Como fazer yoga em casa

de Bruna Cecilio em July 03, 2020

mulher com mat de yoga praticando yoga em casa através de aplicativo no notebook

Flexibilidade, força, equilíbrio, bem estar físico e mental… São muitos os benefícios de praticar yoga, e juntando com a comodidade e a praticidade de praticar em casa, fica ainda melhor.

A vantagem de praticar yoga em casa em relação a frequentar aulas somente em um estúdio, é que você pode fazer quando quiser, e não apenas em um ou dois dias semanais previamente agendados. E isso com certeza vai lhe trazer mais benefícios, afinal você pode precisar de mais do que duas vezes na semana para acalmar agitações da sua mente e relaxar o corpo.

Além disso, você mesmo prepara o ambiente de acordo com o seu gosto. Se gostar de incensos, você escolhe acender o incenso que quiser; se gostar de música, pode colocar a que mais lhe agrada; e se prefere o silêncio como pano de fundo, basta você decidir. Sem falar na sua decoração de preferência, caso tenha um espaço fixo para a prática.

Hoje, com a internet e vários aplicativos disponíveis para instruir quem deseja fazer yoga, é fácil praticar no conforto da sua casa. Nós vamos dar algumas dicas para você iniciar essa prática no seu cantinho, para você aproveitar ao máximo o que a yoga pode lhe proporcionar. Para isso, continue a leitura.

 


O que você precisa ter

O principal é um mat, que é o tapete de yoga, como todo praticante já sabe. Existe a possibilidade de usar um cobertor ou toalha, por exemplo, mas não é muito indicado por não serem antiderrapantes e oferecerem riscos para as posturas feitas em pé.

Algumas posturas pedem o uso da faixa elástica e do bloco de EVA também, por exemplo para ajudar a alcançar os pés enquanto você ainda não chega lá por conta própria.

 


Como criar um espaço adequado

Pode ser um espaço interno ou externo da casa, como o quintal ou a sacada, mas que seja tranquilo e sem agitações. O piso deve ser plano e liso, e precisa ter espaço suficiente para a sua livre movimentação durante os asanas, sem que você esbarre em nenhum obstáculo. E priorize onde tenha menor possibilidade de distração.

 


Que roupas usar

Roupas leves, confortáveis, que não apertem nem gerem qualquer tipo de incômodo. Lembrando que por estar em casa, ninguém vai ver o que você está vestindo, então aposte no conforto em primeiro lugar.

No caso específico do Kundalini Yoga, boa parte dos praticantes preferem usar roupas brancas feitas de tecidos naturais e turbante. É que acredita-se que a cor branca atrai paz e espiritualidade e ajuda na expansão da consciência, e o turbante pressionando a cabeça auxilia na capacidade de foco.

Aqui na Calça Thai, nós gostamos da Calça Yoga (calças Pétala, Chang e Pureza), que são bem macias, leves e soltinhas, assim você nem sente que está vestindo e pode mudar de posição facilmente. E por ser uma atividade física, é importante que o tecido seja respirável, ou seja, que permite a saída do vapor gerado pelo corpo.

 

mulher praticando yoga em casa com a confortável calça yoga da calça thai

 @yogakaliofficial usando a Calça Pureza.

 

Estabeleça uma rotina

O ideal é que você defina um horário para a prática de yoga e que isso se torne uma rotina. A constância, principalmente no início, vai ajudar a inserir a prática de forma habitual no seu cotidiano.

Tente definir se irá praticar todos os dias, ou se serão quatro vezes na semana, por exemplo, então estabeleça em que dias e horário. Assim você firma um compromisso com você mesmo, e com o tempo a atividade já passa a ser natural.

 

Respeite os seus limites

Não tente fazer asanas avançados se você está começando agora. Lembre-se que o seu corpo progride aos poucos com a prática, então não tente pular degraus, ou ao invés de relaxamento e equilíbrio, você pode ter uma lesão.

Comece com os exercícios básicos, e com o tempo você pode ir fazendo posições que exigem mais do seu corpo. Devagar se vai longe!



Escolha a música ideal

A música pode ajudar no desligamento da mente com o mundo exterior, facilitando a concentração e o relaxamento. Você pode escolher uma playlist suave no YouTube ou em plataformas de música como o Spotify, Deezer, Apple Music ou SoundCloud, inclusive se digitar “música para yoga”, vai encontrar várias delas.

Moby, o cantor, músico e DJ, pratica yoga dinâmica e disponibilizou a playlist “sleep & calm” nas plataformas digitais e até mesmo para download, cujas músicas seguem essa linha relax.

 


Conte com um aplicativo de yoga

Cada vez mais populares, os aplicativos de yoga permitem que você assista aulas de qualidade e tenha um guia para a prática dos asanas. Listamos três aplicativos mais legais para você escolher qual baixar:

 

  • Daily Yoga

Tem mais de 200 aulas de yoga, pilates e meditação, mais de 500 asanas, planos de exercício e intensidades diferentes. Não é o mais barato, mas é um dos mais populares e mais completos.


  • Asana Rebel

Esse app ensina desde métodos para criar disciplina na prática de yoga, como exercícios de flexibilidade, respiração e também de maior intensidade cardiovascular.


  • 5 Minutos de Yoga

Se você busca treinos rápidos, esse é o app feito para você. Além disso, ele tem várias posturas de yoga, com imagens e explicações detalhadas dos asanas para iniciantes.

Siga corretamente as instruções dadas pelos aplicativos, e desfrute dos benefícios do yoga dentro do seu lar. Pronto para começar?

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. S...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO