Blog Calça Thai - Estilo, moda, novidades e notícias do universo Thai – tagged "tecido"

Calça Thai

Como passar as peças feitas de rayon?

O rayon, ou seda vegetal, é um dos materiais mais utilizados na produção da Calça Thai e já foi discutido aqui mesmo no nosso blog. É um tecido originado da celulose e considerado vegano, ou seja, apesar de não ser completamente natural, não há a exploração de animais para que ele seja produzido. O rayon é bastante conhecido por ser um tecido leve, suave, ao mesmo tempo que respirável e resistente. 

Calça Thai Azul

Aqui na Calça Thai, as coleções em rayon são as calças Clássica, Pavão, Thai, Flor, Conforto e Pena, enquanto as outras são feitas de algodão convencional.

Calça Pavão Rosa

Para sua lavagem, é recomendado lavagem à seco, à mão e à máquina com água fria no ciclo delicado, por ser um tecido sensível. Também temos um post sobre outras alternativas para lavar suas roupas com consciência e preocupação ambiental, utilizando sabão em pó caseiro, bolinhas ecológicas ou sabão orgânico. Porém, dependendo da lavagem, é possível que as calças feitas de rayon formem alguns vincos ou mesmo enruguem um pouco. Para remover e mesmo evitar essas imperfeições, aqui vão algumas dicas:

  • Passe sua calça de rayon em baixo nível aquecimento do ferro de passar, utilizando uma configuração baixa. Temperaturas altas podem queimar o rayon;
  • Passe a peça por determinadas áreas e evite puxá-la para não causar deformação;
  • Vire as peças ao avesso quando estiver passando, já que a área em contato com o ferro pode desenvolver uma leve luminosidade;
  • Não utilize vapor ou spray. O rayon perde a tensão quando molhado, e adicionar vapor pode deixar o tecido mais vulnerável a algum dano quando estiver sendo passado; 
  • Passe sua peça com alguma proteção. Se você quer evitar o brilho que aparece quando se passa o rayon, lembre-se de utilizar uma barreira protetora. Você pode colocar uma toalha de mão na área que você quer passar e fazê-lo com a toalha por cima. Use apenas barreiras protetoras limpas e resistentes ao calor, como um tecido de algodão. Algumas pessoas também recomendam utilizar papel alumínio, mas é possível que o papel seja superaquecido e isso pode levar a queimaduras.

Calça Clássica Branca

Lembrete: sempre deixe as configurações do seu ferro de passar no nível mais baixo de aquecimento. Ainda que possa demorar um pouco mais para que a peça fique lisa e suave, adicionar calor excessivo ao rayon pode causar danos ao tecido.

Ainda ficou alguma questão? Se tiver mais dúvidas de como cuidar da sua Calça Thai, confira aqui o guia que preparamos para te ajudar!


100% algodão – mas o que é esse tecido?

Você já pensou de onde o algodão vem e porque a gente gosta tanto dele? Além de leve e confortável, o algodão é natural – diferente de outros tecidos, como a lã, por exemplo, o algodão não é originado de animais. Sendo assim, além de uma produção mais limpa, o seu descarte também é mais sustentável, já que é um material orgânico que demora apenas cerca de três meses para ser completamente decomposto.

Algodão planta foto

O algodão é uma fibra branca que se desenvolve em volta de sementes de algumas espécies de plantas, pertencentes à família Malvaceae. É considerado um tecido vegano, já que sua origem é vegetal. É uma planta subtropical e tropical, encontrada em grande escala no Brasil e também na Tailândia, além de México, Austrália e África. Uma curiosidade é que os fragmentos mais antigos de algodão foram encontrados em países asiáticos.

Originalmente, o algodão começou a ser utilizado na China para se fazer papel e também encadernar livros. No Brasil, os povos indígenas já conheciam o algodão e dominavam sua produção desde antes do descobrimento - eles convertiam o algodão em fios a fim de produzir redes e cobertores. Já as folhas da planta eram utilizadas para a cura de feridas, seguindo técnicas da medicina natural indígena.

Por ser considerado um tecido delicado e macio para a pele humana, ele é utilizado para se produzir diversos produtos que entram em contato direto com nosso corpo, como vestimenta e roupas de cama. Isso ocorre porque o algodão não agride nossa pele, ou seja, é agradável tê-lo em contato com o corpo mesmo por grandes períodos de tempo - quando dormimos, por exemplo. Além disso, é um tecido que permite grande “respirabilidade”, o que significa que ele não sufoca nossa pele.

algodão roupa cama

Na Calça Thai, utilizamos dois principais tipos de tecido. O primeiro é o rayon, também desenvolvido em um processo que utiliza matérias primas naturais. O rayon é mais indicado para climas quentes, já que é um tecido mais leve e fino. Não adere ao corpo e possibilita muito conforto e movimento. O segundo é o algodão, do qual estamos falando aqui. Por ser um pouco mais grosso, o algodão é indicado para climas mais frescos. Isso não significa que o caimento é comprometido: o corte que utilizamos na Calça Thai preza pelo movimento independente do tecido, e claro, qualidade e beleza estão sempre na linha de frente.

Ficou com vontade de ter esse tecido mais pertinho? Os modelos femininos Mata, Onda, Pescador, Pescador 3/4 e os masculinos Om e Evolução são feitos 100% de algodão.


Você conhece o algodão Rayon?

31 Julho 2015
6 Comentários

Escrito por Calça Thai

Aqui na Calça Thai fazemos calças mas também somos amantes da Tailândia e da cultura tailandesa.

Você conhece o algodão Rayon?

Algumas das calças da nossa loja online são produzidas com o algodão rayon, mas você sabe o que isso quer dizer? O algodão rayon é uma fibra desenvolvida num processo que utiliza matérias primas naturais, como polpa de madeira (celulose), para produzir um tecido que se assemelha muito ao algodão e ao linho.

Leia mais →