Plante uma árvore exatamente onde você está!

de Marina Lourenço em June 13, 2016

A Calça Thai tem a consciência social e ambiental como essência – foi assim que a gente nasceu. Dito isso, há alguns projetos em que nos dá um orgulho enorme em compartilhar com vocês. Um deles começou na Tailândia vai acontecer no mês de Junho, no dia 18. A notícia boa é que não é só em terras tailandesas: ele pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo, e mesmo no Brasil há algumas iniciativas bastante semelhantes que vem gerando muitos frutos (literalmente).
 
Viemos aqui falar sobre o #Jun18TreeChallenge, um projeto incrível que busca fomentar o plantio de árvores pelo mundo. A ideia é bem simples de se realizar: você planta uma árvore exatamente onde está, posta uma foto nas redes sociais e inspira seus amigos a plantarem quantas árvores eles puderem como um presente ao ano de 2016. O investimento financeiro de cada participante é muito pequeno – uma semente pode custar menos do que custa um cafezinho. Por outro lado, o impacto é enorme e a taxa de sobrevivência das árvores é enorme,  já que a ideia é plantar a árvore perto de você pra que você possa continuar cuidando dela.
 

criança arvores tailandia


A ideia de plantar a árvore exatamente onde você está surgiu de uma tradição dos povos das tribos Karen, localizadas no norte da Tailândia, que têm uma conexão intensa com a natureza. Nessa tribo, uma de suas tradições mais importantes é conhecida como “Depoh”. Ela consiste em amarrar o cordão umbilical do filho recém nascido a uma árvore. A ideia por trás disso é que essa seja a árvore daquela criança, a qual deve ser cuidada pelo resto de sua vida.

mulher karen arvore tailandia 


No ano passado, o desafio que começou com apenas 10 amigos tomou proporções enormes. Mais de 5 mil árvores foram plantadas em Chiang Mai, a famosa “capital espiritual” da Tailândia, por diversas pessoas que se interessaram e toparam participar. Além disso, o projeto ganhou apoio do governo, que doou sementes e cedeu um espaço para a comunidade realizar o plantio.  Com esse apoio, mais 8 mil árvores foram plantadas na mesma região.

criança arvore tailandia 


A iniciativa é tão bacana que ganhou espaço no TEDx de Chiang Mai em 2016. Para quem não sabe, o TEDx é uma plataforma para compartilhar ideias por meio de palestras e apresentações curtas, e traz diversos especialistas, pensadores, empreendedores e entusiastas de diversas áreas para compartilhar suas teorias, estudos e crenças. O idealizador do #Jun18TreeChallenge, o tailandês Pharadon Phonamnuai, fez uma apresentação em março de 2016 sobre o tema “Plant some trees right where you are” (plante algumas árvores bem onde você está). Você pode conferir o vídeo incrível aqui.
 
No Brasil, quem faz um trabalho semelhante é o Novas Árvores Por Aí. Essa iniciativa nasceu com o intuito de “promover o plantio de árvores nas cidades e no campo.” No último dia 5, por exemplo, rolou um plantio coletivo no Parque Minhocão, em São Paulo, dentro de um projeto chamado Taturana Verde. Outro detalhe muito bacana do Novas Árvores Por Aí é que eles incentivam a participação de crianças nos seus projetos, para incentivar a consciência ambiental desde cedo.
 
Além deles, outros projetos bacanas têm acontecido no Brasil: Flores no Cimento, que plantas flores pela selva de pedra utilizando material reciclável como suporte, e os Anjos da Mata Atlântica, ONG que promove o reflorestamento nessa região.
 
O que toda essa gente tem em comum? O desejo de ver as cidades mais verdes; o ar mais puro; o mundo mais vivo. Comece participando do desafio #Jun18TreeChallenge: confira o evento pelo Facebook, plante árvores onde está, poste uma foto com a tag #Jun18TreeChallenge e continue tocando esse movimento lindo pra frente!

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
A moda está sempre em constante evolução. As tendências vêm e vão, mas existem peças que conquistam seu lugar ao sol e se mantê...
Saiba mais
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
O kimono, que tem origem na tradição da cultura oriental, é uma peça de vestuário versátil e elegante que tem conquistado cada ...
Saiba mais
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Sabe aquelas peças de roupa clássicas e curingas, que vão bem em qualquer época e que você pode adaptar para diferentes ocasiõe...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO