Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Sempre defendemos que roupas não têm gênero nem regras. Acreditamos que a melhor roupa e a melhor ocasião são você que decide, sem limitações impostas por outras pessoas. Mas existem atividades específicas que podem precisar de um conforto maior, do contrário podem até ser prejudicadas.
A meditação, assim como a yoga, lhe dará sensações mais agradáveis e melhores resultados se você usar trajes confortáveis. E é por isso que viemos falar sobre a melhor roupa para meditação. Se você gosta de meditar, siga a leitura para ver sugestões do que vestir nas sessões.
A meditação é uma prática que busca unir e equilibrar corpo, mente e espírito, proporcionando, com o tempo, maior serenidade ao lidar com situações comuns do nosso dia a dia. E quem não precisa disso, não é mesmo? O mindfulness, que é a atenção plena, traz nosso foco e consciência para o agora. Neste sentido, acreditamos que a roupa para meditação contribui muito para o processo, pois será mais difícil manter o foco e ter tranquilidade durante a sessão se você estiver sentindo algum desconforto no que está vestindo.
Nesse caso, ao invés de se concentrar nos movimentos da sua respiração, por exemplo, você vai acabar involuntariamente prestando atenção na pressão que o tecido está fazendo no seu corpo. Com certeza você não vai querer isso. Por essa razão, o ideal é usar roupas largas e de tecidos leves e suaves, como o algodão e o rayon de bambu. Além disso, esses tecidos ainda são veganos, ou seja, não causam sofrimento animal durante sua produção.
Nossa sugestão de peças são macacões, shorts ou calças largas, que dêem conforto e não distraiam sua atenção do principal, que é a prática. Os shorts e as calças podem ser combinados com blusas soltinhas, igualmente feitas de tecidos macios e que não esquentam, deixando a pele respirar. Kimonos também são boas opções, desde que amarrados suavemente na cintura. O objetivo é ter conforto.
É claro que você é livre para usar o que quiser e quando quiser. Mas partindo do princípio de que a meditação é uma prática de relaxamento, com foco no presente, muitas vezes direcionando a atenção ao processo de respiração, é preciso admitir que alguns tipos de roupa podem não favorecer a prática, e até mesmo atrapalhar os resultados.
Alguns dos trajes que consideramos desfavoráveis são as peças que apertam o corpo, de tecidos justos, como calças jeans ou leggings com cós pressionando a cintura e as pernas. Outro exemplo são blusas muito justas e decotadas, ou que deixam algum tipo de desconforto. A não ser que você esteja em um clima frio, tecidos grossos podem fazer você suar e se desconcentrar.
Pode ser que você use esse tipo de peça e não veja problema, pode ser que já esteja acostumado. Mas sugerimos que você faça o teste de vestir roupas de maior conforto e leveza, e sinta a diferença. Quem sabe você muda de ideia.
Você tem outras sugestões de roupa para meditação? Compartilhe com a gente.