Conheça mais sobre a Tailândia pré-histórica e a Era do Bronze

de Marina Lourenço em October 31, 2016

O desenvolvimento de materiais como o bronze, que é uma liga metálica resultante da composição de cobre e estanho, dizem muito sobre o avanço de uma região, pois têm ligação direta com suas ferramentas e atividades econômicas. Por muito tempo acreditou-se que a Era do Bronze se iniciou em 3.300 A.C no Oriente Médio, tendo começado inicialmente da China. Também acreditou-se que o sudeste asiático era uma região relativamente atrasada na pré-história, tendo avanços resultantes de influências externas, chinesas e indianas. Entretanto, descobertas recentes mostram que a Tailândia pode ter sido o primeiro país a produzir o bronze, o que trás uma nova perspectiva sobre o grau de evolução do sudeste asiático naquela época.

diorama mulher pintando cerâmicas museu nacional Ban Chiang Tailândia

Artefatos feitos de bronze foram encontrados entre 3.600 e 4.000 A.C, ou seja, mil anos antes da Idade do Bronze. Essas peças foram descobertas nos anos 70 pelo historiador Dr. G. Solheim II, professor da Universidade do Havaí, ao redor do vilarejo de Ban Chiang, no nordeste da Tailândia. Uma curiosidade é que Solheim às vezes é chamado de "Mr. Southeast Asia", ou Senhor Sudeste Asiático, por ter colocado essa região da Ásia no mapa histórico e cultural.

Entre as descobertas, encontraram pulseiras, peças utilizadas para caça e também belas cerâmicas pintadas. Durante as escavações também encontraram esqueletos e grãos de arroz, o que leva a crer que essas pessoas provavelmente trabalhavam com agricultura. A maior parte desse bronze encontrado continha as proporções perfeitas de estanho e cobre: um pouco menos de estanho torna o bronze muito mole, um pouco mais o torna muito duro, o que facilita que ele quebre. 

potes cerâmicas pintadas museu nacional Ban Chiang Tailândia

Depois dos anos 1.000 A.C, a região de Ban Chiang, que já estava desenvolvendo uma agricultura de sedentarismo, com criação de animais e plantações de arroz, começou a refinar e melhorar suas técnicas agrícolas. A partir desse momento passaram a desenvolver atividades em construção de casas e fabricação de cerâmica. No caso do bronze, além de já ser utilizado em armas e ornamentos pessoais, a partir dessa época ele passou a ter funções mais utilitárias sendo inserido no dia a dia das pessoas. 

A parte mais interessante dessa história toda é que essa descoberta diz muito sobre o avanço do sudeste asiático. Diferente do que pensavam, essa era uma das regiões mais desenvolvidas daquela época. De acordo com a UNESCO, "Esta área da Tailândia vem mostrando, por meio de escavações e pesquisas de campo, ter sido o centro de um desenvolvimento cultural independente e vigoroso, que moldou a evolução social e cultural contemporânea sobre grande parte do sudeste da Ásia e mesmo além, no arquipélago da Indonésia."

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Como usar calça envelope de acordo com o seu estilo
Sabe aquelas peças de roupa clássicas e curingas, que vão bem em qualquer época e que você pode adaptar para diferentes ocasiõe...
Saiba mais
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
Por Que Produzimos na Tailândia: Conheça o Processo Sustentável da Calça Thai
A Calça Thai é mais do que uma marca que produz roupas confortáveis e estilosas. Acreditamos em fazer as coisas de forma difere...
Saiba mais
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Guia da Calça Thai para o Songkran, o Ano Novo Tailandês
Todos os festivais da Tailândia são uma experiência única e inesquecível, mas o Songkran é, sem dúvida, um dos mais emocionante...
Saiba mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO