Como combater o estresse com Tai Chi, a meditação em movimento – Calça Thai

Como combater o estresse com Tai Chi, a meditação em movimento

14 Fevreiro 2017
0 comments

Escrito por Marina Lourenço

Como combater o estresse com Tai Chi, a meditação em movimento

Você já ouviu falar de Tai Chi? Ou às vezes chamado de Tai Chi Chuan? Para alguns, o Tai Chi é conhecido como a yoga chinesa, e é talvez a arte marcial mais conhecida da China anciã. Ele tem suas bases no Qigong, um conjunto de técnicas e alongamentos que visam auxiliar o movimento da energia vital que já flui através de todas as coisas do universo, e algumas técnicas das artes marciais chinesas de milhares de anos atrás. Foi desenvolvido por volta de 1670 e é caracterizado por contrastar e complementar movimentos lentos e leves com outros mais bruscos e pesados.

Apesar no nome levar "tai", a origem dessa arte marcial não tem relação com a Tailândia. Na verdade, o termo "tai chi" apareceu no Livro das Mudanças, mais de 3000 anos atrás, dizendo que "em todas as mudanças existe o tai chi, que causa os dois opostos de tudo". Esse termo é também utilizado pra representar a vastidão do universo.

Tai Chi

Os textos tradicionais escritos por mestres de Tai Chi nos orientam a três práticas: vencer o movimento por meio da quietude, vencer a dureza por meio da suavidade, e vencer o rápido por meio do lento. Ou seja, utilizar ideias opostas e complementares para levar uma vida de equilíbrio. Seus movimentos foram baseados na observação da natureza: não apenas em plantas, fenômenos e animais, mas principalmente em como todos esses elementos que nos cercam interagem entre si. 

O primeiro estilo desenvolvido no Tai Chi é chamado Chen, e a partir desse, outros 3 se desenvolveram: Wu, Hao e Sun. Todos eles têm princípios essenciais parecidos, mas contém posições e características particulares. Já estilo mais popular é o Yang, com movimentos mais gentis, delicados e lentos, que é mais fácil de ser aprendido e também promove uma vida saudável. Além desses, hoje há diversos outros estilos originados dos primeiros, adaptados por todo o planeta.

Desde o século 19, os chineses compreenderam o quanto a prática de Tai Chi traz benefícios para o ser humano e sua popularidade tem crescido a cada ano: pesquisas dizem que mais de 300 milhões de pessoas o praticam. Além de trazer a tranquilidade e a paz de espírito de uma meditação, ele também é recomendado em termos de saúde, já que seus movimentos promovem a elasticidade e força corporal. 

Essa meditação em movimento é amplamente aconselhada para aqueles que vivem em grandes cidades e sofre o estresse da rotina. O Tai Chi pode ser um caminho para uma vida mais saudável, em paz e em equilíbrio. Aqui na Calça Thai, nossa Calça Pescador é ideal para essa prática!

Calça Pescador Bordô

 

Deixe o seu comentário