Lavar roupa conscientemente: seu corpo, seu planeta e suas roupas agradecem – Calça Thai

Lavar roupa conscientemente: seu corpo, seu planeta e suas roupas agradecem

09 Junho 2016
1 comment

Escrito por Marina Lourenço

Lavar roupa conscientemente: seu corpo, seu planeta e suas roupas agradecem

É comum associarmos produtos de limpeza com higiene e salubridade – afinal, como o próprio nome já diz, eles nos auxiliam a tornar nossas atividades rotineiras mais limpas e asseadas. Porém, raramente pensamos para onde vai a sujeira que os produtos limpam, ou mesmo o que há na composição deles. Nomes tão cabulosos quanto alcalinizantes, benzeno, sequestrantes e tensoativos não podem ser coisa boa.

Sabão em Po


O sabão em pó, que na verdade deveria ser conhecido como detergente em pó, já que sua composição química é a de um detergente, não de um sabão, é repleto desses nomes que não conseguimos entender. Na prática, esse produto pode agredir nossa pele e causar sérias alergias - não é à toa que roupas de bebê não são aconselhadas a serem lavadas com sabão em pó convencional. É também prejudicial às suas roupas, sendo um tratamento agressivo por conta da sua do alto nível de tóxicos. Por fim, é extremamente nocivo ao meio ambiente, principalmente quando ativos químicos que produzem espumas, o que são ainda mais difíceis de se dissolver.
 
Quando esses produtos chegam a rios, lagos ou ao mar, causam diversos efeitos na vida aquática. A espuma na superfície de um rio, por exemplo, faz com que a entrada de luz diminua, sendo que a luz é essencial para organismos que realizam o processo de fotossíntese. Além disso, seus ativos interferem nas taxas de aeração da água, que deveriam elevar a quantidade de oxigênio presente. Outro fator prejudicial se refere às aves aquáticas: quando suas asas, que protegem o ar que as permitem flutuar, entram em contato com o detergente na água, a tendência é que o óleo presente nas asas se diluam, e assim elas podem perder a capacidade de boiar.

sabao bolha

Mas então, qual é a solução? Não lavar mais roupa? Nada disso. Há três grandes opções. A primeira delas é produzir seu próprio sabão em pó caseiro. Uma das receitas leva sabão de coco em barra – compre o mais natural possível, com menos ingredientes possível-, bicarbonato de sódio e carbonato de sódio. Enquanto o bicarbonato é encontrado facilmente por aí, o carbonato é mais inacessível. Porém, o processo para fazê-lo a partir do bicarbonato é bem simples: basicamente, exige que você deixe o bicarbonato por 40 minutos no forno, até que sua composição se altere.
 
O passo a passo da receita consiste em primeiro ralar e triturar o sabão de coco, depois adicionar os outros dois ingredientes. As medidas são aproximadamente 100 gramas de sabão de coco pra 1 xícara de bicarbonato e 1 de carbonato. Se quiser adicionar um cheirinho ao seu sabão em pó, e consequentemente às suas roupas, adicione óleos essenciais de sua preferência.
 
A segunda opção são as bolinhas ecológicas, ou bolinha mágica, que ainda geram muita divergência de opiniões. Nesse caso, nenhum tipo de sabão é necessário, já que as bolinhas prometem limpar suas roupas por meio do contato, alterando o PH da água e proporcionando uma lavagem adequada.

A terceira opção, e a mais prática, é comprar o sabão em pó orgânico, natural, de marcas conscientes e ambientalmente responsáveis. Já há algumas marcas comercializando esses produtos pelo Brasil e uma pesquisada na Internet já te leva a muitas delas.
 
Mudar hábitos sempre é um processo que exige tempo e esforço. Mas vale a pena. É possível cuidar da sua saúde, do seu planeta e das suas roupas de uma vez só.

1 Comments

10 November 2016 at 12:55 PM
teofilo rodrigues

Gostei das dicas!

Deixe o seu comentário