As Bolas de Fogo de Naga: o Festival mais Misterioso da Tailândia – Calça Thai

Descubra o Festival mais misterioso da Tailândia: as Bolas de Fogo de Naga

12 Outubro 2019
0 comments

Escrito por Juliana Cerresi

Descubra o Festival mais misterioso da Tailândia: as Bolas de Fogo de Naga

As Bolas de Fogo de Naga é aquele tipo de Festival único de se ver e que só poderia mesmo ser encontrado na Tailândia. Nele, as pessoas se reúnem ao longo de um trecho de 250 km às margens do rio Mekong (que separa o Norte da Tailândia do Laos) para observar as brilhantes bolas de fogo que são disparadas para o céu. O número de bolas pode variar entre centenas e milhares, e a responsável seria a mítica 'Phaya Nak' (ou Naga), uma serpente marinha gigante que mora dentro do rio, adormecida, e que ao acordar sopra bolas de fogo (segundo a crença popular)!

Pessoas à espera das Bolas de Fogo de Naga

 
Esse fenômeno ocorre sempre ao final ou logo após o período da 'Quaresma Budista', que normalmente acontece entre o meio/final de outubro até o início de novembro. Neste ano, o Festival será em outubro, após 13 de outubro, quando a 'Quaresma Budista' terá fim e neste post, vamos te contar a origem desse fenômeno e as possíveis explicações científicas. 

Seria Magia ou Ciência?
Como você já deve ter percebido, o fenômeno das Bolas de Fogo de Naga é um espetáculo impressionante, envolto em mito e ciência, afinal centenas de esferas vermelhas brotam da água rapidamente iluminando o céu escuro por alguns segundos antes de desaparecerem no ar. Não é à toa que esse acontecimento desperta o interesse de cientistas e moradores locais há muito tempo, cada um com sua opinião formada à respeito. Para os moradores da região, Naga acorda todos os anos na mesma época (em noite de lua cheia) para homenagear a conclusão da Quaresma Budista ou do Retiro das Chuvas, também chamado de ‘Vassa’. Há também quem acredite que esse seja o retorno de Buda em forma de Naga.

Bolas de Fogo Naga Tailandia

No budismo, hinduísmo e jainismo, os Nagas são seres metamórfos, que podem assumir a forma que preferirem: seja totalmente humana, meio serpente, meio humana ou completamente serpente. Na Tailândia, o Naga é uma rica divindade do submundo, guardião do tesouro no reino subaquático de Patala-Loka ou Naga-Loka, um lugar lindamente ornamentado com pedras preciosas. Eles também são considerados protetores de Vientiane (capital do Laos) e poderosos animais mágicos na área do rio Mekong.

Naga: serpente marinha gigante que sopra bolas de fogo

Na Tailândia, atualmente, o fenômeno é considerado um verdadeiro Festival, muito aguardado e comemorado. Multidões se reúnem soltando fogos de artifício, foguetes e balões coloridos até que as brilhantes bolas de fogo comecem a surgir da água. Cada bola é recebida com muito barulho por todos que assistem! Mas se para os habitantes locais não há dúvidas de que as luzes são sobrenaturais, para os cientistas ainda não há uma explicação exata de como as bolas de fogo se formam, embora existam algumas teorias que tentam esclarecer o fenômeno.

Teorias científicas sobre as Bolas de Fogo de Naga
Cientificamente, não há uma conclusão sobre quais fatores influenciariam no fenômeno, mas nós vamos te contar as principais teorias. A primeira delas defende que as bolas são gases pantanosos, formadas quando bolsões de metano se desenvolvem por decomposição do material orgânico localizado no subsolo do rio. Ao chegar à superfície, a bola entra em contato com o oxigênio presente no ar, resultando em uma combustão espontânea (com chamas). Outra teoria alega que é necessário um alinhamento preciso entre a Terra, o Sol e a Lua para que a combustão ocorra e que o rio Mekong fornece as condições necessárias para isso. Daí, a principal razão para o fenômeno acontecer exclusivamente na Tailândia e em uma determinada época do ano.

A terceira teoria é similar à primeira, mas para os cientistas que trabalham com essa hipótese o gás não seria metano, mas sim outro também inflamável, a fosfina (fato comprovado experimentalmente pelo Ministério de Ciência da Tailândia). No entanto, a teoria não deixa claro como o processo acontece naturalmente já que a fosfina é um gás produzido pelo homem para diversos fins industriais por meio de um processo químico cuidadosamente orquestrado. Por fim, a quarta teoria afirma que as bolas de fogo são esferas de plasma de formação livre, criadas quando a eletricidade é descarregada no rio.

Bolas de Fogo Noite

Mesmo não havendo um consenso para o fenômeno, a beleza e o misticismo do Festival permitem que as pessoas celebrem e admirem as brilhantes bolas de fogo. Sejam elas mágicas, sopradas pela serpente que acaba de despertar, ou um resultado da mistura de metano com o ar, é simplesmente incrível assistir ao fenômeno; algo tão raro e que não pode ser visto em nenhuma outra parte do mundo!
 

Loja Calça Thai

Se você gostou desse post, você também pode gostar:


Deixe o seu comentário