Lavar roupa conscientemente: seu corpo, seu planeta e suas roupas agradecem

de Marina Lourenço em June 09, 2016

É comum associarmos produtos de limpeza com higiene e salubridade – afinal, como o próprio nome já diz, eles nos auxiliam a tornar nossas atividades rotineiras mais limpas e asseadas. Porém, raramente pensamos para onde vai a sujeira que os produtos limpam, ou mesmo o que há na composição deles. Nomes tão cabulosos quanto alcalinizantes, benzeno, sequestrantes e tensoativos não podem ser coisa boa.

Sabão em Po


O sabão em pó, que na verdade deveria ser conhecido como detergente em pó, já que sua composição química é a de um detergente, não de um sabão, é repleto desses nomes que não conseguimos entender. Na prática, esse produto pode agredir nossa pele e causar sérias alergias - não é à toa que roupas de bebê não são aconselhadas a serem lavadas com sabão em pó convencional. É também prejudicial às suas roupas, sendo um tratamento agressivo por conta da sua do alto nível de tóxicos. Por fim, é extremamente nocivo ao meio ambiente, principalmente quando ativos químicos que produzem espumas, o que são ainda mais difíceis de se dissolver.
 
Quando esses produtos chegam a rios, lagos ou ao mar, causam diversos efeitos na vida aquática. A espuma na superfície de um rio, por exemplo, faz com que a entrada de luz diminua, sendo que a luz é essencial para organismos que realizam o processo de fotossíntese. Além disso, seus ativos interferem nas taxas de aeração da água, que deveriam elevar a quantidade de oxigênio presente. Outro fator prejudicial se refere às aves aquáticas: quando suas asas, que protegem o ar que as permitem flutuar, entram em contato com o detergente na água, a tendência é que o óleo presente nas asas se diluam, e assim elas podem perder a capacidade de boiar.

sabao bolha

Mas então, qual é a solução? Não lavar mais roupa? Nada disso. Há três grandes opções. A primeira delas é produzir seu próprio sabão em pó caseiro. Uma das receitas leva sabão de coco em barra – compre o mais natural possível, com menos ingredientes possível-, bicarbonato de sódio e carbonato de sódio. Enquanto o bicarbonato é encontrado facilmente por aí, o carbonato é mais inacessível. Porém, o processo para fazê-lo a partir do bicarbonato é bem simples: basicamente, exige que você deixe o bicarbonato por 40 minutos no forno, até que sua composição se altere.
 
O passo a passo da receita consiste em primeiro ralar e triturar o sabão de coco, depois adicionar os outros dois ingredientes. As medidas são aproximadamente 100 gramas de sabão de coco pra 1 xícara de bicarbonato e 1 de carbonato. Se quiser adicionar um cheirinho ao seu sabão em pó, e consequentemente às suas roupas, adicione óleos essenciais de sua preferência.
 
A segunda opção são as bolinhas ecológicas, ou bolinha mágica, que ainda geram muita divergência de opiniões. Nesse caso, nenhum tipo de sabão é necessário, já que as bolinhas prometem limpar suas roupas por meio do contato, alterando o PH da água e proporcionando uma lavagem adequada.

A terceira opção, e a mais prática, é comprar o sabão em pó orgânico, natural, de marcas conscientes e ambientalmente responsáveis. Já há algumas marcas comercializando esses produtos pelo Brasil e uma pesquisada na Internet já te leva a muitas delas.
 
Mudar hábitos sempre é um processo que exige tempo e esforço. Mas vale a pena. É possível cuidar da sua saúde, do seu planeta e das suas roupas de uma vez só.

 

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
O Que é Hatha Yoga e Quais São os Seus Benefícios
Quando perguntado para algumas pessoas o que é o Hatha Yoga, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado. Afinal de contas...
Saiba mais
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Calça Gaúcha ou Calça Thai? Quais São as Origens e Principais Diferenças
Você já deve ter visto muitas pessoas usando Calça Gaúcha ou Calça Thai, mas provavelmente não sabe ao certo qual modelo era. S...
Saiba mais
Os 10 Templos Mais Importantes da Tailândia
Os 10 Templos Mais Importantes da Tailândia
  Se você, assim como nós, também é apaixonado pela cultura, arte e paisagens tailandesas, vai adorar conferir este post. Hoje,...
Saiba mais

10 comentários
de Calça Thai em June 01, 2021

Que bom, Adriana, esperamos que goste. :)

de Adriana em June 01, 2021

Ansiosa por receber as calças rsrs
Já fazem uns dois anos que ficava só “namorando” o site KKK
Gratidão pela dica do sabão pó 🙏

de Calça Thai em May 05, 2021

Ficamos felizes com isso, Shirley! :)

de Shirley em May 05, 2021

Minhas encomendas ainda estão a caminho. Amei a idéia do sabão orgânico. Vou fazer o sabão.
Gratidão 🙏

de Calça Thai em February 07, 2021

Oi, Viviane! A informação que recebemos é que vc deve pré-aquecer o forno a 205 ºC. Abraço.

de Viviane em February 05, 2021

Olá, obrigada pela receita. Fiquei com uma dúvida: qual a temperatura ideal do forno? Abraço.

de Tânia Maria Muzy em January 10, 2018

Adorei!! Vou fazer

de Elisa Oliveira em December 18, 2017

Parabéns pela dica do sabão orgânico, isso sim é ação para promover um mundo melhor!

de NOEMIE NAHUM em December 03, 2017

Conheci as calças Thai na Nova Zelândia e me apaixonei! Parabéns por empreender e divulgar!

de teofilo rodrigues em November 10, 2016

Gostei das dicas!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO