Imprensa | Comunicados e releases oficiais da Calça Thai

Imprensa

Calça Thai se junta à rede Site Sustentável

22 Julho 2016

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Calça Thai se junta à rede Site Sustentável

Site Sustentavel

A onda verde que tem se expandido pelo mundo vem trazendo diversos novos negócios interessados em proteger o meio ambiente e promover práticas mais sustentáveis no âmbito organizacional. Seguindo essa linha, a Calça Thai, empresa que comercializa no Brasil roupas produzidas na Tailândia sob práticas de comércio justo, acaba de firmar uma parceria a fim de reduzir o impacto negativo que empresas e websites podem causar no meio ambiente.

Essa é uma colaboração entre a Calça Thai e o Site Sustentável, que realiza o plantio de árvores em Áreas de Preservação Permanente com o intuito de neutralizar as emissões de CO2 que websites geram. No caso da Calça Thai, 5 árvores foram plantadas na Mata Atlântica, quantidade equivalente ao gás carbônico que o site gera para se manter ativo: 79kg. Essa parceria resulta no reflorestamento da Mata Atlântica e em um selo de Site Sustentável, formando uma rede de empresas que têm uma preocupação ambiental e tomam atitudes para melhorar o cenário ambiental atual.

arvores plantados calça thai

A Calça Thai foi fundada em 2015 e traz a consciência social e ambiental desde sua idealização até suas atuais parcerias. Todos os seus produtos são desenhados e confeccionados no Norte tailandês, nos arredores de Chiang Mai, a capital espiritual da Tailândia. Utilizar o comércio justo como carro chefe da produção significa que a empresa preza pelo bem estar de seus funcionários e se preocupa em impactar positivamente a comunidade em que se insere. Seus fundadores, por terem uma relação intensa tanto com a Tailândia quanto com o Brasil, firmaram a parceria com o Site Sustentável a fim de expandir suas estratégias sociais e ambientais, que antes eram focadas no país de produção e agora estão presentes também no país onde a maioria das vendas são realizadas.

A rede Site Sustentável é a pioneira no setor de compensação de gás carbônico no Brasil. Ela afirma que mais de 66% dos consumidores estão mais dispostos a comprar em lojas/empresas que possuem políticas de meio ambiente de credibilidade (fonte: Nielsen) e mais de 450 empresas já aderiram a essa iniciativa e também receberam o selo de Site Sustentável, contribuindo com a rede de sustentabilidade da Internet. A rede é formada por diversos negócios digitais, dentre agências de marketing, construtoras, hospitais, lojas entre outros.

Toda a ideia dessa iniciativa funciona sob a seguinte lógica: seu site consume energia e polui o meio ambiente para se manter ativo; fazendo parte da rede Site Sustentável, árvores são plantadas para compensar as emissões de CO2 do seu site, que recebe o selo e entra para uma rede de sites conscientes; com esse processo, áreas da Mata Atlântica são reflorestadas e recuperadas. São utilizadas mudas nativas de Mata Atlântica, que ajudam a reflorestar as margens do Rio Cubatão em Urupês, no estado de São Paulo. A área de plantio está aberta a visitação e é supervisionada por profissionais que asseguram a saúde das árvores. Desde 2011, mais de 50 mil árvores já foram plantadas.

São iniciativas como essa que, aos poucos, transforma nossa realidade e resgata conceitos de ética e consciência em empresas novas e já estabelecidas. Assim como o Site Sustentável busca atingir cada vez mais empresas e expandir as áreas de reflorestamento possibilitadas pelas suas atividades, a Calça Thai objetiva ampliar parcerias e iniciativas como essa a fim de maximizar suas ações positivas conforme o negócio evolui.


Bom, bonito e justo: Calça Thai investe em ética e qualidade para produzir as suas peças

04 Abril 2016

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Bom, bonito e justo: Calça Thai investe em ética e qualidade para produzir as suas peças

O comércio desleal ocorre quando empresas se utilizam de práticas ilícitas - como mão de obra barata, frequentemente em condições precárias - para garantir vantagens comerciais. Atraídos por preços normalmente abaixo do mercado e desconhecendo as etapas do processo de produção e exportação de itens de consumo, centenas de consumidores podem acabar por alimentar esta prática.

Costureira Calça Thai

Pensar no “outro lado” da produção barateada é uma tarefa certamente necessária: vale a pena investir em itens de preços baixos, mas de qualidade inferior, que além de tudo ainda colaboram para relações de exploração? Bons produtos, feitos por pessoas experientes e tratadas com o devido respeito, não são vendidos por centavos - se algum anúncio ou loja disser o contrário, desconfie. O comércio justo ocorre a partir do momento em que se compreende que todo processo de produção exige um custo, e em que se aceita pagar por ele.

A conscientização sobre a questão ganhou mais espaço nos últimos anos, tanto na mídia quanto nas mentes dos responsáveis por grandes iniciativas. Preocupada em estabelecer condições de trabalho dignas aos seus fornecedores, a Calça Thai posiciona-se veementemente contra a concorrência desleal e suas consequências. Defendendo o Fair trade - ou comércio justo, como conhecemos por aqui -, a empresa dedica-se a comercializar roupas originárias do norte da Tailândia, as quais são desenhadas e costuradas por artesãos da região. Este processo contribui para o fortalecimento da economia local, dando voz e oportunidade a pequenos produtores, e privilegia o surgimento de relações mais humanas, íntimas e diretas.

 

 

Alice Rosa, representante da marca, diz que a empresa tem como meta fornecer um salário justo ao tempo de serviço prestado e prezar pela saúde física e mental de todos os envolvidos na produção das peças que compõem as coleções da Calça Thai: “Os responsáveis por costurar e desenhar as nossas roupas são nativos da Tailândia, país de origem da marca. Oferecemos a eles condições de trabalho no conforto doméstico, não os afastando de suas famílias e protegendo as comunidades.pagamos com antecedência para evitar que o dinheiro dos tecidos para a produção das roupas venha de nossos artesãos”, comentou.

A Calça Thai, considerada uma startup, iniciou suas atividades no mercado brasileiro em meados de 2015. Mesmo com pouco tempo de atividade, a marca já é uma grande aposta em seu setor e destaca-se pela qualidade de seus produtos, pela beleza de suas estampas e também por conta de sua preocupação social. Além de tudo, o consumidor final não precisa se preocupar com o frete: este fica por conta da própria companhia.

Ansiosa por falar mais sobre seus valores, a Calça Thai dedicou-se a produzir e a lançar um vídeo que explicitasse as etapas do processo de criação das suas peças. Com esta iniciativa, a companhia planeja mostrar aos seus clientes e seguidores os rostos e nomes dos que confeccionam as roupas que chegam às suas mãos, demonstrando que é possível fazer comércio de forma ética e promovendo desenvolvimento recíproco. Entre as linhas e as técnicas de costura da Tailândia, há muito espaço para o respeito pelo ser humano.


A importância do traçado único na concepção de uma marca

01 Novembro 2015

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

A importância do traçado único na concepção de uma marca

Como assinatura de marca, Calça Thai adotou um pattern kranok, que de uma maneira simbólica representa as formas tailandesas, que podem ser encontradas no design de edifícios, roupas e decorações no geral.  

Leia mais →