O real custo de produção de uma loja de comercio justo | Blog Calça Thai

O real custo de produção de uma loja de comercio justo

17 Agosto 2016
2 comments

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

O real custo de produção de uma loja de comercio justo

Aqui na Calça Thai falamos muito sobre práticas de comércio justo -  que envolvem a produção responsável, e slow fashion – movimento pela moda consciente. Também falamos muito sobre sermos uma empresa autêntica e uma marca de personalidade forte, que caminha e cresce seguindo à risca os princípios nos quais acreditas e se adaptando constantemente para melhor impactar o mundo e traz conforto e satisfação aos nossos clientes. Considerando todas essas crenças e práticas, um fator que tem extrema importância pra equipe da Calça Thai é a transparência.

Transparência, em termos comerciais, quer dizer adotar uma política de custos justos e abertos. O que exatamente isso significa? Queremos que vocês, clientes, entendam porque nossos produtos custam o quanto eles custam e qual porcentagem do que vocês pagam vão pra cada etapa do processo de produção. Acreditamos que essa é uma maneira de trazer para a prática nossas crenças e princípios, de modo que possamos construir uma empresa real, honesta e autêntica.

Nesse infográfico abaixo, é possível entender exatamente como nossos custos são quebrados e repassados para o preço final das peças:

Calça Thai infográfico comercio justo

Como se pode imaginar, cada modelo apresenta suas particularidades e esses custos sofrem pequenas alterações de acordo com a peça, mas essa é uma média real que traz uma ideia honesta de como o preço final é estabelecido.

A partir da imagem, podemos ver que os maiores custos dizem respeito à produção em si, seguidos da postagem. Em relação à produção, esse valor é mais alto do que a média das empresas no mesmo setor porque garantimos que seguimos práticas trabalhistas justas: que todos nossos funcionários recebam salários dignos e acima da média nacional, que nenhum menor de 18 anos esteja envolvido na produção, que mulheres recebam as mesmas oportunidades que homens, que os salários sejam pagos antecipadamente para garantir que nenhuma costureira ou designer se endividem comprando materiais e que a produção seja realizada localmente, promovendo tradições tailandesas e incrementando a renda de áreas rurais.

Quanto à postagem, apesar de os clientes não precisarem pagar uma taxa a mais pelo frete, esse valor está incluso nos custos aos quais temos com que arcar – essa é a razão pela qual algumas das peças custam mais que R$100, pois o peso acima da média de algumas peças pode aumentar o custo da postagem.  

O custo de marketing representa 8% do preço total. Ele engloba todos nossos custos com redes sociais e mídia, mas promoções também são parte disso: qualquer desconto que oferecemos entram na conta com custos relativos ao marketing. Despesas bancárias e impostos são responsáveis por 10% do preço final. Esse custo é relativamente alto porque temos operações em diferentes regiões do mundo e gerenciamos diferentes câmbios e moedas, realizando transferências frequentes, o que faz com que acabemos pagando altas taxas para bancos. Custos menores, mas também importantes, ficam com embalagem, imposto corporativo e, por fim, a margem de lucro, que inclui custos operacionais do dia a dia, assim, como salários da equipe da Calça Thai.

Por meio da transparência de custos que trazemos aqui, esperamos que todos vocês compreendam de fato o modelo de negócios da Calça Thai e nosso desejo de sermos sempre abertos e honestos, causando impacto positivo no nosso mundo. Acreditamos que fazer negócio não diz respeito apenas a fazer dinheiro: essa, sem dúvida, é uma parte essencial do processo – mas muito mais que isso, fazer negócios é criar oportunidades de trabalho e expressão; é unir tradições e promover o intercâmbio de culturas; e é concretizar ideais por meio de calças artesanais, expressando nossa filosofia em peças cheias de qualidade, estilo e alto astral, feitas para acompanhar sua jornada de vida.

2 Comments

19 November 2016 at 12:48 AM
Calça Thai

Olá Maya, que maravilha ler seu comentário! Agradecemos imensamente o carinho e esperamos que goste bastante da sua Calça Thai. Quando chegar, compartilhe sua opinião com a gente :) Muita luz! Equipe Calça Thai


25 October 2016 at 01:52 AM
Maya Dave

Namaste! Estou muito feliz por conhecer este trabalho e tudo que ha nele, farei parte na aquisição de lindas peças que Amo e sendo artesanais…Parabéns e prosperidade a todos…

Deixe o seu comentário