Conheça o simbolismo do Elefante na cultura Tailandesa! | Blog CalçaThai.com – Calça Thai

Poder, inteligência e prosperidade: conheça o simbolismo do Elefante na cultura Tailandesa

02 Janeiro 2018
4 comments

Escrito por Juliana Cerresi

Poder, inteligência e prosperidade: conheça o simbolismo do Elefante na cultura Tailandesa

Você já deve ter reparado que diversos produtos Calça Thai trazem em sua estampa o Elefante. Calça Mata, Chang, e as mais novas Bolsa Chang e Calça Boa Sorte carregam todo o simbolismo desse animal que foi fundamental na história da Tailândia e permanece até hoje sendo emblema do nosso país.

Tempos atrás, os Elefantes tailandeses foram usados em guerras, e mais recentemente, como animais de carga, especialmente pela indústria madeireira, mas a importância desses animais vai muito além de tarefas práticas que requerem força.    

Elefantes Tailandia

Desde o início...

Por toda história da Tailândia, o Elefante (ou Chang em tailandês) esteve presente e foi fundamental em algumas missões importantes, como auxílio na construção dos templos, na abertura de florestas e no transporte de madeira. Antes do século XVIII, eles foram a principal força do exército durante as guerras no sudeste asiático, sendo a forma mais eficaz de transporte no campo de batalha (assim como as cavalarias nos países ocidentais). Na época, acreditava-se que quanto mais Elefantes um exército possuísse, mas bem preparado para a guerra ele estaria.

Assim, os Elefantes sempre foram importantes em tarefas que exigiam força, mas além disso, eles demonstravam muito talento e inteligência para realizar diversas atividades.  

Representação espiritual

Para os tailandeses, o Elefante é um animal sagrado, símbolo de prosperidade e bem-estar. Com significados espirituais importantes, os Elefantes têm forte relação com as crenças do budismo e do hinduísmo. Segundo uma lenda budista, a rainha Maya sonhou que um Elefante Branco penetrava em seu ventre pela axila direita. Em seguida, a rainha percebeu que estava grávida de Sidarta (Buda) e o Elefante se tornou um símbolo extremamente favorável e promissor para o povo.

Já o budismo tailandês incorporou elementos do hinduísmo. Assim, santuários com deuses e divindades hindus podem ser vistos por toda Tailândia. Imagens de Ganesha (o deus hindu com cabeça de Elefante) e Airâvata (o deus Elefante) podem ser facilmente encontradas pelo país.

O Elefante Branco

Na Tailândia, os Elefantes Brancos são símbolo de boa sorte por sua conexão com o nascimento de Buda e por pertencerem ao rei. Com sua presença majestosa, movimentos e agilidades únicos, tradicionalmente, o Elefante simboliza o poder real. Há muitos anos, quanto mais Elefantes um rei tivesse (especialmente os Brancos) mais status e poder ele usufruía.

De 1855 a 1916, a bandeira nacional da Tailândia (região chamada de Sião na época) trazia o desenho de um Elefante Branco em um fundo vermelho. Até hoje, o Elefante Branco está presente na bandeira naval tailandesa. Curiosamente, os Elefantes Brancos não são exatamente albinos. Na verdade, eles contam com uma tonalidade de pele mais clara que os cinzas, essa mais próxima ao rosa, do que ao branco.

E você sabe de onde vem a expressão ‘Elefante Branco’? Acredita-se que ela tenha origem na época em que os reis costumavam dar Elefantes Brancos como presente. Funcionava mais ou menos assim: se alguém estivesse a favor do rei, um terreno seria dado juntamente com um Elefante. Entretanto, se o rei tivesse interesse em provar algo a alguém que precisasse de uma lição, o Elefante seria dado, mas sem a terra. Como era proibido que um Elefante real fosse vendido ou usado para trabalho, a manutenção do animal se tornava extremamente cara; e sem a terra, quem recebeu o ‘presente’ normalmente não conseguia dar as condições adequadas ao animal e ia à falência.  

Muito além da Tailândia

Simbolismo Tailandia

Mas esses frondosos animais não são importantes apenas na Tailândia ou na Ásia! Os Elefantes também estão presentes no Cristianismo (como símbolo de pureza), no Feng Shui (boa sorte, proteção, sabedoria e fertilidade), na África (símbolo de força, vigor, longevidade e lealdade), na Europa, na literatura (quem não lembra de Babar, aquela família muito especial de Elefantes?), na TV e no cinema!  

Gostou de saber mais sobre o nosso animal favorito e grande símbolo da cultura tailandesa?! Então aproveite e traga a boa sorte do Elefante para o seu dia a dia!

Loja Calça Thai

Se você gostou desse post, você também pode gostar:


4 Comments

02 November 2018 at 08:24 PM
Equipe Calça Thai

Oi, Marco Antonio! Nesse post, nós compartilhamos um pouco do simbolismo do elefante na Tailândia. Sobre a sua dúvida, seria interessante você descobrir qual a origem ou inspiração da escultura. Isso porque dependendo da cultura / religião ela pode ter significados distintos. ;)


11 October 2018 at 10:38 PM
MARCO ANTONIO SOARES

Gostaria de perguntar se alguém sabe o significado de três elefantes um sobre o outro numa escultura. Vi numa loja mas não souberam me dizer. grato


09 July 2018 at 10:07 PM
Equipe Calça Thai

Oi, Olavo! Que bacana!
Aqui mesmo no nosso site você encontra todas as informações sobre os nossos produtos, tecidos em que são feitos e preços. Basta navegar pelo nosso menu.
Caso compre mais de 5 peças de uma vez, no mesmo pedido, o valor final sai com 10% de desconto. Para isso, use o código promocional ATACADO10.
Vale ressaltar que o pagamento precisa ser feito por boleto, transferência bancária online ou Paypal (o pagamento por cartão de crédito não é aceito nessa promoção).
Se for comprar mais de 50 calças de uma só vez, envie um e-mail para atacado@calcathai.com.
Lembrando que você pode comprar pelo CalçaThai.com se estiver no Brasil, usando um cartão nacional. Se estiver fora do país, use o nosso site https://hippie-pants.com ;)


11 June 2018 at 01:37 AM
Olavo Paulo Barros

Gostaria de receber mais informações sobre as calças thai. Sou Mestre treinando a thailandia e preciso ter calças para meus alunos trinarem. As meninas da academia usarem para desfile e apresentação de MuayBoram

Deixe o seu comentário