Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "Cultura Tailandesa"

Calça Thai

Música Tailandesa: Descubra seus Estilos e Influências

Por definição, a música é a arte de se expressar ideias por meio de sons, de forma melodiosa e conforme algumas regras que garantam sua harmonia. Assim como a gastronomia, a obra musical de um determinado lugar ou povo também é uma representação cultural, já que a maioria dessas canções expressam crenças ou descrevem sua história, refletindo o contexto em que foram criadas.

Então nada melhor do que entender a musicalidade tailandesa para aprendermos mais sobre essa cultura tão rica e plural! Vamos lá?!

A Música Tradicional Tailandesa
Na Tailândia, a produção musical tradicional (também chamada de folclórica) acaba por refletir a posição geográfica do país (entre a China e a Índia), além de rotas comerciais que historicamente incluíram a Pérsia, a África, a Grécia e Roma. O contato e as influências culturais vindas de fora permearam essas criações e, mesmo a Tailândia nunca tendo sido colonizada, os dois estilos mais populares são um ‘mix’ dessas referências: o Luk Thung (que incorporou fortemente elementos asiáticos) e o Mor Lam (muito popular ao norte do país e que tem estreita afinidade com a música do Laos, país vizinho à Tailândia). Ambos os estilos podem ser considerados ‘country’ por refletirem a vida dos tailandeses que viviam em áreas rurais.

Grupo de Música Clássica Tailandesa

A Música Clássica tailandesa, no formato que se conhece atualmente, surgiu há cerca de 800 anos na região central do país. Mesmo que em seu início esse estilo tenha sido profundamente influenciado pelas músicas tradicionais indianas, hoje ele é uma expressão essencialmente tailandesa.

Além da música Clássica Thai, outros estilos importantes dessa vertente são o Piphat (considerada a mais comum e icônica música tradicional tailandesa), o Khrueang Sai (usado principalmente em performances instrumentais nacionais e para acompanhar o Hoon Grabok tailandês – teatro de marionetes), o Mahori (tocado por mulheres na região central da Tailândia e que, se comparado aos outros estilos, dá maior destaque aos vocais), e o Kantrum (música de ritmo rápido e tradicional do sul do país, na região que faz fronteira com o Camboja).

Ao mesmo tempo que a constituição musical tailandesa foi inspirada em outras culturas, o oposto também aconteceu com os países vizinhos a Tailândia, já que a música clássica teve grande influência nas tradições musicais de Mianmar, do Camboja e do Laos. No período entre o final do século XVIII e o início do século XIX, por exemplo, uma espécie de intercâmbio cultural foi observado no Camboja em que dançarinos clássicos e músicos aprimoraram seus conhecimentos com mestres e professores tailandeses. Essa relação fez com que houvesse uma forte absorção cultural tailandesa sobretudo entre as classes mais altas da sociedade cambojana.

Ranat Ek: Xilofone Tradicional TailandêsRanat Ek: Xilofone Tradicional Tailandês


Instrumentos Musicais Tailandeses
Não tem como falarmos sobre música sem pensar nos instrumentos que produzem os seus sons, não é?! E embora os estilos tradicionais tenham diferenças significativas entre si, o conjunto base de instrumentos musicais usados em sua composição e reprodução são os mesmos. Por exemplo: eles compartilham de pequenos pratos (ching) e um tipo de baqueta (krap) para marcar a batida principal da música, além de pequenos tambores (klong) para a base rítmica.

Se a produção musical sofre influências externas, os instrumentos musicais tailandeses tradicionais também refletem esse fator e são variados, como por exemplo: o Klong Thap (percussão) e o Khim (cordas) são de origem persa; o Jakhe (cordas) de origem indiana; e os instrumentos de percussão Klong Jin (origem chinesa) e o Klong Kaek (origem indonésia).

Influência da Música Ocidental
É normal que a música tradicional sofra evoluções. Na Tailândia, a música pop e outros estilos europeus e americanos tornaram-se populares durante o século XX, quando a música clássica tailandesa foi desencorajada por ser vista como retrógrada durante as agressivas políticas nacionalistas de modernização. Essa iniciativa estimulou modificações nas músicas tradicionais e a criação de diversos novos estilos.

Nos últimos anos, as artes clássicas se beneficiaram do aumento do patrocínio e do financiamento governamental à cultura tradicional tailandesa.


Ficou interessado e curioso para ouvir alguns ritmos desse país tão especial?! Aproveite para descobrir bandas ou grupos de música clássica tailandesa e nos conte nos comentários o que achou!

Loja Calça Thai


Saiba mais sobre as Crenças e Valores da Calça Thai

Desde 2015 colocamos em cores e tecidos toda a inspiração que o estilo tailandês nos traz. Nossa essência (o comércio justo, a inclusão, a sustentabilidade e a cultura tailandesa) está presente em cada dia de trabalho e em cada produto que confeccionamos. Para que você conheça um pouco mais sobre ela, neste post vamos falar dos nossos valores fundamentais e porquê acreditamos neles.

Comércio Justo


Comércio Justo
Um dos princípios que nos faz ser uma empresa mais sustentável e humana é o Comércio Justo, que está presente desde a nossa produção (totalmente artesanal, feita à mão por artistas independentes nas comunidades tailandesas), até as parcerias que firmamos.

Por praticarmos essa filosofia de negócio, garantimos a igualdade (para homens e mulheres) tanto em relação aos salários quanto em oportunidades de emprego. Iniciativas assim refletem a nossa preocupação e o cuidado que temos com as pessoas.

Para explicar em detalhes todos os atributos que envolvem o Comércio Justo, confira um outro post em que nós te mostramos as características do nosso modelo de negócio por meio de comparações e infográficos.

Inclusão
Além de praticarmos a inclusão com as pessoas que integram o dia a dia da Calça Thai, nossa moda também é extremamente democrática! Olhando nossas fotos, você já deve ter reparado que prezamos pela diversidade e pela naturalidade.

Não importa sua altura, peso, gênero, etnia ou religião. A simplicidade e a versatilidade são chave para nós desde a concepção das peças. Assim, você tem mais liberdade para escolher o produto com que mais se identificar. Lembrando que, mesmo os produtos sendo organizados em nosso site por gênero, todos são unissex e você pode vestir o que quiser!

Moda Vegana


Moda Vegana
Esse valor é bem abrangente então vamos começar falando da matéria-prima dos nossos produtos: os tecidos. Eles são naturais, veganos e os únicos que usamos. Por serem tecidos feitos a partir de plantas, eles são totalmente biodegradáveis (não deixam nenhum micro resíduo de plástico no meio ambiente), ao contrário de roupas que contam com fibras sintéticas e têm sua decomposição mais lenta e sua reciclagem mais difícil. Além disso, a Calça Thai segue a moda atemporal, para que você use nossas peças como e quando quiser.

Contudo, o respeito com o meio ambiente vai além de fabricarmos produtos veganos e biodegradáveis. Na Calça Thai temos outras medidas que preveem a responsabilidade ambiental da nossa produção e atuação. Uma delas é a colaboração com o Site Sustentável, em que árvores são plantadas na Mata Atlântica a fim de compensar a emissão de gás carbônico do nosso site!

Dessa forma, ainda que o veganismo não seja o grande mote no qual baseamos nosso negócio, sempre prezamos por produtos e atitudes que causem o menor impacto possível no meio ambiente, na sociedade e na vida animal.

A Cultura Tailandesa
De forma direta ou indireta, a Cultura Tailandesa está presente em diversos momentos na Calça Thai. Nossas calças, blusas, bolsas e kimonos são desenvolvidos por costureiras e artesãos localizados ao Norte da Tailândia não por acaso. Essa região é a mais espiritualizada do país, com inúmeros templos, elefantes, uma natureza maravilhosa, além de povos antigos que mantém até hoje suas tradições e crenças.

Já nas mídias sociais da Calça Thai e aqui no Blog, nós sempre revelamos aspectos culturais importantes (e até mais profundos) sobre a Tailândia. Como a Cultura Tailandesa é o que nos move, é essencial compartilharmos com você mais conhecimento sobre ela e tudo o que simboliza, desmistificando estereótipos e ampliando o entendimento sobre as raízes tailandesas.


Como você pôde ver, na Calça Thai nós acreditamos que a moda pode ser consciente e o nosso negócio, sustentável. Todos os dias seguimos em uma jornada leve e responsável para continuar trazendo a você peças repletas do estilo Thai, com todo o poder do artesanal, e que estão em harmonia com o planeta!

 Loja Calça Thai