A influência indiana na cultura e nas vestimentas tailandesas – Calça Thai

A influência indiana na cultura e nas vestimentas tailandesas

29 Fevreiro 2016
0 comments

Escrito por J. Del Rosso

A influência indiana na cultura e nas vestimentas tailandesas

Alguns de nossos clientes apontam similaridades entre os modelos e as estampas das nossas peças e a conhecida moda indiana, bastante em alta no Brasil. Essa situação está longe de ser uma coincidência, uma vez que a Índia, historicamente, exerceu muita influência no modo de viver e nas estruturas da sociedade tailandesa.

Buda

A interação entre ambas as culturas tornou-se mais significativa a partir do século IV a.C., mas sua origem data de três séculos antes. O budismo, considerado um marco entre as relações dos dois países, foi propagado na Tailândia no século III a.C. por monges enviados pelo Imperador Ashoka (uma das maiores figuras de autoridade dos primórdios da civilização indiana). O sucesso da empreitada já foi abordado por aqui, mas certamente vale ser endossado: o budismo é a religião predominante entre os tailandeses. Estima-se que 95% da população tenha adotado a crença - ou seja, cerca de 58 milhões de pessoas. Não é um número passível de ser ignorado, não é mesmo?

As trocas culturais não pararam por aí. Com a chegada de mercadores e brâmanes na Tailândia (que ainda não era conhecida por este nome, sendo chamada de “Siam”), em meados de 1275, houve uma revolução na forma de se conduzir cerimônias e também de interpretar a astrologia. Os brâmanes popularizaram conceitos como a divinização dos governantes, escolhidos para serem figuras de autoridade por influência sagrada, e também mudaram a forma como eram feitas as celebrações monárquicas. 

nang-talung

Tanto a literatura quanto as artes foram influenciadas: uma prova disso é o fato de que o Ramayana, poema épico hindu muito popular na Índia, também possui uma grande quantidade de admiradores no outro país. A modalidade do teatro conhecida como nang-talung (Tailândia), que consiste em contar histórias através de luz e sombra, inspirou-se no Chhaya nataka indiano, este também um teatro de sombras.

A língua desempenha um papel importante quando levamos em consideração as aproximações entre as duas culturas: embora o idioma falado hoje na maior parte da Tailândia seja fruto de dezenas de influências - o chinês e o inglês também têm sua cota -, várias palavras  são quase que idênticas às indianas. O próprio alfabeto tailandês foi criado através de antigos caracteres indianos, em meados de 1283.

Por fim, vale também dizer que diversos rituais em voga na Tailândia foram importados e adaptados da tradição indiana. Festividades, casamentos, homenagens a entidades e procedimentos que antecedem a cremação são bons exemplos do tema. Embora Buda permaneça como a figura de maior destaque e adoração na Tailândia, com imagens espalhadas por dezenas de templos e passeios públicos, Brahma e outras divindades hindus também são venerados. A cosmogonia indiana é bastante levada em consideração no país vizinho, e não é incomum que tailandeses recorram tanto a monges budistas quanto a astrólogos brâmanes para conselhos e previsões.

Com toda essa proximidade, não é de surpreender que as roupas tipicamente tailandesas, como as comercializadas pela Calça Thai, sejam parecidas com as indianas. Se você é apaixonado por ambos os estilos e não abre mão de conforto e beleza, saiba que a nossa coleção de peças não para de crescer e de se aprimorar. Dê uma olhadinha no nosso site oficial para saber mais sobre as nossas novas peças e siga a Calça Thai no Facebook para não perder mais novidades.

Deixe o seu comentário