Como combater o estresse com Tai Chi, a meditação em movimento

de Marina Lourenço em February 14, 2017

Você já ouviu falar de Tai Chi? Ou às vezes chamado de Tai Chi Chuan? Para alguns, o Tai Chi é conhecido como a yoga chinesa, e é talvez a arte marcial mais conhecida da China anciã. Ele tem suas bases no Qigong, um conjunto de técnicas e alongamentos que visam auxiliar o movimento da energia vital que já flui através de todas as coisas do universo, e algumas técnicas das artes marciais chinesas de milhares de anos atrás. Foi desenvolvido por volta de 1670 e é caracterizado por contrastar e complementar movimentos lentos e leves com outros mais bruscos e pesados.

Apesar no nome levar "tai", a origem dessa arte marcial não tem relação com a Tailândia. Na verdade, o termo "tai chi" apareceu no Livro das Mudanças, mais de 3000 anos atrás, dizendo que "em todas as mudanças existe o tai chi, que causa os dois opostos de tudo". Esse termo é também utilizado pra representar a vastidão do universo.

homem praticando tai chi usando roupa branca

Os textos tradicionais escritos por mestres de Tai Chi nos orientam a três práticas: vencer o movimento por meio da quietude, vencer a dureza por meio da suavidade, e vencer o rápido por meio do lento. Ou seja, utilizar ideias opostas e complementares para levar uma vida de equilíbrio. Seus movimentos foram baseados na observação da natureza: não apenas em plantas, fenômenos e animais, mas principalmente em como todos esses elementos que nos cercam interagem entre si. 

O primeiro estilo desenvolvido no Tai Chi é chamado Chen, e a partir desse, outros 3 se desenvolveram: Wu, Hao e Sun. Todos eles têm princípios essenciais parecidos, mas contém posições e características particulares. Já estilo mais popular é o Yang, com movimentos mais gentis, delicados e lentos, que é mais fácil de ser aprendido e também promove uma vida saudável. Além desses, hoje há diversos outros estilos originados dos primeiros, adaptados por todo o planeta.

Desde o século 19, os chineses compreenderam o quanto a prática de Tai Chi traz benefícios para o ser humano e sua popularidade tem crescido a cada ano: pesquisas dizem que mais de 300 milhões de pessoas o praticam. Além de trazer a tranquilidade e a paz de espírito de uma meditação, ele também é recomendado em termos de saúde, já que seus movimentos promovem a elasticidade e força corporal. 

Essa meditação em movimento é amplamente aconselhada para aqueles que vivem em grandes cidades e sofre o estresse da rotina. O Tai Chi pode ser um caminho para uma vida mais saudável, em paz e em equilíbrio. Aqui na Calça Thai, nossa Calça Pescador é ideal para essa prática!

mulher praticando tai chi usando calça pescador vermelha

Loja Calça Thai

 

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais

3 comentários
de natalia santos em July 10, 2020

Adorei a técnica e espero logo poder começar a aplica-la na minha vida!!!
https://desbloqueiomental.com/

de Equipe Calça Thai em December 07, 2018

Olá, Juliana! Ficamos felizes que tenha gostado do post!

de juliana alves do nascimento em December 07, 2018

maravilhoso

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO