Como funciona o pix e como fazer compras com ele

de Bruna Cecilio em February 11, 2021
mulher segurando o celular e apontando a câmera para fazer compra pelo qr code do pix

Você já deve ter ouvido falar muito nele nos últimos meses, mas você já sabe o que é e como funciona o Pix? E como fazer compras com ele?

O Pix foi criado pelo Banco Central do Brasil como uma forma de fazer transferências e pagamentos de maneira mais rápida e tornar as transações mais acessíveis para todos. Afinal, com ele não há cobrança de tarifas para pessoas físicas nas transações simples, e ainda elimina a necessidade de usar maquininhas de cartões para fazer compras.

Agora a Calça Thai também aceita o Pix como pagamento, e preparamos um artigo explicando tudo para você. O que é, os benefícios e como fazer compras com ele. Continue lendo para saber mais.

 

 

O que é e como funciona o Pix?

O Pix é um novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central que permite a transferência de recursos e pagamentos quase imediatamente. Leva até dez segundos para o valor chegar ao destino desejado, mesmo se for para uma conta em um banco diferente do seu ou para empresas, quando você faz compras. E tudo isso durante 24 horas por dia, sem limite de dia e horário.

Para fazer uma movimentação via Pix é preciso ter uma conta em um banco, fintech ou instituição de pagamento, e cadastrar nela a sua chave Pix. A partir daí, você terá mais essa opção para transferir recursos e fazer pagamentos. Com o Pix também é possível fazer pagamentos através da leitura de QR codes, substituindo os cartões de débito para pagamentos imediatos.

Ainda não está disponível a função de pagamentos a prazo nem parcelamento, o que substituiria o cartão de crédito, mas é uma funcionalidade que vem sendo estudada pelo Banco Central para implantar no futuro.

mão segurando o celular com logotipo do pix na tela

 

O que é chave Pix?

Segundo o Banco Central, a chave Pix é “um apelido utilizado para identificar sua conta”. Você pode escolher usar o seu CPF/CNPJ, e-mail, número de celular e/ou uma chave aleatória, caso não queira divulgar nenhum dos seus dados. Assim, quando alguém quiser lhe transferir algum valor, ao invés de você ter que dar o código da sua agência, da conta corrente e, às vezes, mais o CPF e o nome completo, basta fornecer a sua chave Pix. É muito mais simples, não acha?

Você pode cadastrar até cinco chaves Pix diferentes na mesma conta, e também pode ter chaves em todos os bancos onde você tem conta, elas só precisam ser diferentes umas das outras.



Quais as vantagens do Pix?

Nas transferências por TED ou DOC os recursos só caem na conta após um dia útil, e só podem ser feitas em horários específicos e em dias úteis. Fora desse período, é preciso agendar a movimentação para um dia útil. Já o Pix funciona em qualquer horário e dia da semana e não cobra tarifa de pessoas físicas, a não ser para receber pagamento por venda de produto ou serviço ou quando a movimentação é feita por telefone ou presencialmente.

Sem contar que, antes do Pix, quando alguém desejava lhe transferir algum valor, era preciso fornecer vários dados como agência, conta, e até CPF e nome completo, caso fosse entre bancos diferentes. Agora você só precisa fornecer um único dado, a sua chave Pix, e o mesmo vale se você precisa transferir algum valor para alguém.

Vale lembrar que se você tem Pix, mas a outra pessoa não, mesmo assim você pode fazer a transferência através dele, só vai precisar pegar os dados completos da conta do destinatário, como falamos acima.

 

Confira todos os benefícios de usar o Pix:

  • movimentações financeiras e pagamentos imediatos;
  • grátis para transações de pessoas físicas;
  • simplicidade e praticidade nas transações e compras;
  • disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados;
  • integração entre as instituições financeiras;
  • segurança nas transações.

 

 

Como comprar com o Pix na Calça Thai?

Comprar na Calça Thai usando o Pix é muito simples e vamos explicar como funciona o Pix para compras.

Você pode seguir todos os passos comuns para realizar a compra no site. A diferença é que agora, quando chegar na página de pagamento, além das opções cartão de crédito, cartão de débito e boleto, também existe a opção Pix, como na imagem abaixo.

tela de checkout da calça thai mostrando as opções de pagamento incluindo pix

 

Comprando pelo computador

Depois de digitar o seu CPF e escolher o Pix, o site mostrará um QR code que deve ser escaneado com o seu celular através do aplicativo do seu banco. Para isso, você precisa acessar a sua conta através do app do banco, escolher o Pix no menu, e “ler QR code”. Daí basta apontar a câmera do celular para o QR code gerado no site da Calça Thai.

página de pagamento da calça thai com qr code do pix

 

Em seguida, você vai visualizar no seu aplicativo as informações da compra. Conclua digitando sua senha e confirme o pagamento.

 

Comprando pelo celular

Se você estiver comprando pelo celular, o processo é quase o mesmo. Na página de checkout, digite seu CPF e escolha o Pix. Depois disso, o site vai gerar um QR code e abaixo dele a opção “Pix copia e cola”. Selecione essa opção e em seguida cole no aplicativo do banco.

página de pagamento da calça thai pelo celular mostrando qr code do pix

Vão aparecer instantaneamente no seu aplicativo as informações da compra. Então digite sua senha, e confirme a transação.


Depois de finalizar a compra, é só esperar o processamento do seu pedido e em algumas semanas você receberá a sua Calça Thai em casa. Com o Pix você não precisa mais pegar o seu cartão de débito na hora da compra ou pagar boleto, basta usar o seu celular. Rápido, prático e seguro.

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Guia dos melhores festivais alternativos do Brasil em 2023
Ir a um festival é quase como entrar em um mundo novo. A gente se transforma junto com a energia intensa que essas festas emana...
Saiba mais
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
2 comentários
de Calça Thai em February 19, 2021

Olá, Regina. Nós procuramos responder e solucionar todos os problemas que chegam até nós pelos nossos meios de contato ou pelo Reclame Aqui. Esperamos que você goste da experiência, e qualquer coisa é só nos mandar e-mail. Abraço.

de Regina em February 11, 2021

Vamos ver se meu pedido vai chegar sem intercorrências. Se eu receber minha calça direitinho, dentro do prazo de entrega, na cor e no modelo que escolhi posso fazer muitas compras com vcs e pagar com PIX. Vocês tem muitas, muitas mesmo, reclamações no Reclame Aqui o que deve inibir muitas pessoas de comprar. Então precisam melhorar primeiro no atendimento pq formas de pagamento vc já tem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO