Mais sobre Comércio Justo: porque seus 10 princípios importam!

de Marina Lourenço em September 01, 2017

Já falamos bastante sobre Comércio Justo por aqui e até já explicamos as diferenças entre multinacionais e empresas de comércio justo por meio desse comparativo. Basicamente, o movimento do Comércio Justo luta por empresas mais sustentáveis e humanas, tratando com dignidade e justiça todos aqueles envolvidos na sua cadeia, além de levar em consideração práticas que não prejudicam o meio ambiente. Essa é uma alternativa para equilibrar os três grandes pilares que envolvem qualquer empreendimento: econômico, social e ambiental, já que em grande parte dos casos as empresas priorizam pelo primeiro.

Ainda que muitas organizações aplicam o Comércio Justo em sua modelagem de negócio e na sua estrutura empresarial sem necessariamente serem certificadas como um empresa de Comércio Justo, como é o caso da Calça Thai, existe uma organização que toma frente do movimento em âmbito mundial: é a World Fair Trade Organization (WFTO), ou Organização Mundial do Comércio Justo.

Selo Fair Trade

Em fevereiro de 2016, a WFTO lançou um selo de certificação, o primeiro dentro do universo do Comércio Justo. Para alcançar o selo, além de se inserir em diversas diretrizes e cumprir diversas regras que garantem que as empresas estejam totalmente comprometidas com a produção sustentável em toda sua cadeia, há também taxas a serem pagas para de fato ser considerado parte das organizações certificadas.

Ainda que, como falamos anteriormente, muitas empresas não tenham sido certificadas pela WFTO, os princípios propostos por Organização Mundial do Comércio Justo são utilizados como base para práticas de Comércio Justo em todas as outras organizações que desejam seguir essa linha de atuação. Os princípios funcionam como filosofias para que as diretrizes práticas sejam alcançadas. Por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre o universo do Comércio Justo e os 10 princípios universais que guiam as empresas e que, aos poucos, outros empreendimentos vão se adaptando e tornando suas cadeias de produção mais conscientes. Em todos eles, relacionamos também políticas dentro da Calça Thai que vão ao encontro de um comércio mais consciente.

agulha com linha em tecido claro vegano respirável

1. Oportunidades para agricultores economicamente desfavorecidos:

Organizações que apoiam produtores marginalizados, negócios familiares, independentes ou cooperativas. Esse princípio permite que a instabilidade econômica seja contornada e que os produtores busquem sua autossuficiência.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Trabalhamos com uma política de custos abertos, ou seja, é possível entender exatamente qual é a composição de custo de um produto Calça Thai.

Custos abertos

 

2. Transparência e responsabilidade

Comprometimento da organização em ser claro e transparente em relação à gestão e às suas relações comerciais, seja com produtores, seja com sócios, respeitando a confidencialidade de informações quando cabível.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Trabalha com produtores locais de vilarejos do norte da Tailândia, melhorando sua renda mensal, sempre garantindo que eles não se endividem por conta das produções para a Calça Thai.

 

3. Práticas de negociação justas

É a garantia de que os fornecedores e produtores da cadeia sejam tratados garantindo seu bem estar econômico, social e ambiental, de forma que não se use da exploração da cadeia para maximizar lucros do negócio. Os contratos devem ser respeitados por ambas as partes - negócio e fornecedores -, e acordados previamente de acordo com as necessidades dos fornecedores.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Além de cumprir com seus contratos, a Calça Thai paga os designers e os produtores antecipadamente para garantir que eles não se endividem comprando materiais ou outras matérias primas.

 

4. Pagamento de um preço justo

Mas o que é um preço justo? É um preço acordado anteriormente entre os produtores e o negócio, que faça sentido para o contexto local e permita que o trabalho seja remunerado de forma digna. Além disso, é essencial não haver diferença entre sexos e que homens e mulheres recebam as mesmas quantias por trabalhos iguais.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Garantimos a igualdade entre homens e mulheres, tanto em salário quanto em oportunidades de acesso ao trabalho e à promoção, e pagamos salários ainda maiores que a média nacional, bem aceito pelos produtores.

 

5. Sem trabalho infantil nem trabalho forçado

Assegurar que não há trabalho infantil, escravo ou forçado entre sua cadeia de produção e nenhum dos membros que participam do negócio.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Pelo contato próximo com nossos produtores, garantimos que em hipótese alguma menores de 18 anos ou trabalhadores forçados estejam envolvidos nas atividades referentes à produção de produtos para a Calça Thai

 

6. Não à discriminação e sim à igualdade de gênero e empoderamento feminino

Garantia de que a organização não permita nenhuma discriminação por conta de gênero, classe social, raça, religião, orientação sexual, política, idade ou HIV. Dar oportunidades iguais para qualquer pessoa sem discriminações.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Como dissemos anteriormente, as oportunidades dentro da Calça Thai são as mesmas para homens e mulheres e nenhum tipo de discriminação é permitido.

 

 

7. Boas condições de trabalho

Oferecer um ambiente de trabalho limpo, seguro e saudável para os colaboradores e produtores. Buscam entender as condições de saúde e segurança dos ambientes de trabalho e melhorá-las. 

O que a Calça Thai faz a respeito?

Estimulamos que os produtores trabalhem o mais perto possível de suas casas, facilitando o contato com um ambiente saudável e familiar.

 

8. Desenvolvimento de capacitação profissional

Promover atividades que auxiliam os produtores a melhorarem suas habilidades profissionais de gestão, capacidade de produção e acesso a mercados. 

O que a Calça Thai faz a respeito?

Trabalhamos próximos dos produtores e estimulando que técnicas tradicionais sejam utilizadas nas confecções de nossos produtos, valorizando habilidades. 

 

9. Promoção do Movimento de Comércio Justo

Além de fazer, o nono princípio se refere a gerar diálogo sobre o Comércio Justo, apoiando outras organizações que seguem a mesma linha e falando sobre Comércio Justo, suas filosofias e benefícios em sua comunicação.

O que a Calça Thai faz a respeito?

Sempre fazemos o possível para trazer em pauta a importância do consumo mais consciente, seja falando especificamente de Comércio Justo, seja de outros conceitos que orbitam esse movimento: movimento Slow Fashion, moda vegana, e-commerces conscientes e outros.

 

10. Respeito ao meio ambiente

Maximizar o uso de matérias primas sustentáveis, vindas do comércio local; reduzir o consumo de energia; minimizar o impacto negativo de suas ações no meio ambiente, sempre que possível. 

O que a Calça Thai faz a respeito?

Além de utilizarmos a maior quantidade possível de matéria prima local e vegana, ou seja, que não veio de origem animal, também temos o selo Site Sustentável, que garante que todo o consumo de gás carbônico do nosso site seja compensado pelo plantio de árvores na Mata Atlântica.

artesã tailandesa costurando na máquina uma calça thai

Esperamos que os 10 princípios do Comércio Justo tenha feito você pensar ainda mais sobre seu consumo e as marcas com que se relaciona diariamente. Por aqui, continuamos pensando e tentando evoluir sempre!

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais

2 comentários
de Equipe Calça Thai em January 25, 2019

Olá, Douglas! Nos envie um e-mail pelo endereço info@calcathai.com . E ficamos muito felizes que há pessoas que se interessam pelos princípios do comércio justo! Gratidão

de Douglas Carrara em January 24, 2019

Bom dia meu nome é Douglas Carrara da Digitaltex, vi hoje uma reportagem na globo referente ao Comércio justo, a qual vai de acordo com mossos principios de de sustentabilidade e ecologicamente correto.
Gostaria de saber como podemos fazer parte desta história como fornecedores, produzimos atigos e produtos para cadeia têxtil, como brindes, roupas, bolsas sacolar e todoas produtos que englobarem tecido, nosso processo é feito em impressao digital em alta definicao sem agrecao e geração de reziduo no meio ambiente e mossos reziduos do processo é reutilizado na confecção e posteriror vendido para a reciclagem .
Gostaria de um contato para uma apresentação dos mesmos att.Douglas Carrara cel 19-98166-2760

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO