Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Flexibilidade, força, equilíbrio, bem estar físico e mental… São muitos os benefícios de praticar yoga, e juntando com a comodidade e a praticidade de praticar em casa, fica ainda melhor.
A vantagem de praticar yoga em casa em relação a frequentar aulas somente em um estúdio, é que você pode fazer quando quiser, e não apenas em um ou dois dias semanais previamente agendados. E isso com certeza vai lhe trazer mais benefícios, afinal você pode precisar de mais do que duas vezes na semana para acalmar agitações da sua mente e relaxar o corpo.
Além disso, você mesmo prepara o ambiente de acordo com o seu gosto. Se gostar de incensos, você escolhe acender o incenso que quiser; se gostar de música, pode colocar a que mais lhe agrada; e se prefere o silêncio como pano de fundo, basta você decidir. Sem falar na sua decoração de preferência, caso tenha um espaço fixo para a prática.
Hoje, com a internet e vários aplicativos disponíveis para instruir quem deseja fazer yoga, é fácil praticar no conforto da sua casa. Nós vamos dar algumas dicas para você iniciar essa prática no seu cantinho, para você aproveitar ao máximo o que a yoga pode lhe proporcionar. Para isso, continue a leitura.
O principal é um mat, que é o tapete de yoga, como todo praticante já sabe. Existe a possibilidade de usar um cobertor ou toalha, por exemplo, mas não é muito indicado por não serem antiderrapantes e oferecerem riscos para as posturas feitas em pé.
Algumas posturas pedem o uso da faixa elástica e do bloco de EVA também, por exemplo para ajudar a alcançar os pés enquanto você ainda não chega lá por conta própria.
Pode ser um espaço interno ou externo da casa, como o quintal ou a sacada, mas que seja tranquilo e sem agitações. O piso deve ser plano e liso, e precisa ter espaço suficiente para a sua livre movimentação durante os asanas, sem que você esbarre em nenhum obstáculo. E priorize onde tenha menor possibilidade de distração.
Roupas leves, confortáveis, que não apertem nem gerem qualquer tipo de incômodo. Lembrando que por estar em casa, ninguém vai ver o que você está vestindo, então aposte no conforto em primeiro lugar.
No caso específico do Kundalini Yoga, boa parte dos praticantes preferem usar roupas brancas feitas de tecidos naturais e turbante. É que acredita-se que a cor branca atrai paz e espiritualidade e ajuda na expansão da consciência, e o turbante pressionando a cabeça auxilia na capacidade de foco.
Aqui na Calça Thai, nós gostamos da Calça Yoga (calças Pétala, Chang e Pureza), que são bem macias, leves e soltinhas, assim você nem sente que está vestindo e pode mudar de posição facilmente. E por ser uma atividade física, é importante que o tecido seja respirável, ou seja, que permite a saída do vapor gerado pelo corpo.
@yogakaliofficial usando a Calça Pureza.
O ideal é que você defina um horário para a prática de yoga e que isso se torne uma rotina. A constância, principalmente no início, vai ajudar a inserir a prática de forma habitual no seu cotidiano.
Tente definir se irá praticar todos os dias, ou se serão quatro vezes na semana, por exemplo, então estabeleça em que dias e horário. Assim você firma um compromisso com você mesmo, e com o tempo a atividade já passa a ser natural.
Não tente fazer asanas avançados se você está começando agora. Lembre-se que o seu corpo progride aos poucos com a prática, então não tente pular degraus, ou ao invés de relaxamento e equilíbrio, você pode ter uma lesão.
Comece com os exercícios básicos, e com o tempo você pode ir fazendo posições que exigem mais do seu corpo. Devagar se vai longe!
A música pode ajudar no desligamento da mente com o mundo exterior, facilitando a concentração e o relaxamento. Você pode escolher uma playlist suave no YouTube ou em plataformas de música como o Spotify, Deezer, Apple Music ou SoundCloud, inclusive se digitar “música para yoga”, vai encontrar várias delas.
Moby, o cantor, músico e DJ, pratica yoga dinâmica e disponibilizou a playlist “sleep & calm” nas plataformas digitais e até mesmo para download, cujas músicas seguem essa linha relax.
Cada vez mais populares, os aplicativos de yoga permitem que você assista aulas de qualidade e tenha um guia para a prática dos asanas. Listamos três aplicativos mais legais para você escolher qual baixar:
Tem mais de 200 aulas de yoga, pilates e meditação, mais de 500 asanas, planos de exercício e intensidades diferentes. Não é o mais barato, mas é um dos mais populares e mais completos.
Esse app ensina desde métodos para criar disciplina na prática de yoga, como exercícios de flexibilidade, respiração e também de maior intensidade cardiovascular.
Se você busca treinos rápidos, esse é o app feito para você. Além disso, ele tem várias posturas de yoga, com imagens e explicações detalhadas dos asanas para iniciantes.
Siga corretamente as instruções dadas pelos aplicativos, e desfrute dos benefícios do yoga dentro do seu lar. Pronto para começar?