Tudo sobre a meditação transcendental e seus benefícios

de Bruna Cecilio em May 06, 2021
mulher madura sentada em almofada na sacada de casa praticando meditação transcendental

Foto por Susanna Marsiglia

A meditação é uma prática que já tem muitos benefícios comprovados para a saúde física e mental das pessoas. Mas você já ouviu falar da meditação transcendental? Ela tem algumas diferenças em relação à meditação tradicional, e promete um aumento maior na qualidade de vida do praticante. Continue lendo para entender tudo sobre ela.

 

História da meditação transcendental

Com bases na civilização védica, ela foi desenvolvida inicialmente por Adi Shankaracharya ou Shânkara (788 - 820), que criou a filosofia Advaita Vedanta ou não-dualista. Bem mais tarde, Swami Brahmananda Saraswati (1868-1953) resgatou essa filosofia e instituiu a prática aos seus discípulos em em quatro monastérios. Ela deixou de ser restrita com Maharishi Mahesh Yogi (1917 - 2008), que foi discípulo de Swami durante treze anos.

Após o falecimento de Swami, em 1953, Maharishi Mahesh Yogi passou dois anos meditando nas montanhas do Himalaia, e em 1958 criou o Spiritual Regeneration Movement, organizando a técnica da meditação transcendental para ensinar e divulgar a outras pessoas.

Foi no ano seguinte, quando o mestre foi aos Estados Unidos, que essa técnica passou a ser difundida amplamente e ganhou ainda mais projeção graças ao interesse da banda The Beatles, que se tornou adepta. Procurando pela internet é possível encontrar várias fotos dos integrantes com Maharishi.

banda The Beatles com Maharishi Mahesh Yogi guru de meditação transcendental

Em 1975, o mestre Maharishi fundou a Maharishi European Research University - MERU na Suíça. Em 1984 a MERU adquiriu um campus em uma área de floresta na Holanda, onde Maharishi Mahesh Yogi passou seus últimos 18 anos de vida. Atualmente, a meditação transcendental só deve ser ensinada através de professores treinados e autorizados pela MERU, que oferece um curso de formação com carga horária de 1.200 horas.

Por causa de Maharishi esse tipo de meditação pôde ser aprendido por cerca de sete milhões de pessoas, além de ter seus benefícios estudados em mais de 600 pesquisas científicas que comprovam as transformações positivas provocadas após a prática.

 

O que é meditação transcendental

Mas afinal, o que é a meditação transcendental? É uma técnica que utiliza a repetição de mantras, sendo que cada praticante recebe também um mantra pessoal. É recomendado que seja praticada duas vezes ao dia com vinte minutos cada sessão, somando quarenta minutos ao dia. A repetição dos mantras impede que pensamentos venham à tona, permitindo, assim, alcançar um nível mais profundo de consciência.

De acordo com os ensinamentos de Maharishi Mahesh Yogi, a meditação transcendental é bem diferente das técnicas de meditação tradicional, que busca manter o foco e o domínio da mente. Segundo o site oficial brasileiro, “a técnica da MT não envolve nenhum tipo de controle mental, a mente naturalmente vai em direção ao silêncio”. Ou seja, a prática faz com que espontaneamente a mente se acalme.

mulher praticando meditação transcendental em deck ao por do sol

Foto por Freepik

Quem ouve falar em meditação transcendental pode achar que é algo complicado e difícil de praticar, mas isso é um engano. Ela é considerada simples e sem necessidade de esforço ou controle, podendo ser aprendida até por crianças a partir dos 5 anos de idade. E também independe de religião ou de mudança de estilo de vida, sendo acessível a todos que quiserem desfrutar de seus benefícios.

 

Benefícios da meditação transcendental

Várias pesquisas e publicações científicas foram lançadas sobre o tema, isso sem falar nos relatos dos praticantes, que percebem com a própria experiência as mudanças em suas vidas. Alguns dos benefícios relatados são:

 

Autoconhecimento

Durante toda ou na maior parte da nossa rotina, estamos sempre ocupados e pensando em qualquer outra coisa que não seja nós mesmos. Trabalho, problemas a resolver, filhos, relacionamentos, além de todo o estímulo externo em que focamos. Dedicamos muito pouco tempo nos conhecendo, e a meditação transcendental proporciona essa viagem interior, fazendo com que olhemos para dentro.

 

Estabilidade emocional

O estresse diário nos leva a comportamentos irritados e impulsivos, destruindo aos poucos o nosso emocional. Com a prática da meditação transcendental, desenvolvemos, naturalmente, um autocontrole e equilíbrio das emoções. Isso não é forçado, e sim porque as situações de tensão já não incomodam tanto e temos mais discernimento para enfrentá-las.

 

Melhora nos relacionamentos

Consequentemente, nos tornamos mais leves, agradáveis e fáceis de nos relacionar. Seja com o par romântico, a família, amigos ou colegas de trabalho, desenvolvemos relações mais gratificantes e equilibradas.

 

Estimulação da inteligência

De acordo com a ciência, desenvolvemos nosso QI (quoeficiente de inteligência) somente até os 18 anos. Mas vários estudos apontaram que adultos, após algumas semanas de prática de meditação transcendental, tiveram um aumento considerável neste índice.

 

Incremento da criatividade

Essa técnica desenvolve o potencial cerebral como um todo, e a criatividade tem destaque. Entre outras pesquisas, estudos feitos com alunos em Taiwan demonstraram um aumento na criatividade após algum tempo de prática.

 

Redução da ansiedade

A prática dá uma sensação de acolhimento e tranquilidade que aos poucos vai reduzindo os níveis de ansiedade. Isso foi comprovado por diversos estudos feitos por institutos como a Stanford University e a University of Colorado Medical Center.

mulher de top e calça estampada sentada na praia praticando meditação transcendental

Melhora do Transtorno por Déficit de Atenção

As razões para se desenvolver o TDAH podem ser: problemas no funcionamento do córtex pré-frontal do cérebro, que pode ser causado por estresse; fluxo sanguíneo insuficiente; e baixa coerência nas ondas de diferentes partes do cérebro detectadas no exame de eletroencefalograma. E de acordo com pesquisas direcionadas ao TDAH, a meditação transcendental atua para essas 3 possibilidades, melhorando o funcionamento cerebral por inteiro.

 

Melhora da hipertensão, diabetes e aterosclerose

Estudos da American Heart Association atestaram que a meditação transcendental trouxe bons resultados no controle à hipertensão, bem melhores que outros tipos de meditação. Essa técnica também reduz os níveis de cortisol no organismo, conhecido como hormônio do estresse, que causa a resistência à insulina. Logo, pode ter importante ação no controle do diabetes tipo 2. E pesquisas em colaboração com o National Institute of Health também observaram importante melhora na aterosclerose, uma obstrução que pode levar a infartos e derrames.

 

Sono de melhor qualidade

A insônia pode ser causada por baixos níveis de serotonina, que pode ser resultado do estresse. E sabe-se que a meditação transcendental aumenta a serotonina, levando a um sono de boa qualidade. Isso foi comprovado em pesquisas de instituições como o Instituto Nacional Japonês de Saúde Industrial, no Japão, e a University of Alberta, no Canadá.

 

Apoio na superação de vícios

Mais uma vez, diversos estudos atestaram que a prática aumenta a sensação de bem estar e reduz naturalmente o desejo de consumir drogas como álcool, cigarro ou outras substâncias, sendo um importante apoio na superação de vícios.


Vale observar que pesquisas também apontam como essa prática atua na prevenção de várias doenças e na qualidade de vida em geral, e sugerimos que você pratique com roupas confortáveis, que ajudem na concentração.

Como você pode ver, são muitos os motivos para começar a praticar a meditação transcendental. Você já pratica? Conte para nós nos comentários a sua experiência.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. S...
Saiba mais
Os 10 Templos Mais Importantes da Tailândia
Os 10 Templos Mais Importantes da Tailândia
  Se você, assim como nós, também é apaixonado pela cultura, arte e paisagens tailandesas, vai adorar conferir este post. Hoje,...
Saiba mais
4 comentários
de Vera Felicidade Dias em July 26, 2023

Gosto muito da MT,me faz muito bem…pena que relaxei um pouco mas, quero voltar a meditar e começo hoje!!!! 28/05/2023…

de Rosane em April 24, 2023

Gostaria de aprender a meditação transcendental, como faço,

de Calça Thai em June 12, 2021

Oi, Célia! Você pode consultar nesse link os instrutores autorizados oficialmente a conduzir a meditação transcendental no Brasil: https://www.meditacaotranscendental.com.br/instrutores/

de Célia Strakos em June 12, 2021

Boa tarde!
Gostaria de fazer a Meditação Transcendental.
Poderia, por favor, me passar mais informações.
Obrigada!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO