Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "valores"

Calça Thai

Por que lançar uma nova linha de produtos? A origem da Bolsa Chang!

Estamos sempre buscando evoluir: em termos de equipe, de liderança, de sustentabilidade, de produtividade, de entrega, enfim, em tudo o que diz respeito ao universo Calça Thai. A ideia da evolução vem tanto de dentro quanto de fora. O que isso quer dizer? Ao mesmo tempo que temos um compromisso com nós mesmos de sermos cada vez melhores, temos também um compromisso imenso com cada um de vocês, que nos acompanha nas redes sociais, compra nossos produtos e compartilha do estilo de vida que prezamos e vivemos dia a dia. Indo sempre em busca dessa evolução, a Calça Thai acaba de lançar um novo tipo de produto, um nova coleção, uma peça diferente de tudo o que já fizemos até agora: as Bolsas Thai!

Bolsa Elefante

Evolução e crescimento tem tudo a ver com nossa linha de produtos. Além de buscarmos ser cada vez mais produtivos, usando materiais de melhor qualidade e que vão possibilitar mais conforto para os nossos clientes, também trabalhamos para expandir os produtos que oferecemos a vocês. Já faz bastante tempo que estamos planejando novos produtos, mas esse planejamento requer muitas etapas e detalhes. Lançar um novo produto é não apenas uma estratégia de marketing e vendas, mas requer toda uma nova estratégia de produção, que ao mesmo tempo que é nova, não pode deixar de lado todos os valores que já seguimos.

Para lançar a nova linha de Bolsas da Calça Thai, fomos atrás de fornecedores e produtores que tinham alinhamento com os valores que acreditamos: veganismo, comércio justo e autenticidade. Em relação aos produtos veganos, nós optamos por garantir que a matéria prima das bolsas, como a das calças, não tivessem nenhuma origem animal. As peças são feitas de algodão puro, ou seja, 100% algodão vegetal na produção de seu tecido. Se você tem ainda alguma dúvida sobre isso, confira nosso blog post sobre a Moda Vegana.

Veganismo

Já no que diz respeito ao comércio justo, para a produção e comercialização das bolsas também garantimos nossos princípios de "fair trade": garantia de nenhum menor de idade trabalhando em nenhuma parte do processo, igualdade entre homens e mulheres, salários justos e acima ao aplicado pela média nacional, produção local mantendo tradições e movimentando a economia de áreas rurais tailandesas, além de pagar os designers e costureiros antecipadamente, para que nenhum deles se endivide comprando materiais para a produção das peças. Contamos mais sobre isso na nossa sessão Comércio Justo, no site Calça Thai.

Por fim, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para sempre oferecer produtos únicos, autênticos e que mantenham as tradições tailandesas. São produtos difíceis de ser encontrados em outras regiões do mundo e entregues até a casa dos nossos clientes direto do Norte da Tailândia, nos arredores de Chiang Mai, conhecido como a capital espiritual da Tailândia. As bolsas, assim como as calças, são produzidas nessa região com materiais locais e sob técnicas de produção artesanal e características daquela região, de forma que os produtos que chegam até vocês, clientes, são originais e autênticos.

Chiang Mai

O modelo de bolsa que acabamos de lançar foi batizado de Bolsa Chang. O termo "chang", em tailandês, quer dizer elefante, e essa é a estampa da Bolsa Chang. Esse é o animal símbolo do país, não apenas por sua abundância em toda a extensão da Tailândia, principalmente no norte, como também pela simbologia por trás dele. O elefante já foi usado como montaria da realeza e também meio de transporte durante guerras, e hoje é símbolo de boa sorte, poder e prosperidade. O elefante branco, por exemplo, é considerado sagrado e costumava ser dado como presente à Família Real tailandesa

Elefante braco

Além de todos os valores que essa bolsa representa e da simbologia completamente alinhada à Tailândia, essa nova linha de produto também está condizente com a Calça Thai em termos de experiência: o conforto e a praticidade do produto garantem uma experiência consistente, ou seja, assim como todos nossos outros produtos, criamos o modelo dessas bolsas pensando em ser prática para o dia a dia, no tamanho ideal e com um bolso interno, e confortável para se usar durante horas e horas.

O lançamento da Bolsa Chang nos deixa muito satisfeitos com nosso crescimento e animados para nos desenvolvermos mais ainda. Os planos são que nos próximos meses continuemos lançando novas linhas de produtos que complementem as calças, que são nosso carro chefe. Existe ainda a possibilidade de lançarmos novos modelos de bolsas, além de novas coleções de calças e outros possíveis produtos que podem vir aí. Obrigada por continuarem nos acompanhando e vivendo esse sonho dia a dia junto de nós!


Yoga e Calça Thai: mais que conforto, uma sinergia de valores

Desde que começamos a vender as Calças Thai no Brasil, sempre relacionamos muito nossos produtos à prática do yoga. Racionalmente, é fato que essa relação faz sentido, já que o modelo das Calça Thais, seus tecidos, cores e caimento, faz com que elas sejam ideias para que as pessoas pratiquem tal exercício. Porém, indo além, há uma forte conexão implícita e emocional nessa relação: é uma questão de sinergia de valores.

O yoga (no Brasil também escrito ioga), é uma prática que harmoniza corpo, mente e respiração, unindo posturas, o próprio respirar e a meditação. O termo vem do sânscrito, mais especificamente da palavra yuj, que quer dizer "unir" ou "integrar". Ele está relacionado com práticas de meditação tanto no budismo quanto no hinduísmo, porém, hoje em dia é praticado por diversas pessoas em todo o mundo, sem estar necessariamente ligado a religiões ou doutrinas. Hoje, o yoga tem diversas ramificações, indo desde as práticas mais lentas e introspectivas, até as mais ativas e interativas. 

Yoga Movimento

O fato do yoga ser tão eficiente no cuidado do corpo quanto da mente fez com que ele se difundisse muito nos dias atuais, com as pessoas vivendo rotinas agitadas e buscando momentos de calmaria em meio ao caos do dia a dia, diminuindo seus níveis de estresse. Em termos físicos, o yoga corrige postura, tonifica músculos, aumenta a flexibilidade, alonga e ainda pode fornecer mais energia ao corpo. Há ainda benefícios mais específicos envolvidos, como controle de pressão arterial e níveis de colesterol. Mas o mais interessante disso tudo é perceber como esses resultados estão intimamente ligados com a questão mental e espiritual.

Esses benefícios físicos têm a ver com toda a transformação espiritual que a prática cotidiana acarreta, melhorando o funcionamento dos órgãos e trabalhando uma respiração mais consciente e saudável. Ao mesmo tempo que promove energia, o yoga gera um grande estado de relaxamento e paz de espírito. Assim como o Tai Chi, outro exercício conhecido como meditação em movimento, o foco na respiração tem como consequência uma maior concentração e determinação na execução de tarefas do dia a dia. 

Calça Chang Verde

 

Para praticar tal exercício, a roupa utilizada exerce grande influência no sucesso dos movimentos. É muito importante que, durante a prática, as pessoas estejam extremamente focadas no seu corpo e sua mente. Por essa razão, é necessário estar utilizando roupas que não incomodem e permitam que seu foco esteja voltado inteiramente para você: estar presente de corpo, mente e alma é segredo para a eficiência do exercício. Além do conforto, o yoga também está muito relacionado ao autoconhecimento, e suas roupas precisam ter a ver com isso, ou seja, menos padrões de beleza e mais roupas que façam você se sentir quem você realmente é, com conforto, segurança e beleza. 

Como dissemos no início do texto, a questão física, do conforto de uma Calça Thai para praticar yoga, é muito importante: as coleções com elástico na cintura e elástico nos tornozelos são as mais indicadas, pois auxiliam na firmeza da peça durante os movimentos. Os tecidos naturais também fazem a diferença considerando o contato intenso com o corpo. Durante a prática, você pode esperar conforto, além de que as calças são bonitas e estilosas.

Calça Vibe Bege

Mas ainda maior que isso é a relação dos valores da Calça Thai com os benefícios e resultados do yoga. Acreditamos que todo ser humano deva buscar o conhecimento interior e sempre ir à procura de uma vida com mais tranquilidade e plenitude. Além disso, prezamos por uma rotina saudável, onde consigamos equilibrar um corpo sadio, ativo e disposto, com uma mente positiva, otimista e em paz. Essa consciência vem tanto do estilo de vida tailandês, quanto com o otimismo brasileiro, que nos ensina tanto tods os dias.

Como você pode encontrar na nossa página Sobre Nós, que fala um pouco mais sobre nossos valores e crenças, queremos ser muito mais que uma peça no seu guarda roupa. A Calça Thai, mais do que roupa, tecido e costura, é uma representatividade de um estilo de vida mais leve, consciente e presente.

 


Descubra a moda consciente com o movimento Slow Fashion

Movimento Slow

Há alguns anos tem surgido um movimento que caminha em sentido oposto à aceleração da rotina, à descartabilidade dos produtos e à velocidade dos nossos relógios, cada vez mais rápidos. É o Slow Movement (movimento lento) ou Slow Life (vida lenta). Ele preza pela sustentabilidade, pelo bem estar e seus seguidores têm uma característica em comum: a vontade de levar a vida em um ritmo mais tranquilo e consciente.

Uma das principais e mais conhecidas manifestações do Slow Movement se deu  no mundo da moda: o Slow Fashion. Ele é vai na contramão do conhecido fast fashion, conceito de grandes marcas varejistas, onde coleções são lançadas constantemente a preços baixos, com consumidores estimulados a comprar sempre, impulsivamente e, muitas vezes, mais do que precisam. Esse consumo exagerado tem seu preço: é refletido em condições de trabalho às vezes desumanas e na exploração excessiva de recursos naturais.

O Slow Fashion surge em um cenário que busca o retorno ao equilíbrio, onde a indústria da moda não comprometa o meio ambiente nem o bem estar das pessoas e produza peças mais duráveis e atemporais. Carl Honore, autor do livro “In Praise of Slowness” (intitulado “Devagar” no Brasil), diz que a abordagem slow nos encoraja a fazer tudo no seu tempo para garantir a qualidade da produção, para dar mais valor a uma peça e para contemplar sua conexão com o meio ambiente.


Slow Fashion BrasilHá uma preocupação constante com toda a cadeia produtiva - social, econômica e ambientalmente, não deixando de lado a produtividade e rentabilidade do negócio. Esse cuidado é refletido em cada composto relativo ao produto final: nos materiais utilizados pra confecção das peças, no design, nas condições de trabalho dos produtores, no método de entrega, na estratégia de posicionamento e branding e nos conteúdos que a marca produz nos seus canais.

Na Suécia, alguns pesquisadores participantes de um programa de liderança estratégica por meio da sustentabilidade cunharam um guia para inserir valores do Slow Fashion em um negócio:

 

 

  • ter ideia do todo (todos conectados em um grande sistema ambiental e social);
  • reduzir o consumo (a produção em sintonia com o ritmo dos recursos naturais);
  • prezar pela diversidade (ecológica, social e cultural);
  • respeitar as pessoas (tratamento justo aos trabalhadores e consumidores);
  • reconhecer as necessidades humanas (oferecer moda com conexão emocional, contando uma história, convidando o consumidor para ser parte do processo);
  • criar conexões e relações (colaboração e co-criação);
  • resourcefulness (utilização consciente de recursos e suporte ao desenvolvimento de negócios e habilidades locais); 
  • garantir qualidade e preocupação estética (longevidade e estilo das peças);
  • garantir rentabilidade (sustentabilidade financeira e competitividade com o mercado);
  • praticar atitudes conscientes (agir responsavelmente, fazendo a diferença de maneira inovadora).


Aqui no Calça Thai também acreditamos que esse é o caminho para se fazer moda de maneira sustentável, sempre prezando a produção de peças confortáveis, estilosas e de qualidade. E tudo isso é reflexo do que nossos clientes também buscam e acreditam.

Na prática, incorporamos o slow fashion em diversos detalhes do nosso cotidiano. Prezamos por valores consistentes de comércio justo, onde todos os envolvidos na produção, no gerenciamento e nas vendas são tratados igualmente, com respeito e cuidado, desde os costureiros até os clientes.

Comercio justo calça thai
Com o objetivo de garantir que nossa cadeia funcione de maneira ética e justa, trabalhamos lado a lado dos produtores, supervisionando todo o processo de produção, embalagem e envio, feito por nós mesmos, sem a contratação de terceiros. Para que isso possa acontecer, pedimos que nossos clientes aguardem pacientemente a entrega dos nossos produtos, que leva entre 15 e 30 dias, apesar de sabermos que eles estão acostumados a entregas de um dia para o outro comprando de multinacionais. A espera e o processo lento e cuidadoso tornam a produção ética uma realidade.

Além disso, inserimos o retorno dos clientes no nosso processo de inovação. Ao mesmo tempo que acreditamos no nosso trabalho, queremos o feedback dos clientes para que nossos produtos sejam cada vez mais próximos do que eles procuram. Calças de cores lisas e modelos masculinos são resultado desses feedbacks.

Também garantimos que tradições e habilidade locais sejam mantidas, conectando a produção de comunidades rurais com mercados aos quais eles dificilmente teriam acessos, como o Brasil, sem perturbar seu estilo de vida. Utilizamos nosso conhecimento sobre os dois países e culturas para gerarmos novas oportunidades e pontes antes inexistentes.

Por fim, além de apenas vendermos roupas, buscamos apoiar e destacar a cultura tailandesa por meio do nosso blog, nossas redes sociais e outros canais de conteúdo, sempre oferecendo uma troca de culturas relevante e enriquecedora.

Nossos clientes satisfeitos e engajados são o resultado de uma indústria da moda mais justa e consciente. O slow fashion veio pra ficar e o Calça Thai abraça esse movimento todos os dias.