Conheça o Yantra, uma das técnicas de tatuagem mais antigas do mundo – Calça Thai

Conheça o Yantra, uma das técnicas de tatuagem mais antigas do mundo

21 Agosto 2015
0 comments

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Conheça o Yantra, uma das técnicas de tatuagem mais antigas do mundo

Tatuagem Yantra

Yantra, também chamado de sak yant ou sak yan, é um tipo de tatuagem que se originou no Sudeste Asiático. Ela é constituída por figuras geométricas, animais, divindades e sempre acompanhadas de frases que oferecem poder, proteção, fortuna, carisma e outros benefícios para o portador da tatuagem. Ela é principalmente praticada em lugares como Tailândia, Mianmar e Camboja.

A técnica tem mais de 2 mil anos de tradição e acredita-se que ela tem poderes mágicos. O Yantra surgiu em Camboja, mas foi na Tailândia que se tornou conhecida mundialmente. Na antiga Angkor, época em que Camboja dominava várias partes do Sudeste Asiático, soldados cobriam seus corpos inteiros com essas tatuagens. Os guerreiros eram tatuados com o objetivo de serem protegidos contra a penetração das armas. Fazia parte da crença que, com os desenhos, a pele ficaria mais escorregadia e difícil de ser perfurada, além de dificultar a captura do guerreiro durante a batalha.

O sak yant tem um significado claro que faz parte da técnica. Sak significa tatuagem, e yant, ou yantra, significa geométrico. Logo está técnica segue uma determinada estrutura estética para ser feita. Uma das características dessa arte é exibir a caligrafia Khmer (idioma de Camboja), além de abreviações de encantamentos religiosos, principalmente o budismo, uma das principais religiões da região. A tatuagem também pode vir acompanhada com imagens de animais como elefantes,  tigres e serpentes, que são considerados espíritos animais fortes.

Tatuagem feita com bambu

Tatuagem feito com bambu

Além disso, o yantra deve ser traçado sempre em uma linha contínua sem levantar o lápis ou o instrumento que estiver sendo usado.  Toda a figura mostra uma única linha que os une, e, em geral, termina onde se começa. É normal que este tipo de tatuagem seja feito com bambu, como era feito pelos antepassados.

Até hoje as tatuagens do tipo yantra são populares entre os militares em Camboja, mas é na Tailândia onde se mais se dissemina a técnica. O país se tornou referência nessa arte. Há várias escolas em Bangkok que dão aulas para estrangeiros para aprenderem a técnica.

O yantra também ficou popular entre as celebridades de Hollywood. A atriz Angelina Jolie foi uma das atrizes que já aderiu a este tipo de tatuagem. Uma curiosidade: a técnica também se tornou marca registrada de facções criminosas no Sudeste Asiático. É comum ver gangues da região que usam o yantra.

Tatuagem Angelina Jolie

Angelina Jolie já aderiu a este tipo de tatuagem

Mas não é só na questão corporal que a técnica é aplicada. Os desenhos do sak yant  também são usados na mídia, em impressões impressas e digitais. Muitas pessoas também os usam como arte para decorar suas casas.

Os produtos da Calça Thai seguem a mesma linha artística do yantra com desenhos geométricos e de animais. Para saber mais sobre as novidades da marca, conheça a nossa loja virtual também no Facebook

 

 

Deixe o seu comentário