Tecidos veganos: conheça quais são, suas principais características e vantagens!

de Juliana Cerresi em March 24, 2018

Como você já sabe, na Calça Thai usamos apenas tecidos veganos, de origem vegetal. Mas existem outros tecidos feitos a partir de plantas, ou de formas sintéticas, que também respeitam os animais. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos para que você conheça as características e vantagens de cada tecido vegano.
Aliás, muita gente acha que 'vegano' é sinônimo apenas de produtos alimentícios, mas vai muito além disso, como já falamos neste outro post!

Tecidos Naturais de Origem Vegetal

Tecidos Naturais de Origem Vegetal

Algodão
O algodão é uma fibra branca, macia, que se desenvolve ao redor de algumas sementes da família das Malvaceae, planta tropical e subtropical.
Ao optar por vestir uma roupa de algodão, você também escolhe ter mais leveza e conforto em sua rotina. Tecidos de algodão são respiráveis, o que traz melhor sensação térmica, e têm boa durabilidade.

Rayon
Rayon é um tecido artificial originado da fibra de celulose que se regenera naturalmente. O Rayon é muito macio, leve e confortável. Por essas e outras características, esse tecido é resistente e respirável, ou seja, ele permite que o vapor de suor gerado pelo corpo, transpire pelo tecido!
Para saber como passar e guardar peças em Rayon, confira os nossos posts dedicados a esses assuntos.

Fibras Sintéticas

Fibras Sintéticas

Poliéster
O poliéster pode ser proveniente de fibras artificiais ou sintéticas. Há quem acredite que roupas assim têm um toque menos natural em relação a roupas feitas com fibras naturais, mas os tecidos de poliéster têm algumas vantagens significativas, como maior retenção de cor e calor (importante nas temperaturas mais frias – já que ele barra a entrada do ar e não permite a saída do calor do nosso corpo).

Nylon
Na década de 30 surgia o Nylon: a primeira fibra têxtil sintética produzida no mundo. A fibra com fios brilhantes e elásticos era semelhante à celulose e logo ganhou ampla utilização no mercado global, sobretudo, no segmento de vestuário. Hoje, o Nylon é um dos tecidos mais usados mundialmente, ao lado do algodão e do poliéster. Entre as suas principais vantagens estão sua alta resistência ao amassado, elasticidade, maciez e caimento.

Lycra
A Lycra, ou Elastano, é uma fibra sintética formada por poliuretano segmentado, o que fez com que esse tecido fosse conhecido por sua grande capacidade elástica. O fio sintético de elastano foi lançado oficialmente no mercado americano em 1959 e revolucionou a indústria têxtil por oferecer qualidades até então nunca vistas, como: resistência, leveza, flexibilidade e capacidade de resiliência. Conforto, facilidade de cuidado e aspecto de novo por mais tempo estão entre as principais vantagens da Lycra.

Tecidos Híbridos (combinação de fibras)

Tecidos Híbridos

Veludo
O veludo é um tecido bastante antigo. Acredita-se que ele tenha sido criado na Índia entre os séculos X e XV. Tempos depois, o veludo chegou a Europa. Basicamente, a maior parte dos veludos leva algodão em sua fabricação, mas hoje é possível encontrá-lo em diversas composições e tipos de fibra (sintéticas ou naturais) o que tornou seu preço mais acessível.
A textura macia, seu aspecto elegante e a retenção de calor (ideal nas estações mais frias) são os principais pontos positivos desse tecido.

Cetim
O Cetim é um tecido produzido com fibras de filamentos, como nylon ou poliéster. Criado na China, o Cetim foi muito usado pela nobreza do país por ser um tipo de tecido luxuoso. A partir do século XII, o tecido passou a ser amplamente usado na Europa. A composição do Cetim pode ser variada, o que interfere em sua textura. Já entre suas principais vantagens, estão a sua versatilidade, seu caimento, sua textura suave e seu aspecto elegante.

Como você viu nesse post, mesmo não sendo de origem natural, existem fibras sintéticas que não exploram animais para serem produzidas. Para facilitar a visualização das principais características desses tecidos, confira a tabela comparativa abaixo:

Tecidos Veganos tabela comparativa

 

Aqui na Calça Thai, usamos apenas algodão e rayon (tecidos naturais veganos) por acreditarmos que seja importante trazer uma moda consciente a todos.
Mesmo que você não siga a filosofia da moda vegana, ao optar por roupas com os tecidos que trouxemos nesse post, você estará ‘vestindo a camisa’ para que haja menos impacto negativo no meio ambiente, na sociedade em que vivemos e na vida animal.

Loja Calça Thai

Escrito por

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Descubra as 5 melhores calças de algodão para arrasar no conforto e estilo
Descubra as 5 melhores calças de algodão para arrasar no conforto e estilo
Quando se trata de conforto e estilo, poucas peças de roupa se comparam a uma boa calça de algodão. Versáteis, duráveis e com t...
Saiba mais
Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
Tipos de calça saruel feminina: como usar e os diferentes estilos dessa peça
A moda está sempre em constante evolução. As tendências vêm e vão, mas existem peças que conquistam seu lugar ao sol e se mantê...
Saiba mais
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
8 looks com kimono: como usar a peça com estilo
O kimono, que tem origem na tradição da cultura oriental, é uma peça de vestuário versátil e elegante que tem conquistado cada ...
Saiba mais

9 comentários
de Calça Thai em June 01, 2021

Maria de Lourdes, na descrição de cada uma das nossas peças tem as medidas, incluindo comprimento. Você pode tirar sua medida e comparar com a da calça.

de Maria de lourdes Ribeiro em June 01, 2021

Amei a matéria muito bem explicado, quero iniciar o novo ano usando este tipo de tecido, nunca gostei destas calças Taiti popular da minha Cidade, porém estou encantada com suas coleções especial é as mais vendidas simplesmente amei, minha dúvida é, sou baixinha 1m 52 vou ter que ajustar?

de Calça Thai em December 21, 2020

Malu, se é produzido sem a utilização de matéria-prima de origem animal ou outra forma de sofrimento animal, então é vegano, que é o caso dos tecidos sintéticos em geral. Vale pesquisar sobre o tecido antes de comprar.

de Malu Freitas em November 30, 2020

Eu posso afirmar então que todas as fibras SINTÉTICAS são veganas? Já que elas são produzidas em laboratório, sem participação de nenhum tipo de fibra natural.

de josefa em November 20, 2020

queria saber se a legging e o jeans são veganos

de Calça Thai em August 06, 2020

Oi, Gisele! Todas as nossas peças são feitas de forma sustentável, desde o tecido à produção. Você pode ver tudo o que temos na nossa loja calcathai.com .

de Gisele Gomes em August 01, 2020

Boa noite, sou dona de uma pequena confecção no Rio de Janeiro, aonde produzimos pijamas infantis, gostaria de saber mas sobre os produtos de vocês, nessa linha mas sustentável.

de Equipe Calça Thai em January 20, 2020

Olá, Ana Paula! Nós da Calça Thai ficamos muito felizes em saber que você gostou do post :)

de Ana Paula em January 19, 2020

Maravilhosa matéria e bem explicada…amei. Ansiosa p saber como guardar rayon… Gratidão!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


VOLTAR PARA O TOPO