Kimonos Femininos: conheça sua origem e como usar

de Juliana Cerresi em December 02, 2018

Se nós te perguntarmos qual é a vestimenta tradicional usada no Japão, provavelmente você nos dirá que são os kimonos. Essa associação está correta, mas há muito mais sobre a origem dessa peça, além de curiosidades, que tornam o kimono ainda mais interessante!
Neste post, vamos te contar um pouco sobre a concepção dessa vestimenta, porque usá-la e como vesti-la. Vem conferir!

Como surgiram
Acredita-se que os kimonos japoneses são uma versão de outra vestimenta usada em uma região da China. E você sabe o que significa a palavra ‘kimono’? Originalmente ela era usada de forma genérica, se referindo a qualquer tipo de roupa japonesa. Foi apenas depois que a palavra assumiu novo sentido e se tornou sinônimo dessa tradicional vestimenta japonesa.

Tradicional Vestimenta Japonesa

Os kimonos que vemos hoje por aí (sejam os tradicionais, ou os ‘repaginados’) são inspirados nos modelos que surgiram por volta dos anos 800 com uma técnica em que o tecido era cortado ‘em linha reta’. O passo seguinte era costurar esses pedaços criando uma peça única em forma de T. Assim, os fabricantes de kimono não precisavam se preocupar com o tipo físico de quem fosse usá-lo. Além disso, a vestimenta era fácil de ser dobrada e adaptável ao clima, uma vez que seu material era respirável (bom para os dias quentes), e podendo ser usada em camadas (pensando nos dias frios). Prático, não é?

Todos esses aspectos fizeram com que o kimono fosse algo comum na rotina dos japoneses, sendo usado por homens (incluindo os Samurais), mulheres e crianças. De 1.603 a 1.868, a fabricação de kimonos se tornou uma forma de arte. Eles chegaram a ser tão valiosos que os pais os entregavam aos filhos como herança de família. Mas, passado esse período, o Japão começou a sofrer forte influência de culturas estrangeiras e o governo encorajou a população a adotar roupas e hábitos ocidentais. Por outro lado, no início do século XX, surgiam as primeiras versões dos kimonos na Europa.

Hoje em dia, os japoneses raramente usam kimonos em suas rotinas. A tradicional vestimenta é escolhida apenas em ocasiões especiais, como casamentos, funerais e cerimônias do chá.

 Versão europeia do kimonoVersão europeia do kimono

Por que vestir os kimonos femininos
O kimono é super versátil podendo te acompanhar em diversos momentos (seja na praia, no campo ou na rua) e de diferentes formas – como saída de praia, terceira peça ou uma opção mais leve e casual de um casaco ou jaqueta – principalmente nas estações mais quentes do ano.

Assim como em sua origem, o kimono ainda é uma peça extremamente democrática! Não importa sua altura e peso, o kimono será uma ótima companhia. Mesmo as gravidinhas podem usar essa inspiração oriental para dar mais elegância e charme às composições do dia a dia.

Então, se você quiser trazer mais originalidade à sua forma de vestir, além de proteger daquele ventinho frio, deixe o kimono fazer parte da sua rotina!

Como usar o kimono
Para criar uma composição harmoniosa, leve em conta o modelo e as cores do seu kimono. Por ser fluido e oversized, combine-o com peças mais justas, como calças com corte reto, shorts, saias e vestidos com modelagem mais próxima ao corpo. Não se esqueça do biquíni e do maiô! Com certeza, essa será uma saída de praia delicada e estilosa.

Se quiser dar um toque boho, aproveite: o kimono tem a cara e toda a suavidade desse estilo. Aí, é só caprichar nos acessórios. Já para os pés, você pode fazer sua escolha pensando no clima e na ocasião. Para um festival, você pode usar uma botinha ou tênis. Já para momentos casuais, o kimono vai bem com sapato de salto, rasteirinha e mule.

Kimono Pluma
Em julho deste ano, lançamos o Kimono Pluma que traz o estilo do modelo tradicional somado à vibe Thai que amamos!

Gostou de saber mais sobre o kimono? Nos conte nos comentários. E se quiser garantir o seu com toda a vibe e estilo tailandeses, visite a página do Kimono Pluma. Ele é vegano, superdelicado, produzido artesanalmente (assim como todas as nossas peças) e está disponível em 4 cores!

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
O kimono, que tem origem na tradição da cultura oriental, é uma peça de vestuário versátil e elegante que tem conquistado cada ...
Saiba mais
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Sabe aquelas peças de roupa clássicas e curingas, que vão bem em qualquer época e que você pode adaptar para diferentes ocasiõe...
Saiba mais
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
A Calça Thai é mais do que uma marca que produz roupas confortáveis e estilosas. Acreditamos em fazer as coisas de forma difere...
Saiba mais

8 comentários
de Calça Thai em June 01, 2021

Também achamos, Joyce!

de Joyce em June 01, 2021

Eu amo essa vestimenta Japonesa acho muito interessante

de Calça Thai em January 03, 2021

Oi, Henrique! Por serem peças enviadas direto da Tailândia, leva de 4 a 5 semanas para serem entregues.

de Henrique em December 24, 2020

Queria saber quanto tempo demora a entrega

de Equipe Calça Thai em February 06, 2019

Olá, Silvania! Compras são realizas apenas pela nossa loja virtual www.calcathai.com

de Silvania em January 31, 2019

queria o sap
meu número 31 988557484

de Equipe Calça Thai em January 15, 2019

Olá, Alison! Nós da Calça Thai ficamos muito felizes com o seu feedback. Gratidão

de Alison Lucas Ribeiro em January 15, 2019

Muito interessante, vou recomendar não somente para minha namorada, mas tbm pra minhas amiga… acho muito legal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO