A importância do traçado único na concepção de uma marca

de Calça Thai em November 01, 2015

Vivemos em um mundo manufaturado. Desde a revolução industrial vamos perdendo características muito simples como ser-humanos criativos que somos por natureza. Desde o trabalho artesanal até mesmo à processos mentais: tudo parece automatizado e encaixotado. Na indústria do design, por exemplo, que requer não apenas o exercício mental como o de criação, já se distribuem softwares que desenvolvem logos para marcas e hardwares que imprimem qualquer protótipo de arte.

Nesse ponto, a preocupação do marketing na concepção de uma estratégia de branding muitas vezes é esquecida, valorizando por outro lado a criatividade em franchising. Bastante longe do Brasil, entretanto uma marca que caminha na direção oposta dessa tendência é a linha de roupa tailandesa Calça Thai. A produção de sua linguagem como marca e desenho pode nos ensinar bastante sobre design.

Calça Thai Logo

Observe o logo acima antes de seguir lendo esse artigo. Ainda que você não acredite, a equipe de design responsável teve a preocupação de entender a essência de sua mensagem e para quem ela estaria sendo direcionada. Sendo uma marca tailandesa, era necessário buscar uma raiz oriental e ser fidedigno ao produto: calças tailandesas. De toda maneira, codificar essa informação para uma audiência ocidental também foi uma preocupação.

“Precisamos trabalhar com uma equipe de designers tailandeses no desenvolvimento desse conceito, caso contrário estaríamos negando nossa filosofia antes mesmo do processo de venda”, comenta Juliana Monte diretora de marketing da marca.

Se a caligrafia revela muito sobre a personalidade de uma pessoa, a fonte digital se encarga de traduzir o espírito do logo de uma marca. Steve Jobs, um dos maiores inovadores de todos os tempos, tinha isso muito claro e carregava essa importância como o vértice da Apple, quando chegou inclusive a demitir um funcionário por não acreditar muito na necessidade de formatar uma fonte exclusiva para o produto da marca de computadores.

Calça Thai também adotou esse must no processo de criação de sua identidade. A fonte utilizada é única, criada especialmente para incubar essa ideia de costura ponto a ponto e estilo, características igualmente encontradas nas calças tailandesas, ofertadas pela marca. Como assinatura de marca, Calça Thai adotou um pattern kranok, que de uma maneira simbólica representa as formas tailandesas, que podem ser encontradas no design de edifícios, roupas e decorações no geral.  

Kranok

Sabemos que cores carregam sentimentos que são traduzidos pelo instinto perceptivo que todos nós adotamos, ainda que involuntariamente. Calça Thai nos mostra mais uma vez a importância desse processo na formação do conceito de uma marca. 

Princesa TailandesaNa imagem do logo acima, podemos observar que a cor predominante é o roxo, que não coincidentemente é a cor adotada pela princesa tailandesa. Essa decisão além de atrair bons ventos e uma energia tailandesa, ainda que intrínseca, aproxima a audiência já que o roxo é uma cor bem aceita no país, o que aumenta a força da marca em sua identidade visual.

Como já vimos, a assinatura do logo, que vem sendo uma agulha que se estende em formato de cedilha, recebeu uma outra coloração. O marrom, que segundo a ciência das cores traduz um sentimento de relaxamento e confiança sem perder o tom informal e natural, características importantes no processo de construção de fidelidade do cliente, ainda mais quando se trata de um produto e-commerce, onde é mais do que necessário oferecer tranquilidade na hora de realizar um pagamento online.

Como vimos no decorrer deste artigo, é mais do que importante dedicar esforços e investimento no processo de criação de uma marca seja esta online ou não. Fica aí uma justificativa na hora de oferecer algum serviço como design, afinal de contas, somos o processo inicial de percepção de um potencial cliente.

 

Se você for jornalista, entre em contato através de info@calcathai.com

Loja Calça Thai

 

Escrito por

VOLTAR PARA O TOPO