Entender a Cadeia Produtiva por trás do que compramos: descubra porque isso é tão importante

de Marina Lourenço em May 18, 2016

Cadeia Produtiva

Quando um produto chega até nossas mãos, seja porque compramos em alguma loja física ou porque foi entregue direto na nossa casa, raramente pensamos em como ele chegou até lá. Quais matérias primas utilizaram e de onde elas vieram? Como foi produzido? Quem participou da produção? Como foi transportado até nós?

As perguntas, que parecem simples, são geralmente ignoradas pela maioria de nós. Elas fazem parte do processo conhecido como Supply Chain, ou Cadeia Produtiva, ou ainda Cadeia de Fornecimento: o conjunto de etapas de um processo para se obter um produto final.

Compreendendo essas etapas, conseguimos entender se uma empresa que se diz consciente social e ambientalmente realmente preza por uma produção responsável ou se realiza o que é conhecido como “greenwashing”,  ou seja, quando uma empresa gasta mais esforços transmitindo uma imagem sustentável do que de fato implementando práticas que minimizam o impacto ambiental. Essa é a principal razão pela qual compreender a Cadeia Produtiva do que consumimos é tão importante: mais que ver o que querem que enxerguemos, é necessário descobrir os bastidores.

Cadeia produtiva no ecommerce

Quando o gerenciamento de uma Cadeia Produtiva é realizado com sucesso, diversos pontos em caráter ambiental, social e econômico também são desenvolvidos e beneficiados. Ambientalmente, em uma cadeia responsável, os recursos e matérias primas utilizados para a produção tendem a diminuir, já que o processo é otimizado. Além disso, a tendência é que se passe a utilizar recursos menos agressivos ao meio ambiente e mais facilmente renováveis, sem deixar de lado conforto e usabilidade.

Em âmbito social, é possível garantir que todas as pessoas envolvidas no processo de produção trabalhem sob condições dignas, respeitosas e recebam o valor ideal pelo seu trabalho. Também é possível adaptar sua produção a fim de impactar e auxiliar o desenvolvimento de comunidades ou grupos socialmente marginalizados, seja por discriminação, seja por questões geográficas.

Trazendo para o viés econômico, uma cadeia produtiva eficaz e consciente consegue atingir economia financeira em diversas etapas do processo: quantidade de recursos utilizados, manutenção e estoque, logística e transporte. Pode ser que os custos durante o processo sejam um pouco mais elevados do que se feito de modo irresponsável, mas é necessário conceber uma ideia de produção ampla e com foco no longo prazo: priorizar resultados pró meio ambiente e economia financeira em detrimento a consequências instantâneas.

Cadeia produtiva sustentável gera um mundo verde

Diante de tudo isso, ainda que o gerenciamento de uma cadeia produtiva responsável possa gerar custos imediatos um pouco mais altos, os resultados a longo prazo – social, ambiental e até mesmo econômico -, valem extremamente a pena. No Brasil, por exemplo, um dos fatores que tem influenciado a desaceleração econômica  é a diminuição de recursos. Isso é um forte indicativo de que a exploração como tem acontecido até agora não é algo sustentável.

Na Calça Thai, oferecemos produtos de qualidade superior, bonitos, sempre alinhados a uma cadeia produtiva limpa e justa. Realizamos parcerias com empresas que seguem o mesmo conceito e promovemos essa ideia para inspirar mais e mais pessoas a não apenas produzirem de maneira consciente, mas consumirem de maneira consciente.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
A Calça Thai é mais do que uma marca que produz roupas confortáveis e estilosas. Acreditamos em fazer as coisas de forma difere...
Saiba mais
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO