Melhores Apps de Meditação 2023: Guia Completo com os 5 principais Aplicativos

de Juliana Cerresi em November 07, 2020

Atualizado em janeiro de 2023

A meditação é uma prática antiga e que cada vez mais tem ganhado popularidade por proporcionar o aumento da capacidade de concentração e relaxamento mental. Em um mundo cada vez mais conectado, os níveis de estresse da sociedade se tornam mais e mais elevados na mesma medida em que também aumenta o número de pessoas que procura um método eficaz (e prático) para aliviar esse estresse. Assim, a busca pela Meditação Guiada por meio de Aplicativos tem crescido e despertado o interesse de quem gostaria de se tornar, ou já é, adepto da prática.

Como existe muita oferta de Aplicativos assim por aí, o Blog da Calça Thai preparou este guia com os 5 Melhores Apps (todos disponíveis gratuitamente para sistemas Android e iOS)!

Meditação me casa

 

 

 

Mas antes... você sabe o que é Meditação Guiada?

 

 

 

A meditação guiada é um estado de concentração e relaxamento liderado por outra pessoa, ou ferramenta. Pode ser um instrutor de yoga, um guia religioso, uma gravação ou até mesmo um Aplicativo especializado (como vamos te indicar). O guia instruirá você a relaxar os músculos específicos do corpo até que estejam confortáveis e, então, o conduzirá por imagens e visualizações mentais. A meditação guiada pode ser tão curta quanto alguns minutos ou até levar várias horas. Tudo dependerá do seu tempo. De qualquer forma, o objetivo será sempre o mesmo: alcançar a cura mental, emocional e física e aliviar o estresse.


MeditopiaMeditopia
Pra começar, esse App fará uma enquete rápida para entender como você deseja seguir na prática da meditação, perguntando por exemplo: qual é a sua necessidade e quantas vezes na semana você quer meditar e em quais horários? Na aba ‘Hoje’ você encontrará os destaques do Meditopia, como os ‘desafios’ que te estimularão a seguir rotinas importantes para que você internalize a prática. Nessa parte do App você também verá os exercícios diários de meditação, além de práticas guiadas (também disponíveis em ‘Programas’) com foco em momentos importantes, como: dormir bem, solidão, aliviando tensão e necessidade de concentração. O Meditopia também sinaliza quais são as práticas mais populares entre os seus usuários. Outro incentivo é que ele te mostra, em tempo real, quantas pessoas estão meditando fazendo uso do App naquele momento. Bacana, não é? Assim você tem certeza de que não está sozinho em sua busca por mais equilíbrio.

Na aba ‘Música’ você terá um grande acervo de sons à disposição. A primeira opção dessa parte é o botão ‘respire’ que te fará ter foco na inspiração e expiração. Caso escolha uma música para a sua prática, ao invés de sons da natureza, o App te contará quais são os instrumentos utilizados na composição, além de curiosidades. Por fim, na aba ‘Perfil’, o Meditopia mostrará os seus dados, como um medidor de mindfulness, o tempo que você meditou na semana, sua jornada pela meditação... enfim, informações que te ajudam a visualizar seu avanço na prática. Nesta parte você também poderá fazer notas sobre suas experiências na meditação, consultar o blog do Meditopia, e quais os programas mais ouvidos por você, com o registro das suas emoções. Ao ativar as notificações, o App também te mostrará mensagens positivas e de estímulo para que você siga na meditação. Ao encontrar o Meditopia em sua loja de Aplicativos, você verá que é possível fazer o teste grátis e também a assinatura dos planos mensais, semestrais ou anuais que dão direito ao uso de todos os recursos disponíveis.


ZenZen
Assim que você baixar, o App te perguntará: qual é o seu objetivo? De acordo com a sua resposta, ele mostrará dicas e programas direcionados ao que você busca. Basicamente, no Zen você pode seguir três caminhos: programas de meditação mais longos, meditações pontuais por temas, como ansiedade, emagrecimento, insônia, ou uma meditação de acordo com o seu sentimento no momento (vamos falar melhor sobre cada um deles conforme formos avançando pela navegação do App). Você encontrará cinco ícones no rodapé da tela. Esse será o seu menu de opções. No primeiro (balão de diálogo) o Zen compartilha frases que inspiram harmonia, motivação e reflexões. Ao deslizar a tela você verá mais frases ou poderá selecionar o tema das que gostaria de ler (botão à esquerda). No segundo ícone (estrela) estão os destaques do App com os temas mais procurados. Já no ícone central (ciclo) você verá todos os programas de meditação que o Zen possui. Você pode tanto navegar pelas opções como também pesquisar por categorias (puxando a tela para baixo) e até favoritar os programas que tiver maior interesse para seguir depois (clicando no ‘coração’).

No ‘rostinho feliz’ estão as terapias diárias em que você pode sinalizar como você está se sentindo naquele momento (tranquilo, triste, desanimado, irritado etc.) e seguir a meditação recomendada. Por fim, no último ícone estará o seu perfil com a sua pontuação atual (a cada meditação ele te dará pontos) e a comparação com a média dos demais usuários; o registro das suas atividades dentro do Zen, bem como suas conquistas; os programas favoritos; e configurações do App. Também é possível programar notificações tanto das reflexões (frases que comentamos no comecinho) quanto dos horários que deseja meditar. Esse Aplicativo também conta com avaliação gratuita por até 30 dias e assinatura anual para uso de todos os recursos disponíveis.


Vivo Meditação Atma (antes chamado de Vivo Meditação)
Na tela inicial, o App te mostrará um vídeo de apresentação e também a opção de se cadastrar usando sua conta no Facebook. Em seguida, ele fará três perguntas rápidas para traçar o seu perfil, como: qual é a sua experiência com a meditação e qual o seu objetivo com a prática. Em ‘Início’ o Atma mostrará os seus objetivos (a princípio, ele indicará o que você respondeu na enquete, mas também há a opção de adicionar novos), a meditação da semana e o seu progresso na prática. Na opção ‘Explorar’ você encontrará os programas de meditação com temas específicos. Eles são compostos por ‘coleções’. Cada uma delas tem um número variado de meditações que você pode escolher pensando em quanto tempo gostaria de dedicar (serão sempre 3 opções). Nele, você também pode seguir o tipo de meditação que preferir (são cinco opções disponíveis), todas guiadas. O App também te dá a opção de escolher a trilha que acompanhará as orientações.

Um fato bacana sobre o Aplicativo é que todo o seu conteúdo foi desenvolvido pelo mestre Satyanatha, monge brasileiro, e é a voz dele que te guiará pelas mais de 800 meditações voltadas para expandir sua consciência e viver a espiritualidade no dia a dia. Também foi inspirado no mestre que o desenho, símbolo do App, foi criado. Por fim, na aba ‘Você’ o Atma trará as suas estatísticas (tempo meditado, número de meditações concluídas e a duração média). Também há uma galeria de vídeos que fazem desde a apresentação do App, passando por conceitos básicos da meditação até dicas de postura e locais ideais para a prática. Um interessante diferencial do Atma é a ‘Área Kids’, com conteúdos voltados para as crianças. Assim como os outros Apps que comentamos aqui, você pode fazer uma avaliação grátis para depois escolher o plano mensal, semestral ou anual para uso ilimitado.


Insight Timer Insight Timer – Meditação
Apesar do nome ser em inglês, o App está disponível em português! E se você ficou curioso pra saber o significado do símbolo que está no ícone do Insight Timer, saiba que é o ‘Basu’, um dos diversos tipos de sino usados para meditação. Ao todo são 5 abas de navegação e vamos falar sobre cada uma delas, começando pela primeira (globo terrestre). Nela você encontrará um menu de acesso rápido às principais funcionalidades do App, como o Timer (depois vamos falar mais sobre ele), as Meditações Guiadas, conteúdos exclusivos para crianças e adolescentes, Podcasts (além de palestras, entrevistas e leituras que você pode selecionar por tempo e por tema), as Meditações Diárias (disponíveis apenas em inglês), entre outros atalhos. Ainda na página inicial do Aplicativo estão os destaques, como os kits sobre os assuntos mais populares e indicados para quem está começando (meditação, ansiedade e estresse) e o marcador (no mapa mundi), em tempo real, de quantas pessoas estão meditando com o App naquele momento e naquele dia. Ao clicar nessa parte, você irá para a ‘Comunidade’ do Insight Timer em que as atividades dos membros são exibidas.

Você pode convidar amigos que se interessam por meditação e também marcar a sua localização para que a sua prática seja compartilhada pelo App.
Na segunda aba (Meus Favoritos) você pode consultar as marcações que fez e ver um histórico recente dos conteúdos que acessou. Já na aba central (Cursos) estão as Salas de Aula Consciente com 200 cursos voltados para ansiedade, estresse, sono etc. (com duração de 10 a 30 dias). Na sequência está a aba de ‘Procura’, em que você pode buscar por pessoas, áudios e grupos e, por fim, o ‘Meu Perfil’ mostrará o seu progresso entre outras informações pessoais. Nessa aba você também encontrará os ‘Grupos’ do Insight Timer que são formados pelos próprios membros e usados para discutir temas importantes, como meditação e espiritualidade. Você pode filtrá-los de acordo com o idioma (em português, são mais de 150 grupos). Uma característica interessante do App é justamente essa interação social. Você pode conhecer pessoas da sua cidade, e até de outros países, e se tornar amigo compartilhando suas vivências e aprendizados. Outro diferencial é o recurso de ‘Timer’ (que comentamos acima) em que você começa escolhendo o tempo e a atividade que deseja realizar (Meditação, Yoga, Tai Chi, Caminhada e até mesmo Oração) , segue para o som ambiente que gostaria de ouvir (de instrumentos relaxantes, como a cítara, à sons da natureza, como a chuva) e, por fim, o toque que sinalizará o final da prática. A dica fica por conta dessas escolhas. Pense em todos os elementos que te ajudarão a manter a concentração. Você pode testar o Insight Timer gratuitamente por 7 dias e depois se tornar um Membro Plus (assinatura anual) com acesso às mais de 20 mil meditações guiadas e faixas de música.


LojongLojong: Meditação e Mindfulness
Se você achou esse nome estranho, saiba que ele significa ‘treinamento da mente’ na tradição budista. Assim que abrir o App você assistirá um vídeo de apresentação falando sobre a importância da meditação e como o Lojong funciona. Na sequência, ele pedirá para que você crie o seu cadastro ou faça login por meio de sua conta no Facebook ou Google. Feito isso, você já estará na página principal do App (‘Práticas’) em que estão todos os treinamentos e ferramentas, como o ‘Caminho’ em que você percorre os primeiros passos na meditação (10 etapas para você começar a treinar sua mente). Em ‘Treinamentos’ também está o programa para cultivo do equilíbrio emocional que é validado cientificamente e inspirado por pesquisas na área das emoções, juntamente com práticas contemplativas. Nele, as meditações são divididas em quatro módulos, já no programa Mindfulness você será guiado por 8 semanas de práticas voltadas para a atenção plena. Em ‘Outras Práticas’ você terá acesso a meditações personalizadas e com temas específicos, sempre visando o exercício da gratidão, o aumento do seu bem-estar, foco no momento presente, entre outros temas importantes. Na segunda parte do App, chamada ‘Insight’, você verá vídeos explicativos e outros conteúdos (como artigos e citações) sobre temas importantes para a transformação da mente. Já na aba central (‘Timer’) está a ferramenta em que você pode programar suas práticas silenciosas e uma função de lembretes em que é possível definir avisos diários para que você tenha a disciplina necessária para seguir na meditação. Na aba seguinte está o seu ‘Perfil’ em que você saberá como anda seu percurso neste caminho da meditação com todas as suas estatísticas. A aba ‘Mais’ traz um pouco de tudo, de configurações a informações sobre os Instrutores responsáveis pelos conteúdos. Nem todas as funções do Lojong estão abertas. Se gostar do teste gratuito, você pode adquirir o plano premium mensal ou anual.Adicionamos mais 2 aplicativos entre as nossas recomendações que podem interessar a você. Veja abaixo:

 

 

  

 

ATUALIZAÇÃO: Adicionamos mais 3 aplicativos entre as nossas recomendações que podem interessar a você. Veja abaixo:

 

5 Minutos

Esse app é para quem busca pausas de cinco minutos na correria do dia a dia, para dar aquela respirada e retomar o equilíbrio e o foco. Com ele não tem mais desculpa para não conseguir encaixar na rotina. Com uma trilha sonora tranquila e orientações guiadas, você pode agendar o momento da sua meditação, e é muito bom para iniciantes. É todo em português, e apesar de não ter uma gama tão grande de exercícios, é uma boa ferramenta para quem está começando e quer inserir o hábito em uma rotina agitada.

Calm - medite, durma e relaxe

O Calm é um aplicativo para meditação e mindfulness. Com uma ampla variedade de meditações guiadas, histórias para dormir e músicas relaxantes, o Calm ajuda as pessoas a encontrar tranquilidade e equilíbrio em suas vidas. Com uma interface simples e intuitiva, o Calm é fácil de usar para iniciantes e oferece programas personalizados para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos de meditação.

Headspace

O Headspace é um aplicativo de meditação e mindfulness que ajuda as pessoas a encontrar tranquilidade e equilíbrio em suas vidas. Com uma ampla variedade de meditações guiadas, exercícios de respiração e músicas relaxantes, o Headspace oferece ferramentas para ajudar os usuários a alcançarem seus objetivos de meditação, seja para reduzir o estresse, melhorar o sono ou simplesmente encontrar um momento de paz. Com uma interface simples e intuitiva, o Headspace é fácil de usar para iniciantes e oferece programas personalizados para ajudar as pessoas a se conectarem com a mente e o corpo.


Você já usou algum desses Aplicativos de meditação ou prefere outro? Nos conte nos comentários!

 

 

 

 

 

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Sabe aquelas peças de roupa clássicas e curingas, que vão bem em qualquer época e que você pode adaptar para diferentes ocasiõe...
Saiba mais
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
A Calça Thai é mais do que uma marca que produz roupas confortáveis e estilosas. Acreditamos em fazer as coisas de forma difere...
Saiba mais
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
2 comentários
de Equipe Calça Thai em December 28, 2019

Olá, Rosana! Para conferir nossas peças, acesse www.calcathai.com ;)

de Rosana khouri em December 28, 2019

gostaria de ver os modelos e cores disponiveis das calças

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO