Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Se você nos acompanha há algum tempo, já deve ter nos visto falar bastante sobre o Comércio Justo, tanto aqui quanto em nossas mídias sociais. Ele é um dos princípios que nós seguimos aqui na Calça Thai e está presente desde nosso processo de produção até as parcerias que firmamos.
Neste post vamos te mostrar as vantagens dessa política que beneficia não apenas você, que escolhe comprar de uma empresa que a pratica, mas todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente em sua atuação.
Benefícios Sociais
Normalmente, produtores e trabalhadores que optam por participar do Comércio Justo se sentem empoderados, com mais voz (seja no local de trabalho ou na comunidade), assumindo o controle de seus futuros. Isso porque há o apoio necessário para que os trabalhadores compreendam seus direitos, firmando melhores condições de trabalho por meio de sindicatos e negociações coletivas.
Outro aspecto importante sobre o Comércio Justo é que ele capacita as pessoas a fazerem escolhas para o bem de si mesmas e de sua comunidade, independentemente de gênero, status, posição na sociedade ou lugar no mundo. Essa visão também faz com que haja outros estímulos dentro das comunidades, como investimentos com base nas maiores necessidades que enfrentam, como acesso à água limpa, melhores moradias, melhores escolas e melhor assistência médica.
Quando as pessoas têm a capacidade de investir em melhores futuros, o resultado é uma força de trabalho mais saudável e, por fim, produtos de maior qualidade.
Benefícios Ambientais
As práticas ambientais do Comércio Justo têm impactos de longo prazo nos meios de subsistência dos produtores, das comunidades e do planeta já que incluem importantes iniciativas, como: redução da emissão de gases de efeito estufa, qualidade do solo e da água, controle de pragas, proteção à biodiversidade, proibição de organismos geneticamente modificados e, por fim, o controle de resíduos e de produtos químicos nocivos.
Por todas essas questões, o Comércio Justo estimula (por exemplo) que agricultores busquem melhores meios de produção, práticas ambientalmente amigáveis, como o desenvolvimento natural de solos ricos em nutrientes para que plantações saudáveis se desenvolvam em harmonia com a vida selvagem (produção orgânica de insumos).
Em alguns casos, os padrões propostos pelo Comércio Justo resultaram em mudanças para pesticidas menos tóxicos, que, além de serem melhores para o meio ambiente, têm um impacto positivo na saúde dos produtores. O Comércio Justo ainda pode favorecer acesso a financiamento, apoio e especialização no combate às mudanças climáticas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental a longo prazo. Essas diretrizes funcionam para manter o planeta saudável para as próximas gerações, adotando medidas que protejam os recursos naturais.
Benefícios Econômicos
Pouco a pouco o Comércio Justo tem capacitado as comunidades a se organizarem em cooperativas e melhorarem sua posição de negociação dentro da cadeia produtiva no mercado convencional; uma vez que esses trabalhadores podem negociar um preço mais alto para os produtos que criam.
Mesmo os preços de mercado sendo voláteis, os rigorosos padrões do Comércio Justo asseguram que produtores, trabalhadores, agricultores e pescadores tenham o dinheiro necessário para investirem em suas vidas e seus trabalhos.
Como resultado, as comunidades têm cooperativas mais fortes, além de um incentivo adicional para produzir melhor, vender mais e ter acesso a mercados premium. Assim, o Comércio Justo acaba por apoiar trabalhadores locais a se tornarem mais independentes e menos vulneráveis à pobreza.
Como você pôde ver, em um mundo global, o Comércio Justo tem um positivo (e significativo) impacto na vida dos trabalhadores e das comunidades, reforçando seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Se olharmos pelo aspecto do desenvolvimento sustentável (que é um processo de longo prazo), o Comércio Justo oferece um ótimo estímulo para que as empresas ao redor do planeta sigam melhores caminhos, assim como nós trilhamos na Calça Thai!
Olá, Marga! Ficamos felizes que tenha gostado
Lindo trabalho