Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "unissex"

Calça Thai

Saiba mais sobre as Crenças e Valores da Calça Thai

Desde 2015 colocamos em cores e tecidos toda a inspiração que o estilo tailandês nos traz. Nossa essência (o comércio justo, a inclusão, a sustentabilidade e a cultura tailandesa) está presente em cada dia de trabalho e em cada produto que confeccionamos. Para que você conheça um pouco mais sobre ela, neste post vamos falar dos nossos valores fundamentais e porquê acreditamos neles.

Comércio Justo


Comércio Justo
Um dos princípios que nos faz ser uma empresa mais sustentável e humana é o Comércio Justo, que está presente desde a nossa produção (totalmente artesanal, feita à mão por artistas independentes nas comunidades tailandesas), até as parcerias que firmamos.

Por praticarmos essa filosofia de negócio, garantimos a igualdade (para homens e mulheres) tanto em relação aos salários quanto em oportunidades de emprego. Iniciativas assim refletem a nossa preocupação e o cuidado que temos com as pessoas.

Para explicar em detalhes todos os atributos que envolvem o Comércio Justo, confira um outro post em que nós te mostramos as características do nosso modelo de negócio por meio de comparações e infográficos.

Inclusão
Além de praticarmos a inclusão com as pessoas que integram o dia a dia da Calça Thai, nossa moda também é extremamente democrática! Olhando nossas fotos, você já deve ter reparado que prezamos pela diversidade e pela naturalidade.

Não importa sua altura, peso, gênero, etnia ou religião. A simplicidade e a versatilidade são chave para nós desde a concepção das peças. Assim, você tem mais liberdade para escolher o produto com que mais se identificar. Lembrando que, mesmo os produtos sendo organizados em nosso site por gênero, todos são unissex e você pode vestir o que quiser!

Moda Vegana


Moda Vegana
Esse valor é bem abrangente então vamos começar falando da matéria-prima dos nossos produtos: os tecidos. Eles são naturais, veganos e os únicos que usamos. Por serem tecidos feitos a partir de plantas, eles são totalmente biodegradáveis (não deixam nenhum micro resíduo de plástico no meio ambiente), ao contrário de roupas que contam com fibras sintéticas e têm sua decomposição mais lenta e sua reciclagem mais difícil. Além disso, a Calça Thai segue a moda atemporal, para que você use nossas peças como e quando quiser.

Contudo, o respeito com o meio ambiente vai além de fabricarmos produtos veganos e biodegradáveis. Na Calça Thai temos outras medidas que preveem a responsabilidade ambiental da nossa produção e atuação. Uma delas é a colaboração com o Site Sustentável, em que árvores são plantadas na Mata Atlântica a fim de compensar a emissão de gás carbônico do nosso site!

Dessa forma, ainda que o veganismo não seja o grande mote no qual baseamos nosso negócio, sempre prezamos por produtos e atitudes que causem o menor impacto possível no meio ambiente, na sociedade e na vida animal.

A Cultura Tailandesa
De forma direta ou indireta, a Cultura Tailandesa está presente em diversos momentos na Calça Thai. Nossas calças, blusas, bolsas e kimonos são desenvolvidos por costureiras e artesãos localizados ao Norte da Tailândia não por acaso. Essa região é a mais espiritualizada do país, com inúmeros templos, elefantes, uma natureza maravilhosa, além de povos antigos que mantém até hoje suas tradições e crenças.

Já nas mídias sociais da Calça Thai e aqui no Blog, nós sempre revelamos aspectos culturais importantes (e até mais profundos) sobre a Tailândia. Como a Cultura Tailandesa é o que nos move, é essencial compartilharmos com você mais conhecimento sobre ela e tudo o que simboliza, desmistificando estereótipos e ampliando o entendimento sobre as raízes tailandesas.


Como você pôde ver, na Calça Thai nós acreditamos que a moda pode ser consciente e o nosso negócio, sustentável. Todos os dias seguimos em uma jornada leve e responsável para continuar trazendo a você peças repletas do estilo Thai, com todo o poder do artesanal, e que estão em harmonia com o planeta!

 Loja Calça Thai


A Calça Thai é unissex?

Um assunto que tem sido imensamente comentado tanto nos meios virtuais quanto nas passarelas e vitrines do globo (e, mais recentemente, do Brasil) é a questão da tendência de moda conhecida como agênera, gender neutral ou, mais popularmente, unissex.

Calça Om Marrom

Embora o conceito de unissex não seja algo novo de forma alguma (quantas vezes você já ouviu essa palavra?), a abordagem do tema por marcas como Armani, Damir Doma, Antonio Marras e Gucci tem causado furor naqueles que se interessam por moda, questões sociais e representatividade - e, claro, causado certo incômodo por conta de sua natureza questionadora e, por que não dizer, provocativa.

Não é raro ouvir que a moda agênera está relacionada a uma condição de gênero ou à afirmação de uma conduta sexual específica, mas isso pode e deve ser questionado. Dentro de sua concepção, não poderia a moda “sem gênero” ser uma maneira de, na verdade,  transcender as limitações sociais que o masculino e o feminino impuseram em nossos corpos e mentes? Nessa mesma linha de pensamento, podemos supor que a moda agênera acaba por permitir, na verdade, que as pessoas se expressem de acordo com as suas predileções particulares, especialmente no campo da estética. É um equívoco relacionar um modo de vestir a uma identificação particular de gênero, assim como não faz sentido classificar uma sexualidade pela ausência ou presença de uma peça de roupa em particular.

Uma pergunta que pode ser relevante neste contexto é a seguinte: seria esta nova moda uma tendência passageira ou uma mudança permanente em nossa maneira de enxergar as vestimentas e a forma como elas compõem (ou deixam de compor!) a nossa identidade? Mais do que isso, o que, de verdade, significa uma roupa “feminina” ou “masculina”?

Tudo isso, nos parece, foi alicerçado sobre o conceito de “masculino” como algo digno e “feminino” como algo depreciativo. Vestir-se como um homem é empoderador, enquanto vestir-se como uma mulher é mal visto ou cômico. Isso nos explica, aliás, porque a moda “unissex” de muitas companhias frequentemente é composta por camisetas, jaquetas e calças convencionalmente chamadas de masculinas. As modelagens são mais “frouxas” e não se prendem tanto às curvas do corpo. Não vemos homens de saias ou vestidos nas propagandas, mas mulheres de terno são quase um lugar comum.

                     Calça ConfortoCalça Evolução

Nesse ínterim, onde a Calça Thai se encaixa? Somos anteriores ao surgimento desta discussão. Embora as peças de nosso site estejam, de fato, separadas por “masculinas” e “femininas”, nos parece evidente que a moda tailandesa aproxima-se bastante do conceito de moda agênera como ruptura de padrões convencionais.

Nossos produtos são democráticos porque possuem cores vivas e tamanho flexível, de forma que se adaptam bem a diversos tipos de corpo, altura e peso, e não possuem uma distinção de gênero rigorosa - visivelmente, as peças da Calça Thai assemelham-se muito mais a saias “femininas” do que a artigos socializados como masculinos. Como vemos isso? Da seguinte maneira: todos os itens comercializados por nós caem bem em homens e mulheres. Por que limitar as nossas possibilidades de nos sentirmos bem e nos expressarmos conforme aquilo que somos e de acordo com as nossas predileções estéticas?

Se você comprou uma peça da Calça Thai que, teoricamente, era destinada a outro gênero, fazemos uma proposta: que tal nos enviar uma foto sua? Vamos promover uma pequena revolução e demonstrar que toda roupa que promove bem estar e conforto é a roupa verdadeiramente feita para você.

Loja Calça Thai


Conheça a mais nova peça da Calça Thai: o modelo Manada

17 Abril 2015
0 Comentários

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Conheça a mais nova peça da Calça Thai: o modelo Manada

Como vocês podem ver, a calça Manada possui o corte diferente dos outros modelos. Sem perder o conforto, que é característico de todos os nossos produtos, a peça tem a modelagem mais justa que as demais e é também o corte mais unissex da coleção, ou seja, cai muito bem tanto em mulheres quanto em homens.

Leia mais →