Neutralização da emissão de CO2 do nosso site: entenda como e porque

de Amanda Dias em July 22, 2016

A Calça Thai busca evoluir constantemente: seus recursos, suas técnicas, seus produtos, seu ambiente organizacional e, principalmente, as táticas para criar impacto positivo no mundo. Trilhando esse conceito, nossa mais recente iniciativa diz respeito à emissão de gás carbônico que nosso site gera: auxiliar a compensação da emissão desse gás por meio do plantio de árvores.

Recentemente firmamos uma parceria que nos dá o selo de Site Sustentável. Isso significa que plantaremos árvores na Mata Atlântica a fim de neutralizar a quantidade de CO2 que nosso site libera para se manter online. Desde 2011, outros sites que receberam o Selo Sustentável já plantaram mais de 50 mil árvores em áreas de Preservação Permanente. No nosso caso, 5 árvores serão plantadas neutralizando 75 kg de CO2.

Calça Thai e Site sutentavel

Mas porque neutralizar CO2 se ele é um composto essencial para nossa sobrevivência na Terra? De fato, ele é um dos principais gases necessários para que plantas realizem fotossíntese e assim transformem energia solar em energia química. Esse processo permite que toda a teia alimentar se mantenha viva por meio da transferência dessa energia química a todos os seres. Ao mesmo tempo que ele é absorvido por diversos organismos, ele também é liberado por muitos outros pelo processo da respiração - isso permite que o ciclo nunca se feche.

Entretanto, se produzido em excesso, o gás carbônico tem efeitos prejudiciais, tanto à natureza, quanto aos seres humanos e outros organismos. Além da respiração, ele também é liberado mediante à queima de combustíveis fósseis, que acontece em âmbito industrial e também por conta de processos ambientais, como desmatamento e queimadas. A partir da revolução industrial no século XVII e as alterações do manejo da terra pelos humanos, a concentração de CO2 na atmosfera aumentou abruptamente: dados falam em 44% de incremento.

Gas Carbonico CO2

A principal implicação desse crescimento é a variação da temperatura média do planeta. Isso ocorre porque a atmosfera aumenta sua capacidade de reter calor, de modo que as temperaturas subam. Estudos indicam que o conhecido Aquecimento Global tem relação íntima com o incremento da emissão de gás carbônico. Além disso, o aumento de CO2 também torna a água de oceanos mais ácidas, modificando a estrutura química da água e interferindo na vida das espécies marinhas.

A neutralização de carbono por meio do plantio de árvores, embora não seja a prática definitiva para a solução da emissão excessiva desse gás, é um caminho para proteger e recuperar áreas verdes. Esse é um passo fundamental para que as mudanças climáticas sejam controladas, justamente porque o desmatamento é um dos grandes responsáveis pela emissão de CO2. É importante considerar que essa medida é adicional, ou seja, ela não substitui a emissão desenfreada de gás carbônico, mas ela auxilia o processo de recuperação de florestas e consequentemente do equilíbrio da temperatura média global.

Plantio Mata Atlantico

Aqui no Calça Thai buscamos aplicar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, vendo-a como a essência das nossas relações, dos materiais que utilizamos e da maneira como produzimos. Por meio do plantio de árvores na Mata Atlântica, queremos não apenas auxiliar a neutralização de gás carbônico que o nosso site emite para estar no ar, mas também beneficiar o próprio bioma, promovendo seu reflorestamento e a biodiversidade do Brasil.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O que é Vinyasa Yoga, como praticar e quais os benefícios
O que é Vinyasa Yoga, como praticar e quais os benefícios
  Nos últimos anos, a necessidade de ter equilíbrio físico e mental e de priorizar a qualidade de vida tem sido muito debatida...
Saiba mais
Descubra as 5 melhores calças de algodão para arrasar no conforto e estilo
Descubra as 5 melhores calças de algodão para arrasar no conforto e estilo
Quando se trata de conforto e estilo, poucas peças de roupa se comparam a uma boa calça de algodão. Versáteis, duráveis e com t...
Saiba mais
Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
A moda está sempre em constante evolução. As tendências vêm e vão, mas existem peças que conquistam seu lugar ao sol e se mantê...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO