Cobrança de Despacho Postal sobre Mercadorias Importadas: saiba mais e tire suas dúvidas

de Juliana Cerresi em September 04, 2018

Em 27 de agosto deste ano, os Correios deram início a Cobrança de Despacho Postal, no valor de R$ 15, para a entrega de encomendas internacionais. Segundo a empresa, a cobrança será válida para todas as embalagens que vierem do exterior, independentemente do tamanho, peso ou valor. Anteriormente, o pagamento era exigido somente para os produtos tributados pela Receita Federal. Agora, até itens de baixo valor serão taxados.

Segundo o site dos Correios “o despacho postal não deve ser confundido com tributo ou frete e se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio X, formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando for o caso), tratamento de eventuais inconformidades (objetos proibidos, perigosos ou com exigências específicas impostas pela autoridade aduaneira para admissão), recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal (quando houver tributação), disponibilização de informações ao importador para desembaraço da remessa via internet, entre outras.”

Como os produtos da Calça Thai são produzidos na Tailândia e enviados diretamente ao Brasil, para que você receba sua encomenda, a cobrança deverá ser paga aos Correios. Para facilitar o entendimento do processo, confira abaixo o passo a passo que criamos:

1 – Acompanhe o rastreamento da sua encomenda pelo site dos Correios
 

Acompanhe o rastreamento da sua encomenda pelo site dos Correios

O primeiro passo é realizar a pesquisa do objeto no rastreamento (por meio do código de acompanhamento) e cadastrar-se no idCorreios. Para acessar o rastreamento de objetos, clique no link:
https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm

Acompanhe o rastreamento da sua encomenda

Cadastre-se no idCorreios


2 – Realize o pagamento da cobrança

Realize o pagamento da cobrança

Após esse cadastramento, será possível efetuar o pagamento pela internet, por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. O pagamento do despacho postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem.

3 – Após o pagamento da cobrança

Confirmação de pagamento - Correios

Assim que os Correios confirmarem o pagamento da taxa (acima, exemplo de e-mail de confirmação), você saberá o prazo de entrega e sua encomenda será enviada para o endereço solicitado. Segundo os Correios, o prazo de entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento da taxa.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, confira as Perguntas e Respostas abaixo:

Essa cobrança é comum em outros países?
A Calça Thai envia produtos para todo o mundo e o Brasil é o único país (que temos ciência) onde se aplica essa cobrança.

Essa cobrança é legal? Ela irá durar para sempre?
Não sabemos dizer se a cobrança é legal. Considerando a nossa experiência de envio de mercadorias para todo o mundo, não temos ciência de nenhuma outra empresa ou instituição nacional que aplica uma sobretaxa em encomendas estrangeiras, seja na Europa, na América do Norte ou Ásia. Então, mesmo se for legal, uma cobrança como essa está fora dos padrões internacionais.
Já sobre sua duração, não podemos dizer ao certo. Isso porque segundo o jornal Folha de São Paulo, poucos dias após o início da cobrança, existiam ao menos quatro propostas para sua revogação. No site e-Cidadania, há um Ideia Legislativa que pede o fim da cobrança e será debatida pelos Senadores. Para apoiar, acesse o link:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=109547&voto=favor

Quem está fazendo a Cobrança de Despacho Postal: a Calça Thai ou os Correios?
Os Correios. Segundo a empresa explica em seu site, “o serviço foi instituído pelos Correios devido ao crescimento exponencial das importações e a consequente elevação dos custos de operação para nacionalização das encomendas.” Assim, todas as encomendas internacionais estarão sujeitas à cobrança do serviço de Despacho Postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal.

Quais métodos de pagamento posso usar?
O pagamento da Cobrança de Despacho Postal aos Correios deve ser feito somente pelo Cliente (usando seu CPF), de forma online: diretamente na página de rastreamento dos Correios por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. Lembrando que, em geral, o pagamento por boleto é confirmado em até três dias úteis. 

A cobrança será feita por encomenda recebida?
Sim, você terá que pagar aos Correios por pacote recebido. 

Posso contestar a Cobrança de Despacho Postal?
As encomendas enviadas pela Calça Thai não são tributadas, então nenhum cliente precisa pedir reembolso dos seus impostos. Caso queira contestar a Cobrança de R$15 de Despacho Postal, recomendamos que você procure a Ouvidoria dos Correios ou órgãos de proteção e defesa do consumidor do seu Estado, como o Procon-SP, embora não possamos garantir que você consiga o ressarcimento.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
A moda está sempre em constante evolução. As tendências vêm e vão, mas existem peças que conquistam seu lugar ao sol e se mantê...
Saiba mais
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
O kimono, que tem origem na tradição da cultura oriental, é uma peça de vestuário versátil e elegante que tem conquistado cada ...
Saiba mais
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Sabe aquelas peças de roupa clássicas e curingas, que vão bem em qualquer época e que você pode adaptar para diferentes ocasiõe...
Saiba mais

42 comentários
de Equipe Calça Thai em December 02, 2019

Olá, Felipe! Nosso prazo de entrega é de 5 semanas ;)

de Equipe Calça Thai em December 02, 2019

Olá, Stella! Não podemos enviar o boleto pelo seu e-mail porque essa taxa é exclusiva dos Correios e foge totalmente de nosso controle. Você pode nos enviar uma mensagem pelo inbox da nossa página no Facebook, ou enviar um e-mail para podermos lhe ajudar

de Equipe Calça Thai em December 02, 2019

Olá, Cleide! O pagamento do despacho postal só ficará disponível quando a encomenda chegar ao Brasil :D Por isso, não deixe de rastrear o seu pedido

de Felipe em November 26, 2019

Qual o prazo pra entrega?

de stellaaouad em November 26, 2019

Não estou conseguindo pagar a taxa do correio. Vcs podem mandar o boleto pra meu e-mail?

de Cleide Jeane Alves Santos de Castro em November 20, 2019

Recebi uma mensagem via SMS para fazer o pagamento dos 15 reais dos Correios e no rastreamento não aparece ícone para pagar

de Equipe Calça Thai em September 29, 2019

Olá, Ana Carolina! Há um aviso no informativo de todas as peças avisando sobre o despacho postal para que além de enviarmos o e-mail, o cliente esteja ciente da taxa dos Correios. Obrigada pela sugestão. Iremos acatá-la.

de Ana Carolina Ferreira em September 26, 2019

Bom dia. Como sugestão à empresa, no intuito de transparência e informações ao consumidor, sugiro que no ato da compra essas informações de pagamento aos Correios seja dada de forma clara ao cliente. Somente depois da efetivação da compra que somos informados sobre essa taxa de pagamento aos Correios. Portanto, acredito que não custa nada à Calça Thai apresentar esse aviso aos clientes que receberão suas encomendas no Brasil. É fácil, simples e todos ficam sabendo antes de efetuar a compra de como proceder. Melhor assim do que depois recebermos um e-mail: “Olha, você comprou nosso produto, mas tem um detalhe a mais pra você recebê-lo….”. Obrigada.

de Equipe Calça Thai em September 24, 2019

Olá, Josiane! Para podermos lhe auxiliar melhor, nos envie uma mensagem para nosso e-mail (info@calcathai.com) ou pelo inbox do Facebook.

de Josiane em September 16, 2019

Não consegui imprimir o boleto para o pagamento da taxa, alguém poderia me ajudar?!

de Equipe Calça Thai em September 09, 2019

Olá, Iverli! Às vezes o código de rastreio demora para entrar no sistema dos Correios, mas logo entra ;)

de Equipe Calça Thai em September 09, 2019

Olá, Marcio! ;) Há um aviso nos informativos das peças, publicamos em nosso blog, e em outras redes sociais também e também avisamos por e-mail sobre o despacho postal dos correios. Compreendemos que é realmente uma burocracia chata:/

de iverli aparecida ramos tinoco damo em September 04, 2019

coloquei o numero de rasteio que vcs me enviaram e sai uma mensagem que nao existe este produto

de Marcio Jesus em September 03, 2019

Não vejo problema em pagar a taxa. Mas acho que deveria de alguma maneira ficar mais claro ao realizar a compra.

de Equipe Calça Thai em September 01, 2019

Olá, Eduardo! O pagamento do despacho postal só ficará disponível quando o pedido chegar no Brasil

de Eduardo Luis Couto em September 01, 2019

Vi no site dos Correios e ainda está informando que está vindo para o Brasil e não tem aba para que eu proceda tal pagamento. Só será possível quando chegar no país?

de Equipe Calça Thai em August 11, 2019

Olá, Siomara! Tudo bem? Então, o pagamento do despacho postal foi realizado? Nos envie uma mensagem por inbox do Facebook ou por e-mail (info@calcathai.com) para que está situação seja melhor resolvida.

de Siomara Pereira Dantas em August 08, 2019

Boa noite! Fiz a compra da calça Tay pelo cartão de crédito. Fiz o cadastro no correio e quando consegui rastrear, o produto só estava disponível até o dia 02/08. Como faço para receber meu produto já que está pago?

de Equipe Calça Thai em May 13, 2019

Olá, Kátia! Não compreendi bem! Nos envie uma mensagem via inbox do facebook ou e-mail (info@calcathai.com) para melhor lhe auxiliarmos.

de Kátia Maria Nunes de Araújo em May 12, 2019

Não informa direito sobre o recebimento do produto na compra

de Equipe Calça Thai em April 21, 2019

Olá, Marcia Goes! O cadastro no Id Correios é feito a partir do código de rastreio que lhe disponibilizamos via e-mail. Por meio do site https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm , insira seu código de rastreio na caixa de busca e clique em “buscar” e depois em “pagar”, assim, você será redirecionada para fazer tal cadastro. Qualquer dúvida, estaremos a disposição

de Marcia Goes Monteiro em April 17, 2019

Não estou conseguindo fazer o cadastro no correio. Não vou conseguir rastrear minha calça. Essa taxa nem sabia da existência, por favor preciso de ajuda quero receber minha calça.

de Equipe Calça Thai em March 13, 2019

Olá, Juliana! O pagamento do despacho postal dos correios é feito na página de rastreamento deles. Acesse o link https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm insira seu código de rastreio na caixa de busca e clique em “buscar” para rastrear. Quando seu pedido chegar na alfândega do Brasil, irá aparecer um botão azul escrito “Pagar”, clique nele, faça o cadastro no Id Correios e realize o pagamento. Nossa equipe estará a disposição para dúvidas via inbox do Facebook e e-mail (info@calcathai.com)

de Juliana em March 06, 2019

Não entendi como realizar o pagamento da taxa. Não foi explicado onde é o link do pagamento, apenas do rastreamento, que já fiz. Não foi dito em que momento eu pago a taxa, se é logo após o produto ser enviado da Tailândia ou quando chegar ao Brasil. Não localizei uma tela similar ao print colocado na matéria, não consegui efetuar o pagamento da taxa. Como fica agora?

de Equipe Calça Thai em March 03, 2019

Olá, Sandra! Nos envie uma mensagem por e-mail solicitando seu reembolso. Nosso e-mail é info@calcathai.com

de Equipe Calça Thai em March 03, 2019

Olá, Karine Silva! Ficamos felizes que tenha tido uma boa experiência conosco. Sobre o despacho postal dos correios, fizemos posts em nossa página do facebook, em nosso blog, nos informativos das peças, avisamos por e-mail e nossa equipe está sempre a disposição pelas redes sociais para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. Agradecemos a sua sugestão!

de Sandra em March 01, 2019

Gostaria de pagar o reembolso da minha calça no valor de 30,00 Como devo proceder obrigada ….

de Equipe Calça Thai em February 06, 2019

Olá, José Raimundo! Compreendemos seu desaponto com essa burocracia dos correios. Nós é que pedimos desculpas e muito obrigada pelo seu feedback.

de JOSE RAIMUNDO CARVALHO DOS ANJOS em January 30, 2019

Burocracia demais só atrasa e irrita !! Inserir o meu código RR253793695TH. e não surge nada Receioso das minhas próximas compras pois os produtos são maravilhosos…é uma pena que tanta burocracia nos deixe tão sem graça!! Desculpa. Um abraço!!

de Equipe Calça Thai em January 15, 2019

Olá, Ana Claudia! A escolha da opção de reembolso ou reenvio fica por conta do cliente. Você escolhe um dos dois e solicita em uma mensagem para nosso e-mail (info@calcathai.com).
Concordamos com você! Essa Cobrança de Despacho Postal dos Correios é um inconveniente e pelo que sabemos, é apenas no Brasil que é feita a cobrança :/

de Ana Claudia Ferrari Lins em January 14, 2019

Fiz a compra da minha calça tay e não observei o pagamento da cobrança de despacho aduaneiro, com isso tive meu produto devolvido. Ou seja uma burocracia inconveniente para o cliente que não tem tempo de olhar e-mail toda hora. Quero saber como a empresa irá proceder diante do meu problema; se vou ter meu reembolso do valor pago ou se irão reenviar a mercadoria? em quanto tempo?

de Equipe Calça Thai em November 21, 2018

Boa tarde, Marta Menezes! Podemos oferecer o reenvio de seu pedido ou o reembolso. Peço que envie um e-mail para info@calcathai.com solicitando a opção que lhe for favorável, ok? Estamos à disposição para quaisquer dúvidas ;)

de MARTA MENEZES em November 20, 2018

Boa noite! Fiz a compra no site de vocês (três calças, total 327,00) no dia 25/09 e não me preocupei em ficar rastreando o pedido. Como não recebi nenhum email me alertando para a cobrança dessa nova taxa, apenas fui rastrear no sábado, 17/11, porque estranhei a demora. Fiquei sabendo da taxa e fiz o pagamento no mesmo dia 17/11, via boleto(15,00) e pra minha surpresa e frustração recebi a mensagem no site dos correios informando que minha compra estaria sendo devolvida ao País de origem porque passou um dia do prazo para o pagamento( e eu nem sabia da taxa , nem do prazo!! ). Quero saber como podemos resolver isso, porque os correios disse que não tem solução para não devolver a compra pra vcs, mesmo depois de eu ter feito reclamação no site.

de Equipe Calça Thai em November 16, 2018

Oi, Gabriella!
No rastreamento dos Correios, se o status da sua encomenda estiver como ‘aguardando pagamento’, a opção ‘pagar’ deve aparecer na tela para que você proceda a quitação da taxa. Lembramos que o pagamento do despacho postal ficará disponível por 30 dias. ;)

de Gabriella em November 15, 2018

Corrigindo a mensagem anterior: *despacho postal, não depósito postal rs

de Gabriella em November 15, 2018

Bom dia! Estou com uma dúvida. Recebi um email ontem confirmando o meu pedido e informando sobre o depósito postal. Me cadastrei na página dos Correios, rastreei o meu pedido, ele foi postado. No entanto, não aparece nenhum espaço para que eu efetue o pagamento do depósito postal. Isso só passa a ser possível na segunda fase da importação, posterior a postagem?
Aguardo informações.
Muito obrigada desde já,

Gabriella

de Equipe Calça Thai em November 05, 2018

Oi, Elisabete! A cobrança é de responsabilidade dos Correios e todo o processo de rastreamento e pagamento deve ser feito pelo site deles.
O primeiro passo é realizar a pesquisa do objeto no rastreamento (por meio do código de acompanhamento) e cadastrar-se no idCorreios.
Após esse cadastramento, será possível efetuar o pagamento pela internet, por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. O pagamento do despacho postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem.
Assim que os Correios confirmarem o pagamento da taxa, você saberá o prazo de entrega e sua encomenda será enviada para o endereço solicitado. Segundo os Correios, o prazo de entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento da taxa.
Caso tenha outras dúvidas, entre em contato pelo nosso “Fale Conosco”.

de Elisabete Saraiva em November 03, 2018

por nâo saber dessa taxa fui aos correios e me disseram para me cadastrar na pagina e fiz todo o processo,só que não aparece mais a opção" pagar" no canto do rastreamento …eu gostaria de saber como faço para adquirir o boleto para fazer o pagamento pois minha mercadoria está no Centro de distribuição em Curitiba e não consigo nem falar com ninguem por telefone dos correios

de Equipe Calça Thai em November 02, 2018

Edson, a Cobrança de Despacho Postal foi comunicada pelos Correios no mesmo dia em que começou a valer. Logo que soubemos, fizemos esse post e outras divulgações para minimizar o transtorno para os nossos Clientes. Como comentamos aqui, a Calça Thai envia produtos para todo o mundo e o Brasil é o único país (que temos ciência) onde se aplica essa cobrança. Em relação ao problema com a sua entrega, pedimos por favor para que entre em contato pelo “Fale Conosco”.

de Edson luiz levandovski em October 21, 2018

Nao sabia dessa taxa,minha encomenda não chegou,entrei no site dos correio e a informação é q foi devolvido

de Equipe Calça Thai em October 07, 2018

Oi, Vera! Agradecemos a sua mensagem e ficamos felizes em saber que você gostou da sua compra! Desejamos que você curta muito sua Calça Thai por aí! Ah… e não esqueça de compartilhar esse momento com a gente usando a #MinhaCalçaThai. Aproveite que neste mês estamos com uma nova edição do concurso e concorra a um produto Calça Thai novinho!

de vera em September 12, 2018

Boa tarde,
comprei um produto e fiquei muito satisfeita. chegou em 20 dias. Satisfeita.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO