O que é reiki e seus benefícios

de Bruna Cecilio em November 12, 2020
mãos de homem aplicando reiki ao redor da cabeça de uma mulher
Além da medicina tradicional, existem terapias orientais alternativas muito procuradas por quem busca equilíbrio físico, mental e espiritual. O reiki é uma delas. Essa técnica foi desenvolvida no Japão pelo monge budista Mikao Usui,

em 1922, que recebeu a iluminação após vários dias de retiro espiritual, jejum e meditação.

Sua característica mais conhecida é a transmissão de energia curativa através da imposição das mãos do terapeuta sobre um receptor, e acredita-se que assim é possível mudar o padrão vibracional e equilibrar energeticamente os centros de força do corpo. Quer mais informações? Então siga a leitura.

 criador do reiki Mikao Usui

 

Princípios do reiki

Mikao Usui organizou cinco princípios do reiki baseados em instruções do Imperador Meiji, que comandava o Japão naquela época. Para o criador desta terapia holística, somente seguindo estes conselhos é possível alcançar a verdadeira felicidade, preservando também a saúde do corpo físico e se aperfeiçoando espiritualmente. Os cinco princípios são:

  • Só por hoje, não fique com raiva;
  • Só por hoje, não fique preocupado;
  • Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe;
  • Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade;
  • Hoje e sempre, seja gentil e grato com todos os seres vivos.
  • Quem está sob tratamento do reiki é orientado a refletir e pôr em prática estes ensinamentos para ter maior bem estar e tranquilidade na vida. Do contrário, o resultado da terapia pode não ser satisfatório. 

     

    Como funciona o reiki

    Quando temos uma rotina de vida prejudicial, maus hábitos alimentares e a presença de sentimentos negativos dentro de nós, os nossos centros vitais ou chakras perdem energia e isto abre caminho para o adoecimento físico e espiritual. Neste sentido, o reiki atua curando problemas leves ou agindo como um complemento no tratamento de diversos males mais graves.

    Nas sessões de aplicação, o terapeuta, também conhecido como reikiano, canaliza a energia vital universal através das mãos para as áreas necessitadas do corpo do receptor para restaurar o padrão vibracional.

     ilustração dos sete chakras em uma pessoa sentada em posição de lótus

     

    Chakras e energia vital universal

    O reikiano impõe as mãos direcionando energia sobre os chakras do receptor. Nós temos sete chakras principais, também conhecidos como centros vitais, por onde flui a energia, seja doando ou recebendo. Eles regem nossos órgãos e, quando estão desalinhados, acabamos adoecendo de alguma forma. Os sete chakras são:

    • Coronário;
    • Frontal;
    • Laríngeo;
    • Cardíaco;
    • Umbilical;
    • Sacro;
    • Básico.

    Quanto à energia vital universal, é a energia que está em tudo e em todos. Nossos chakras doam e recebem essa energia, e para o nosso bem estar essa energia deve estar equilibrada. Mas, como dissemos, por conta de um estilo de vida não saudável, acabamos por perdê-la e bloqueá-la do nosso organismo.

     

    Benefícios do reiki

    A carência de energias tem como consequência a instabilidade física, mental e espiritual, que pode ser corrigida com a ajuda do tratamento terapêutico do reiki. Quando o reikiano impõe as mãos sobre outro ser (ou sobre si mesmo), ele capta a energia universal e transmite para os centros vitais do organismo, reequilibrando a energia e dissolvendo a causa do desequilíbrio.

    O reiki pode atuar como um tratamento complementar, que vai potencializar as recomendações de profissionais como médicos e fisioterapeutas. Ou seja, não é recomendável abandonar qualquer tratamento médico, mas sim utilizar a terapia alternativa como um fortalecedor de resultados.

    Alguns dos benefícios que podem ser alcançados com as aplicações são acalmar o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono, ajudar no tratamento da depressão e da dor crônica, além de liberar tensões emocionais.

    Não há contraindicações para o reiki, que é livre para pessoas de todas as idades e condições, e pode ser aplicado até mesmo em animais. Você já experimentou o reiki? Conta para a gente a sua experiência.

    /

    Se você gostou desse post, você também pode gostar:

    Calça para gestante: como escolher a melhor para você
    Calça para gestante: como escolher a mel
    A gravidez é um momento muito importante que deve ser curtido ao máximo pelos pais, em especial pela mulher. Enquanto seu corpo...
    Como usar calça pantalona estampada
    Como usar calça pantalona estampada
    A calça pantalona é um clássico da moda. Afinal ela veste bem, é elegante e vai bem em praticamente todas as ocasiões. Mas esse...
    Por que usar roupa de rayon de bambu
    Por que usar roupa de rayon de bambu
    A consciência ecológica e a preocupação com os animais estão cada vez mais fortes, afinal todas as vidas importam para o planet...
    DEIXE UM COMENTÁRIO
    VOLTAR PARA O TOPO