Phra That Doi Suthep

Esse templo deslumbrante que fica no topo de uma montanha em Chiang Mai recebe turistas para visitação, mas também oferece um retiro de meditação vipassana.

Não precisa de inscrição prévia, basta ir com documentos, usando roupas brancas e preparado para entrar a partir das 14 horas. Você pode conseguir mais informações sobre o local neste grupo do Facebook feito para quem já fez ou deseja fazer o retiro.

templo budista na tailândia

Imagem de David Mark por Pixabay 



Dhamma Kancana

Esse centro de meditação vipassana existe em várias partes da Tailândia, e oferece um programa de 10 dias a quem deseja mergulhar ao encontro de si mesmo.

Antes de partirem para o retiro, os interessados são instruídos a lerem sobre as técnicas e o código de disciplina. O local não cobra nem mesmo a alimentação dos participantes, e é mantido por doações de pessoas que após terminarem o período de retiro desejam ajudar outras a desfrutarem da mesma oportunidade.

pequena imagem de buda com plantas

Photo by Samuel Austin on Unsplash

 

Island Yoga

Esse é para quem quer se dedicar à yoga e à meditação enquanto faz seu isolamento e reflexão com vista para o mar. A Island Yoga fica na ilha de Koh Yao e oferece chalés confortáveis e muito tranquilos de frente para o oceano.

É um retiro pago que também oferece sessões de tai chi chuan, massagem, workshops sobre bem-estar, exibição de filmes, refeições temáticas e a possibilidade de várias atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

grupo fazendo tai chi chuan ao por-do-sol em retiro espiritual

Imagem de Island Yoga

 

Wat Suan Mokkh

O retiro acontece em um mosteiro budista em Surat Thani, onde vivem cerca de 40 monges, localizado em uma área de floresta.

E é assim, cercado de natureza, que os participantes vão praticar meditação e entrar em contato com a filosofia budista durante os 10 dias de duração do programa. Além disso, pratica-se algum tipo de trabalho voluntário, como varrer as folhas do local.

monges budistas em retiro espiritual de templo na Tailândia

Photo by Arisa Chattasa on Unsplash

 

Você já fez algum retiro espiritual? Tem vontade de fazer algum? Conta para a gente a sua experiência nos comentários!

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Direto das redes sociais: 3 looks que amamos
Direto das redes sociais: 3 looks que amamos
  Você é daquelas pessoas que adoram ver outros looks para se inspirar? Nós da Calça Thai adoramos ver nossos clientes usando n...
Saiba mais
O que é calça palazzo e como usar essa tendência
O que é calça palazzo e como usar essa tendência
  A calça palazzo é a escolha perfeita para quem quer elegância, conforto e frescor. Já bastante conhecida no hemisfério norte...
Saiba mais
Como usar kimono feminino estampado? Dicas para usá-lo com muito estilo
Como usar kimono feminino estampado? Dicas para usá-lo com muito estilo
O kimono feminino estampado é uma roupa tradicional da cultura oriental que vem se tornando muito popular no ocidente. Podendo ...
Saiba mais

1 comentário
de Rui Miguel Vieira Raimundo em April 13, 2022

Muito boa tarde desde 2018 que ando em psicólogo e psiquiátricos a tratar depressão, e gostaria que me ajudassem por favor ,tenho 3 filhos estou separado, o meu pai é invisual e a minha mãe têm fibriolagia, e trabalho no restaurante dos meus pais .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO